terça-feira, 1 de julho de 2014

O que tem valor pra você? (Atos 20.24)

missão, não me importo, nem considero a vida de valor algum para mim mesmo
Devocional de 01/07/2014.

"Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus." (Atos 20.24)

O que tem valor pra você? 

Quando Jesus Cristo é o Senhor de alguém, os valores desta pessoa mudam. Ao invés de valorizar o ter, o fazer e até mesmo o ser, a pessoa que anda no Espírito valoriza o Reino de Deus. É por isso que Jesus ensinou que o Reino de Deus é como uma moeda de grande valor, ou como um tesouro escondido no campo. Quando alguém o encontra, abre mão de tudo o que tem para possuí-lo. 

As palavras ditas por Paulo aos líderes da igreja de Éfeso, descritas em Atos 20.24, contêm este mesmo sentido. "Eu não me importo", "não considero valor algum", "tô nem aí para nada, nem para minha própria vida", dizia ele. Como um embaixador em missão, Paulo não tinha outro objetivo senão "terminar a corrida", isto é, "completar o ministério que lhe fora confiado", e ele sabia bem que ministério era este.

E você? O que você valoriza? Onde gasta seu tempo? Em que investe seu dinheiro?

- Muitas pessoas valorizam o presente momento. O que importa é curtir a vida e se divertir, sentir-se bem, estar bem acompanhado, ser feliz...

- Outros valorizam o futuro. Preocupam-se com a carreira, com os filhos, com as economias, com os amigos mais chegados...

- Há também quem valorize muito o passado. Mantêm-se presos em situações e pessoas que já não deveriam mais fazer parte de suas vidas...

Nos três casos estamos falando de pessoas que valorizam muito as suas próprias vidas! Falta o senso de comunidade, de doação, de fraternidade, de Deus! Até mesmo a espiritualidade da maioria de nós é individualizada... Até mesmo a igreja é um lugar onde "eu" vou para que Deus "me" abençoe, ou para "me" sentir bem, ou para que "eu" seja usado. O nosso "deus" é a nosso "ego". Tratamos o outro como um meio para "eu" ser "eu".

Mas a Palavra de Deus transcende nossa cultura e nosso entendimento, e nos mostra que não devemos considerar a nossa vida como tão preciosa. Em essência, Cristo ensinou que tudo se resume em amar o outro... como amo a mim mesmo... como Cristo me amou... e assim, amando o outro posso amar Deus.

Este passo exige renúncia. Nenhum de nós pode fazer isto sem se negar a si mesmo. Para viver a vida que Deus espera de mim, preciso sentir e dizer: "não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo". É necessário reconhecer que este desafio é muito grande para um ocidental. Mas isto não é budismo, é cristianismo. E quem não abdicar de si mesmo, rejeitar sua via e seguir o Senhor, não entrará no Reino de Deus, por mais que o seu pastor ou a sua consciência queiram adaptar um cristianismo fácil e sem constrangimento.

Você morreria para que um bandido fosse salvo? Você é capaz de sacrificar seu fim de semana com sua família para que um viciado mude de vida? Você pode deixar de tomar um sorvete para que uma criança coma um pão com mortadela? Você pode abrir mão de ter um sistema de som ultra-power-mega no templo da sua igreja para que indigentes tenham onde dormir?

Não fique chateado comigo, por favor. É claro que também estou batendo em mim mesmo enquanto digo isto. O ministério que o Senhor me confiou não é ser "mais um" pastor a ajuntar "bodes" e "ovelhas" gordas sentados à minha volta. Talvez devesse vender tudo o que tenho recebido de Deus e sair para os becos escuros e aos morros vermelhos em nossas cidades, distribuindo um pouco de esperança a alguns. Quem sabe? Tenho orado a Deus para que ele me oriente a fazer o que ele quer, do jeito que ele quer, no lugar que ele quer e com quem ele quer. Ore por mim também! E inclua-se a si mesmo nisto. Não é um projeto de um só, nem de um grupinho. É a revolução de amor que Deus vai derramar! É o Reino de Deus desfazendo reputações e vaidades. É Cristo vivendo em nós! É por isso que eu oro.

Que o Espírito seja derramado em nossos corações e queime até que façamos a vontade de Deus! O Reino de Deus seja o nosso valor.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br






7 comentários:

  1. Pastor, disse ao senhor, no domingo, seus devocionais tem me incentivado muito a ler, me disciplinar, melhorar, crescer...Nesses últimos tempos, tenho visto tantos líderes utilizando redes sociais para desserviço ao reino de Deus, e vejo que o senhor, tem aproveitado esse meio para edificação e propagação do evangelho. Esse devocional, veio de encontro ao meu coração, como precisamos melhorar, negar a si mesmo...Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fernanda! Que Deus continue nos abençoando.

      Excluir
  2. Apesar do conteúdo em que foi postado ser de una anos anteriores é de grande valencia, que me impactou e me trouxe despertamento obrigado pastor túlio Deus te abençoe poderosamente e que te usei muito mais pra abençoar nossas vidas , meu email alenovaez@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Caao vizualise esse email, ore por mim... Entrei o Ano de 2022 me sentindo inútil em tidos os sentidos materiais (casa, família,filhos, emprego...), Não tenho apoio da minha família,pelo contrário, são tóxicos e por depender financeramente deles,tem me humilhado com palavras durante todo esse tempo.A palvra do Senhor diz que não seria fácil,que teríamos aflições,e é nisso que tenho crido!!! Ore pela minha vida financeira pastor,me encontro bem necessitada,mas tenho vergonha de pedir ajuda para os meus irmãos e sofro calada,esperando a providência!!!
    Deus abençoe sua vida!!!
    Amém...


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vi sua mensagem e não tive como não responder, movida por um sentimento de empatia e amor que vem de Deus, espero que você esteja melhor, mas, caso precise conversar, vou deixar meu email, estarei em oração por você também na certeza que nosso Deus agirá em seu favor para mudar esse cenário, em nome de Jesus.
      franmsantos1602@gmail.com

      Excluir
  4. Pastor Túlio que texto repleto de sabedoria, falou muito ao meu coração, estou na mesma oração, pedindo uma direção a Deus.
    Que Ele nos direcione em prol do Reino de Deus para que mais vidas sejam alcançadas, em nome de Jesus. Amém.

    ResponderExcluir