quinta-feira, 3 de abril de 2014

Casa de Deus (Salmo 84.10)

Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar, Salmo 84
Devocional de 03/04/2014.

"Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios." (Salmos 84.10)

Durante muito tempo a adoração a Deus deveria ser feita em um lugar específico: no Templo de Jerusalém. Pessoas de todas as partes viajavam todos os anos, especialmente nos meses em que se festejava Páscoa, Pentecostes ou Tabernáculos, a fim de celebrar os feitos do Senhor nos átrios da Cidade de Deus. Os coraítas não eram diferentes, e transformaram em cântico o carinho pela Casa de Deus, conforme registrado no Salmo 84.

Certo dia, uma mulher reconheceu o poder de Jesus e lhe perguntou se para agradar a Deus era mesmo necessário que todos se deslocassem até Jerusalém e fossem explorados pelos cambistas do Templo, ou se a exemplo dos samaritanos, as pessoas poderiam adorar o Senhor no monte. Ele respondeu que não é necessário estar no Templo nem tampouco no monte. Cristo revelou que daquela hora em diante os verdadeiros adoradores adorariam o Pai em Espírito e em Verdade. (João 4.19-24)  

Sob a luz da revelação de Cristo, olhamos para o Salmo 84 com entendimento aprimorado. Para aquele salmista, Deus se manifestava sempre no Templo em Jerusalém, por isso o Templo representava o próprio Deus. Cristo Jesus, porém, nos mostrou que ele mesmo era o Templo, a representação perfeita de Deus (Hebreus 1.3; João 2.21). Adorar ao Senhor em Espírito e em Verdade significa adorar ao Pai em Cristo: ninguém tem acesso ao Pai fora de Jesus (João 14.6).

Apesar de toda a revelação, não são poucos os que ainda hoje tentam equivocadamente transportar a santidade do Templo de Jerusalém para templos cristãos. Consideram erroneamente que uma capela ou catedral católica ou evangélica seja a Casa de Deus. Ignoram o ensino das Escrituras e buscam manter domínio sobre fiéis desavisados a partir da ilusão criada por rituais eclesiásticos. Mas a igreja de Cristo não é um lugar, a igreja são as pessoas que creem nele. A presença de Deus não se limita a um local, mas ele se faz presente em qualquer lugar onde dois ou três se reúnem em seu nome. A devoção e a reverência a Deus devem ser praticadas em todas as áreas e momentos da vida do cristão, e não somente nas noites de domingo e quarta "na igreja".

Sendo assim, como interpretar o Salmo 84? Que lugar é este no qual a permanência por um dia vale mais do que mil dias em outro lugar? 

Como cristãos, nós nos reunimos frequentemente em templos cristãos para buscar a Deus juntos. Os primeiros discípulos se reuniam todos os dias nas suas casas e também no Templo (Atos 2.46). Em outros devocionais deste mesmo blog eu defendo inclusive a manutenção de templos abertos 24 horas, para que as pessoas adorem a Deus juntas em um lugar. Portanto, não se trata de desprezar ou abdicar da frequência aos templos cristãos. O alerta aqui é a respeito da supervalorização dos templos, como sendo eles - em si mesmos - portadores da presença de Deus, pois a verdadeira Casa de Oração não é o templo, mas sim a pessoa que ora sem cessar.

Deus não habita em templos construídos por mãos humanas, mas ele mora na vida de todo aquele que se oferece a si mesmo a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável (Romanos 12.1). Se você cultua ao Senhor racionalmente, você é templo do Espírito Santo de Deus (1 Coríntios 6.19). Ou seja: se você ama o Senhor de todo o seu coração, alma, força e entendimento, ele habita em você e dá sentido à sua vida. E se você se reúne - aonde quer que seja, inclusive em templos - com pessoas cheias do Espírito Santo, você tende a receber mais de Deus em sua vida. Portanto, a frequência a uma igreja - quer esta igreja se reúna numa capela, numa casa, na rua ou em qualquer lugar - é essencial para a qualidade e quantidade de vida.

Outro grande problema muito comum em nossos dias ocorre com as pessoas que pensam no extremo oposto daqueles que supervalorizam o templo. Creem em Deus, mas como consideram que ele não habita em paredes, não vão aos templos. E dessa forma não se reúnem com a igreja do Senhor. Dizem que servem a Deus em suas casas, mas raramente conseguem viver o cristianismo sozinhos. Na busca de um subterfúgio para as dores sofridas em alguma comunidade cristã que não teve o cuidado necessário para com eles, optam por permanecer sozinhos e longe da Casa de Deus, e muitos acabam voltando à velha vida, e desprezam o sacrifício de Cristo, abandonam a salvação, pensando que poderão se desculpar com Deus pelo pretexto das falhas da igreja. Engano escancarado em Tiago 5.19-20 e Salmo 73.27. O Senhor não quer que deixemos de congregar (Hebreus 10.25).

Portanto o Salmo 84 nos mostra que devemos suspirar pela presença de Deus em nosso dia a dia. Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos (Salmo 133.1)! É melhor passar uma hora na companhia de pessoas que amam a Deus do que um mês e meio em qualquer outro lugar... Mais vale passar um minuto com alguém que serve a Deus do que o dia inteiro longe de Deus e de seus discípulos... Nós fomos criados para viver em comunhão. Existimos para compartilhar juntos as bênçãos de Deus. Todas as vezes que nos reunimos, nos abençoamos mutuamente: um tem um cântico, outro tem um salmo, outro uma palavra de testemunho, outro uma profecia, outro uma oração, e assim por diante... a igreja é edificada em nós (1 Coríntios 14.26).

Para a nossa edificação e comunhão, e também para o alcance de novas vidas, a igreja do Senhor deve se reunir não somente nos templos, mas principalmente nas casas. As células, ou pequenos grupos, são fundamentais para o exercício da nossa fé. É muito difícil alguém praticar verdadeira comunhão, discipulado e amizade cristã, sem frequentar sistematicamente um pequeno grupo cristão. Em nossa igreja chamamos esses grupos de GCEM (grupo de edificação, comunhão e multiplicação). A experiência mostra que pequenos grupos com afinidades podem gerar maior interesse natural para agregação de novos membros: jovens casais, jovens, solteiros, músicos, vizinhos, amigos, empresários, adolescentes, surfistas, roqueiros, skatistas, motoqueiros, atletas, donas de casa, pais, terceira idade, etc. É preciso priorizar a vida em comunidade cristã e se planejar para isto.

É tempo de voltarmos à Casa de Deus. É tempo de voltarmos a SER Casa de Deus! Em todo o tempo e lugar... e também em reuniões pré-agendadas e lugares específicos para a nossa disciplina e compromisso, junto com outros cristãos. Não aceite passar a vida sem experimentar o privilégio de ter Cristo vivendo em sua vida e repartir Cristo com outros. Busque e encontre os altares de Deus em você. Entregue-se a Cristo e deixe-o transformar sua vida segundo a vontade do Pai. Nada pode ser mais importante do que isto. Ame a igreja de Deus e comprometa-se com ela! Frequente um pequeno grupo. 

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário