quarta-feira, 16 de julho de 2014

Tudo se fez novo! (2 Coríntios 5.17)

se alguém está em Cristo é nova criatura
Devocional de 16/07/2014.

"Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que tudo se fez novo!" (2 Coríntios 5.17)

Quem está em Cristo não pode mais ser a mesma pessoa. É nova criação - ou nova criatura, como quiser! Ninguém pode estar em Cristo e continuar levando a mesma vida que tinha antes: longe de Deus, dominada por desejos e produzindo pecado. Quem está em Cristo produz fruto do Espírito ao invés de obra da carne, experimentando novidade de vida.

Coisas novas surgem porque o próprio Criador do Universo passa a ter toda a liberdade para fazer tudo novo na vida de quem está em Cristo. Não há mais espaço para as coisas velhas que ficaram pra trás. Novos sonhos, novos planos, novos objetivos, novas amizades, novos interesses... Tudo muda! O Espírito Santo mergulha o novo filho em uma nova perspectiva de vida e de propósito. Não é uma lavagem cerebral, mas é um banho espiritual. É tempo de Ruptura!

É claro que este processo dói. Quebrar velhos hábitos, abandonar antigos vícios, deixar podres objetivos, abandonar metas tortas, viver por fé e não por vista. Ó como dói! Não são poucos os que desistem do Caminho quando percebem que seguir a Jesus significa renunciar-se a si mesmo e a muitas facilidades à sua volta. Não são poucos os que buscam integrar a nova vida à multidão de compromissos da velha vida, mas acabam se frustrando por não desfrutar nem das delícias da comunhão com Deus, nem dos prazeres de uma vida carnal.

É por isso que entrar no Reino de Deus significa impacto, mudança, transformação. É preciso renovar a mente, purificar as intenções, vigiar as atitudes, buscar a Deus. É impossível se manter firme sem disciplinar o corpo e o espírito em hábitos saudáveis como:
- leitura periódica da Bíblia;
- momentos de oração e meditação;
- amizade sincera com outros cristãos mais experientes;
- revisão de agenda, de amizades, de programações e de músicas; e
- reflexão profunda para uma nova percepção de missão de vida e visão futura, baseadas na vontade de Deus e na proclamação do Evangelho.

Não convém alguém simplesmente aderir a uma igreja cristã por aderir. Não vale à pena pensar que a simples frequência semanal a um culto ou missa basta. Embora muitos líderes estejam bastante preocupados com a arrecadação eclesiástica e dediquem muita atenção a isto, não se pode avaliar a fé e a conversão de alguém apenas pela maneira como a pessoa lida com 10% do dinheiro que recebe. O que a pessoa faz com os outros 90% talvez fale mais sobre o coração de alguém do que a dedicação dos 10%. A agenda, os objetivos e as atitudes realizadas de segunda a sábado provavelmente dizem mais sobre o amor de alguém a Cristo do que as atividades dominicais.

Estar em Cristo é muito mais... Novidade é amar o outro como a si mesmo! Seguir o exemplo do Senhor é viver sem amor ao Dinheiro. Andar no Espírito é conhecer suas próprias limitações e perdoar quem ofendeu. Não há mérito algum em simplesmente retribuir o bem, amar as pessoas agradáveis e odiar os inimigos. Quem está em Cristo é nova criação e inverte a lógica do poder e da vaidade através do amor. Que Deus nos abençoe e faça tudo novo em nós!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

4 comentários:

  1. Para essa teansformação espiritual, devemos reconhecer que somos pecadores, se arrepender de coração e crer que Jesus morreu por nós e ressuscitou para nos perdoar e nos salvar. E notamos que estamos salvos, quando deixamos de amar o dinheiro e as diversões do mundo como o prazeres da carne e amamos fazer o bem ao próximo e tudo de Deus. Amamos Louvar, meditar na Bíblia, pregar a palavra...

    ResponderExcluir
  2. Sou o Ev.
    Marcos Firmino
    Meu zap 83 99949 5421

    ResponderExcluir
  3. Queridos irmãos a paz do Senhor!!! Ser nova criatura é ter o novo nascimento é novidade de vida.

    ResponderExcluir