"Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios." (Salmos 84.10)
Durante muito tempo a adoração a Deus deveria ser feita em um lugar específico: no Templo de Jerusalém. Pessoas de todas as partes viajavam todos os anos, especialmente nos meses em que se festejava Páscoa, Pentecostes ou Tabernáculos, a fim de celebrar os feitos do Senhor nos átrios da Cidade de Deus. Os coraítas não eram diferentes, e transformaram em cântico o carinho pela Casa de Deus, conforme registrado no Salmo 84.
Certo dia, uma mulher reconheceu o poder de Jesus e lhe perguntou se para agradar a Deus era mesmo necessário que todos se deslocassem até Jerusalém e fossem explorados pelos cambistas do Templo, ou se a exemplo dos samaritanos, as pessoas poderiam adorar o Senhor no monte. Ele respondeu que não é necessário estar no Templo nem tampouco no monte. Cristo revelou que daquela hora em diante os verdadeiros adoradores adorariam o Pai em Espírito e em Verdade. (João 4.19-24)
Sob a luz da revelação de Cristo, olhamos para o Salmo 84 com entendimento aprimorado. Para aquele salmista, Deus se manifestava sempre no Templo em Jerusalém, por isso o Templo representava o próprio Deus. Cristo Jesus, porém, nos mostrou que ele mesmo era o Templo, a representação perfeita de Deus (Hebreus 1.3; João 2.21). Adorar ao Senhor em Espírito e em Verdade significa adorar ao Pai em Cristo: ninguém tem acesso ao Pai fora de Jesus (João 14.6).
Apesar de toda a revelação, não são poucos os que ainda hoje tentam equivocadamente transportar a santidade do Templo de Jerusalém para templos cristãos. Consideram erroneamente que uma capela ou catedral católica ou evangélica seja a Casa de Deus. Ignoram o ensino das Escrituras e buscam manter domínio sobre fiéis desavisados a partir da ilusão criada por rituais eclesiásticos. Mas a igreja de Cristo não é um lugar, a igreja são as pessoas que creem nele. A presença de Deus não se limita a um local, mas ele se faz presente em qualquer lugar onde dois ou três se reúnem em seu nome. A devoção e a reverência a Deus devem ser praticadas em todas as áreas e momentos da vida do cristão, e não somente nas noites de domingo e quarta "na igreja".
Sendo assim, como interpretar o Salmo 84? Que lugar é este no qual a permanência por um dia vale mais do que mil dias em outro lugar?
Deus não habita em templos construídos por mãos humanas, mas ele mora na vida de todo aquele que se oferece a si mesmo a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável (Romanos 12.1). Se você cultua ao Senhor racionalmente, você é templo do Espírito Santo de Deus (1 Coríntios 6.19). Ou seja: se você ama o Senhor de todo o seu coração, alma, força e entendimento, ele habita em você e dá sentido à sua vida. E se você se reúne - aonde quer que seja, inclusive em templos - com pessoas cheias do Espírito Santo, você tende a receber mais de Deus em sua vida. Portanto, a frequência a uma igreja - quer esta igreja se reúna numa capela, numa casa, na rua ou em qualquer lugar - é essencial para a qualidade e quantidade de vida.
Outro grande problema muito comum em nossos dias ocorre com as pessoas que pensam no extremo oposto daqueles que supervalorizam o templo. Creem em Deus, mas como consideram que ele não habita em paredes, não vão aos templos. E dessa forma não se reúnem com a igreja do Senhor. Dizem que servem a Deus em suas casas, mas raramente conseguem viver o cristianismo sozinhos. Na busca de um subterfúgio para as dores sofridas em alguma comunidade cristã que não teve o cuidado necessário para com eles, optam por permanecer sozinhos e longe da Casa de Deus, e muitos acabam voltando à velha vida, e desprezam o sacrifício de Cristo, abandonam a salvação, pensando que poderão se desculpar com Deus pelo pretexto das falhas da igreja. Engano escancarado em Tiago 5.19-20 e Salmo 73.27. O Senhor não quer que deixemos de congregar (Hebreus 10.25).
Portanto o Salmo 84 nos mostra que devemos suspirar pela presença de Deus em nosso dia a dia. Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos (Salmo 133.1)! É melhor passar uma hora na companhia de pessoas que amam a Deus do que um mês e meio em qualquer outro lugar... Mais vale passar um minuto com alguém que serve a Deus do que o dia inteiro longe de Deus e de seus discípulos... Nós fomos criados para viver em comunhão. Existimos para compartilhar juntos as bênçãos de Deus. Todas as vezes que nos reunimos, nos abençoamos mutuamente: um tem um cântico, outro tem um salmo, outro uma palavra de testemunho, outro uma profecia, outro uma oração, e assim por diante... a igreja é edificada em nós (1 Coríntios 14.26).
Para a nossa edificação e comunhão, e também para o alcance de novas vidas, a igreja do Senhor deve se reunir não somente nos templos, mas principalmente nas casas. As células, ou pequenos grupos, são fundamentais para o exercício da nossa fé. É muito difícil alguém praticar verdadeira comunhão, discipulado e amizade cristã, sem frequentar sistematicamente um pequeno grupo cristão. Em nossa igreja chamamos esses grupos de GCEM (grupo de edificação, comunhão e multiplicação). A experiência mostra que pequenos grupos com afinidades podem gerar maior interesse natural para agregação de novos membros: jovens casais, jovens, solteiros, músicos, vizinhos, amigos, empresários, adolescentes, surfistas, roqueiros, skatistas, motoqueiros, atletas, donas de casa, pais, terceira idade, etc. É preciso priorizar a vida em comunidade cristã e se planejar para isto.
É tempo de voltarmos à Casa de Deus. É tempo de voltarmos a SER Casa de Deus! Em todo o tempo e lugar... e também em reuniões pré-agendadas e lugares específicos para a nossa disciplina e compromisso, junto com outros cristãos. Não aceite passar a vida sem experimentar o privilégio de ter Cristo vivendo em sua vida e repartir Cristo com outros. Busque e encontre os altares de Deus em você. Entregue-se a Cristo e deixe-o transformar sua vida segundo a vontade do Pai. Nada pode ser mais importante do que isto. Ame a igreja de Deus e comprometa-se com ela! Frequente um pequeno grupo.
Graça e Paz!
blogdopastortulio.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário