sábado, 2 de agosto de 2014

Igreja na rua (Apocalipse 21.22)

Devocional de 02/08/2014.

"Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo." (Apocalipse 21.22)

Glória a Deus! Concluo hoje a leitura diária de seis capítulos da Bíblia iniciada em 01/01/2014. E com esta reflexão encerro a série de devocionais diários relacionados a esta leitura. Vou fechar com chave de ouro para a honra do Autor da Bíblia, e para o desespero dos fariseus do nosso tempo.

Estou maravilhado com o que Deus fez em minha vida e na vida de muitas pessoas ao longo desses sete meses. Vou dar um tempinho nas publicações do blog a fim de me dedicar à minha campanha para deputado federal nesses próximos dois meses. Enquanto isto você pode rever as duzentas reflexões publicadas nos últimos meses e compartilhar. Fique à vontade!

A última reflexão desta série fala sobre o sonho de Deus em não ter templo para ser adorado. Que delícia! Chorem religiosos... É só mais esta vez! Por enquanto, hahaha...

Na semana em que se inaugura no Brasil uma "réplica do templo de Salomão", é com prazer que anuncio que a vontade do Senhor é que você o adore fora de qualquer templo.

"Não vi templo algum na cidade, pois o Senhor Deus todo-poderoso e o Cordeiro são o seu templo." (Apocalipse 21.22)

Enquanto impostores que se auto-intitulam pastores e apóstolos aumentam o patrimônio pessoal com propinas oriundas de dinheiro público pagas por políticos em campanha permanente, templos se enchem de gananciosos que buscam todas as coisas menos o Reino de Deus e por isso alimentam ainda mais o bolso desses impostores com seus dízimos e "ofertas de semeadura", no afã impetuoso de "comprar bênçãos" do Deus Abençoador. Sim, ainda vivemos neste século os mesmos problemas da idade média, pois somos um povo preguiçoso que não gosta de ler as Escrituras, muito menos de pensar nelas.

O pacto de silêncio feito pelos profetas-calados, que são as pessoas de bem que teimam em não confrontar o mal, permite que a Igreja da Tolerância se torne o Templo do Dinheiro, um lugar asqueroso onde Deus não encontra espaço. Assim também não há espaço para os pobres, os aflitos, os doentes e os contritos de coração.

Penso que a reza em latim da igreja romana gerava mais temor de Deus e arrependimento do que a "confissão positiva" da igreja da prosperidade. Edir Macedo fez milhares de discípulos e a maioria deles não está debaixo da liderança dele. O Templo de Salomão é somente a expressão maior daquilo que acontece em muitos lugares, onde construções tão suntuosas como as Arenas de Futebol que tanto criticamos são construídas ao mesmo tempo em que as pessoas da própria igreja continuam sofrendo sem dignidade, sem educação, sem saúde, sem segurança, sem mobilidade e sem moradia decentes.

Deus não nos deu um mandamento do tipo "Frequentai templos exuberantes", mas espera que amemos uns aos outros não apenas em palavras, mas em ação. Se o dinheiro que empenhamos para construir grandes catedrais for usado para libertar os viciados, conscientizar as prostitutas, abrigar os sem-teto, profissionalizar os sem-trabalho, alimentar os sem-comida, curar os sem-saúde e amar os sem-carinho, o Reino de Deus virá a nós.

Enquanto esta igreja dos grandes templos se acumular em "células de aliançados" na lealdade cega em torno de um super-ungido, e se reunir em shows animados de super-bandas que enfeitiçam platéias desavisadas, e hipnotizar carentes com discursos hipnóticos de auto-ajuda respaldadas por textos isolados da Bíblia, e acumular templos, lotes, aplicações financeiras e projetos de expansão do reino do homem com apoio de politiqueiros cafajestes, Deus não será adorado, Cristo não será exaltado e o Espírito não será derramado. Sem amor, tudo é só barulho sem sentido aos ouvidos de Deus.

De hoje em diante começarei a orar pela igreja na rua: sem templo, sem nome, sem dono, sem exclusão, sem lugar fixo, sem arrecadação de dinheiro para si mesma, conforme o sonho de Deus discorrido em toda a Bíblia e manifestado claramente em Apocalipse 21.22. Ore comigo por este projeto se puder! E deixe Deus conduzir tudo.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O Cordeiro também é Leão (Apocalipse 11.17)

Devocional de 01/08/2014.

“Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar." (Apocalipse 11.17)

O grande poder do Senhor Deus não esteve assumido em todo o tempo. Nem sempre Deus reinou. Talvez seja por isso que o mundo em visto tantas coisas ruins... 

Mas quando o nosso Senhor Jesus veio ele declarou: "É chegado o Reino de Deus!" e este novo tempo então chegou. Porém ao invés de promover uma transformação instantânea e imediata do planeta, ele preferiu fazer discípulos e comissioná-los a continuar trazendo à existência a gloria do Seu Reino através do Espirito Santo. Este é o mistério do Evangelho: Deus resolveu usar pessoas imperfeitas porém renovadas pelo Espirito para que através dessas pessoas o Reino do Senhor se estabelecesse.

O Reino de Deus vem através dos seus súditos. Isso é muito louco! Só o Rei dos reis poderia fazer algo assim... Enquanto muitos esperam a vinda do Reino de Deus como algo externo, independente da terra, mirabolante e catastrófico, Cristo nos mostra que não será assim (Lucas 17.21).

O Eterno assume o domínio e o poder sobre todas as coisas e começa a reinar quando os filhos de Deus assumem o papel que lhes foi dado sobre a terra e também reinam. O Reino de Deus não é em outra galáxia, outro universo, outro planeta... É sobre nós que ele quer reinar! É sobre a terra que Cristo manifestará sua vitória completa. É em Jerusalém que seu trono será estabelecido.

A escatologia escapista domina ainda um bom número de pregadores no Brasil. Uma quantidade três ou quatro vezes maior simplesmente se cala sobre o assunto - como em todas as coisas, é mais fácil ficar em cima do muro... E um pequeno grupo tem coragem de defender a escatologia do Reino de Deus sobre a terra, pois é através dela que a responsabilidade do homem se torna foco, por isso ela é questionada por alguns. Para crer nela, é preciso crer que Deus crê no homem.

Mas eu creio que Deus assume seu grande poder e começa a reinar quando o homem assume o seu lugar na criação e também no reino espiritual, também começando a reinar (Salmo 115.16 e Gênesis 1.26-28). Pois o Todo-Poderoso Deus é o mesmo que era, e também é o mesmo que há de vir. O Cordeiro também e Leão.

Graças te damos, Senhor Deus! Santo é o Senhor... O Nosso Deus reina!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br