sábado, 19 de julho de 2014

Bondade, Justiça e Verdade (Efésios 5.9)

blogdopastortulio.blogspot.com.br
Devocional de 19/07/2014.

"Pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade" (Efésios 5.9)

É pelo fruto que se conhece a árvore. O filho da luz produz o fruto da luz. Por isso, o resultado das nossas ações não pode ser outro senão bondade, justiça e verdade. Quem anda na luz de Deus não pode gerar outra coisa. Quem ama o seu próximo interage com ele promovendo esses valores do Reino de Deus. É preciso amar para ser bom, justo e verdadeiro.

1) Bondade

Enquanto o egoísmo produz maldade, humilhação, desprezo, indiferença e discórdia, o amor gera bondade sempre.

Só Deus é bom, mas por sua graça ele derrama sobre nós o seu Espírito, que nos leva a ajudar a quem precisa sem esperar nada em troca. A pessoa boa tira coisas boas do seu bom tesouro e ao fazer isso reproduz no receptor da bondade a capacidade de ser bom para um terceiro, que por sua vez ajudará uma quarta pessoa, e assim por diante...  Essa bondade que vem de Deus se espalha até que todos sejam alcançados.

A bondade é fruto da luz. Quem anda na escuridão traça planos perversos para levar vantagem pessoal sempre, mas quem vive na luz se dispõe a tornar o mundo um lugar melhor. Isto se verifica desde a maneira como a pessoa utiliza os recursos naturais até a atenção que ela dispensa às pessoas com quem não costuma estar. No Reino de Deus não há lugar para a avareza. A pessoa boa não considera nada  como sendo sua.

2) Justiça

Quem vive na escuridão é desonesto, injusto, inescrupuloso e sempre banca o esperto. Mas o filho da luz promove a justiça sempre.

Deus é justo, e estabeleceu leis universais de ação e reação tanto para o mundo físico quanto para as relações humanas e para o reino espiritual. Tudo o que o ser humano plantar ele também vai colher. A justiça de Deus cuida para que seja assim, mas a injustiça humana não costuma retribuir e reconhecer, nem agir sem segundas intenções. O Espírito de Deus nos faz luz para o mundo e nos enche de temor a Deus, nos capacitando a ser honestos e nobres mesmo quando ninguém está nos olhando.

O discípulo de Cristo é santo como Deus é santo, ele quebranta-se e muda quando erra. A justiça de Deus permite que o mais terrível pecador se arrependa e viva em novidade de vida. O filho da luz compreende isso e por isso não julga.

3) Verdade

A mentira aprisiona e escraviza, mas a verdade liberta aquele que a conhece.

Deus sempre diz a verdade e não mente nunca. É por isso que a sua palavra tem tanto poder. Ele não tolera meias-verdades, distorções enganosas e mentiras deslavadas. Ele espera que seus filhos andem na verdade e brilhem pela transparência e sinceridade.

O filho das trevas carrega planos ocultos, conversa mole, promessas incoerentes e fisga a sua vítima pela ambição. Zomba de Deus distorcendo até mesmo as próprias Escrituras, tirando eventos do contexto. O maior mentiroso não é o que mente mais, mas o que embute pequenas mentiras numa panela de verdades. Porém a pessoa íntegra não negocia a verdade.

A bondade, a justiça e a verdade são os valores imprescindíveis na vida de quem ama o próximo como a si mesmo. Ninguém verá a Deus sem isto. Seja sábio e busque estas virtudes como quem busca um tesouro de grande valor. Deus te abençoe!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Um comentário: