sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O Cordeiro também é Leão (Apocalipse 11.17)

Devocional de 01/08/2014.

“Graças te damos, Senhor Deus todo-poderoso, que és e que eras, porque assumiste o teu grande poder e começaste a reinar." (Apocalipse 11.17)

O grande poder do Senhor Deus não esteve assumido em todo o tempo. Nem sempre Deus reinou. Talvez seja por isso que o mundo em visto tantas coisas ruins... 

Mas quando o nosso Senhor Jesus veio ele declarou: "É chegado o Reino de Deus!" e este novo tempo então chegou. Porém ao invés de promover uma transformação instantânea e imediata do planeta, ele preferiu fazer discípulos e comissioná-los a continuar trazendo à existência a gloria do Seu Reino através do Espirito Santo. Este é o mistério do Evangelho: Deus resolveu usar pessoas imperfeitas porém renovadas pelo Espirito para que através dessas pessoas o Reino do Senhor se estabelecesse.

O Reino de Deus vem através dos seus súditos. Isso é muito louco! Só o Rei dos reis poderia fazer algo assim... Enquanto muitos esperam a vinda do Reino de Deus como algo externo, independente da terra, mirabolante e catastrófico, Cristo nos mostra que não será assim (Lucas 17.21).

O Eterno assume o domínio e o poder sobre todas as coisas e começa a reinar quando os filhos de Deus assumem o papel que lhes foi dado sobre a terra e também reinam. O Reino de Deus não é em outra galáxia, outro universo, outro planeta... É sobre nós que ele quer reinar! É sobre a terra que Cristo manifestará sua vitória completa. É em Jerusalém que seu trono será estabelecido.

A escatologia escapista domina ainda um bom número de pregadores no Brasil. Uma quantidade três ou quatro vezes maior simplesmente se cala sobre o assunto - como em todas as coisas, é mais fácil ficar em cima do muro... E um pequeno grupo tem coragem de defender a escatologia do Reino de Deus sobre a terra, pois é através dela que a responsabilidade do homem se torna foco, por isso ela é questionada por alguns. Para crer nela, é preciso crer que Deus crê no homem.

Mas eu creio que Deus assume seu grande poder e começa a reinar quando o homem assume o seu lugar na criação e também no reino espiritual, também começando a reinar (Salmo 115.16 e Gênesis 1.26-28). Pois o Todo-Poderoso Deus é o mesmo que era, e também é o mesmo que há de vir. O Cordeiro também e Leão.

Graças te damos, Senhor Deus! Santo é o Senhor... O Nosso Deus reina!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Um comentário: