Devocional de 03/07/2014.
"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." (Romanos 8.28)
Quebrando um pouco o padrão, hoje vou dar uma quebradinha no texto e produzir uma reflexão baseada em cada parte do verso:
Sabemos
Paulo fala de uma maneira que não deixa dúvidas para ele mesmo nem para os novos cristãos de Roma. Fé é convicção, certeza. O conteúdo desta frase é cercado de argumentos que provam ser verdadeiro o conteúdo.
Que Deus age
Gosto desta versão que inclui Deus como agente. O Senhor é Deus ativo. Ele faz. As coisas não se movem por si só, porque dele, por ele e para ele são todas as coisas. Nada acontece por acaso. Frutos, flores e folhas só podem ser apreciados porque os galhos estão ligados ao tronco.
Em todas as coisas
Às vezes pensamos que Deus age em algumas áreas, que ele se importa com algumas coisas, e outras não. Mas aqui diz que nada escapa do cuidado e da ação de Deus. Pode parecer futilidade ou bobeira para alguns, mas para Deus não é.
Para o bem
Deus é bom e zela pelo nosso bem. Alguns confundem isto com o nosso bem-estar, mas são coisas diferentes. Mesmo quando Deus permite que sejamos entregues à morte como ovelhas no matadouro (Romanos 8.36) ele também está agindo para o nosso bem. Importa entendermos que ele cuida de nós como a menina de seus olhos (Zacarias 2.8).
Daqueles que o amam
O amor de Deus é para todos os que quiserem este amor. Mas muitos filhos de Deus são como o filho pródigo, que preferem torrar a herança do pai de qualquer maneira (Lucas 15.13), e enquanto não voltarem para a casa do Pai, este não pode agir em favor deles. O que Deus espera de nós é que o amemos com todo o nosso coração, alma, mente e força (Marcos 12.30).
Dos que foram chamados
Para que ninguém se gabe, a verdade das Escrituras sempre nos lembra que o que nós fazemos para Deus é uma reação, uma resposta àquilo que o Autor da Vida nos proporcionou. Ele é quem nos chamou. Ele é quem nos amou primeiro, quando ainda éramos apenas pecadores, ninguém jamais lhe aconselhou ou lhe deu algo (Romanos 5.8; 11.34-35).
De acordo com o seu propósito
Os planos do Senhor são mais altos do que os nossos e os seus caminhos são insondáveis para nós (Isaías 55.9). Pode parecer maluquice, mas tudo o o que Deus faz tem objetivo (Eclesiastes 3.1), o qual ser frustrado (Jó 42.2). Deus não te criou à toa. Você existe para cumprir um propósito, uma missão.
"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." (Romanos 8.28)
Graça e Paz!
blogdopastortulio.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário