quarta-feira, 23 de abril de 2014

Olhe sempre para a frente! (Provérbios 4.25)

mantenha o olhar fixo no que está adiante de você
Devocional de 24/04/2014.
Mensagem ministrada à Igreja Batista Central do Barreiro em 23/04/2014.

Depois de uns dias, estou de volta!
Continuo a partir de hoje com meu devocional após a leitura de 6 capítulos bíblicos diários. Reinicio com o livro de Provérbios. Li hoje os capítulos 1 a 6. Escolhi o verso 4.25 pra escrever uma reflexão.

"Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você." (Provérbios 4.25)

Os olhos são a candeia do nosso corpo. Se os nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será cheio de luz. (Mateus 6.22). O Criador quando nos fez, colocou os nossos olhos estrategicamente voltados para a frente. Ele não colocou olhos nas nossas costas, para que não nos prendamos ao passado, nem ao lado, como os equinos, para que não fiquemos desconfiados de tudo e de todos. Ele também nãos colocou os olhos no alto da nossa cabeça, para que não tenhamos desculpas e fiquemos bitolados pensando somente nas coisas do céu e esquecendo as coisas do nosso mundo.

Imagine se Deus tivesse colocado os olhos  em nossa barriga ou em nossos pés. Olhando o mundo por baixo, não teríamos uma visão tão nobre da vida e nos apequenaríamos. Mas é na parte mais alta, na cabeça, perto do cérebro, que Deus quis colocar os nossos olhos, a fim de que não falhássemos no uso dos olhos.

Porém, na mensagem bíblica, mais importante até do que os nossos olhos físicos, é a questão prática da nossa VISÃO. Ou seja: como vemos o mundo? O que enxergamos enquanto olhamos? Com que perspectivas encaramos a vida?

Olhe pra mim!
O que você vê? Um caniço sacudido pelo vento? Um homem vestido de roupas finas? Um profeta? Em Mateus 11.7-9, Jesus ensinou as pessoas a olhar de maneira diferente para João, o Batista. Certamente você precisa olhar de maneira diferente para os pastores e profetas que Deus coloca em sua vida. Assim como Jesus colocou João Batista com importância muito superior aos reis, governadores e sacerdotes, assim também você deve olhar para frente e dar aos seus pastores e profetas honra maior do que você costuma atribuir aos seus chefes, governantes, artistas e celebridades. Abençoada é a nação que valoriza seus mestres e pregadores da Palavra de Deus. Amaldiçoada é a nação que olha com desdém para os missionários do Evangelho, enquanto dá valor em excesso a meia dúzia de músicos da moda, faz homenagens exageradas a jogadores de futebol em boa fase, e puxa o saco de políticos e parlamentares cujos olhos te olham mas só enxergam seus votos.

Olhe para o irmão ao teu lado!
O que você vê? Espero que você enxerga alguém para você amar da mesma forma como você ama a si mesmo (Mateus 22.39). Peça a Deus que lhe dê os olhos do bom samaritano, a fim de que você olhe para o seu próximo com amor, e não com a indiferença dos sacerdotes e levitas (Lucas 10.30-35).

Olhe para si mesmo! Não precisa espelho. Apenas feche os seus olhos.
O que você vê? Certamente não convém que ninguém pense de si mesmo mais do que convém, endeusando-se em soberba e vaidade. Mas também não é bom que você se veja sem considerar que você foi criado à imagem e semelhança de Deus. E quando Ele te fez, Ele ficou satisfeito e viu que era bom! Deus te criou para que as outras pessoas e até os anjos O glorifiquem por causa de você.

Portanto, faça valer à pena o que Deus fez. Como diria o Brother Simion, você é fruto do sonho de Deus. Acredite: o sol, a terra e o mar foram feitos pra você! Você não é obra do acaso. Deus tem propósito em sua vida e também na vida de outros através da sua vida. Sê tu uma bênção! (Gênesis 12.2).

Então, querida e querido, abra seus olhos e olhe para a frente! Não abaixe a cabeça conformado com a situação atual, mas mantenha o olhar fixo no que está adiante de você! (Provérbios 4.25). Avance para frente. Prossiga para o alvo. Faça mais. Invista. Abra o caminho. Conclua o curso. Comece o negócio. Persiga o seu sonho. Cumpra o ministério que Deus te deu. Levante-se! Abra-se! EFATÁ! (Marcos 7.34)

Não pare no meio do caminho. Não retroceda, não volte. Não desista. Não fuja, não se acovarde. Não tenha medo! A vitória está adiante de você. Mantenha o olhar firme. Levante a cabeça! Encare a vida com o olhar certo, como Josué e Calebe! Quando Deus coloca Canaã à tua frente, o que você vê? Os gigantes inimigos, ou uma terra que mana leite e mel?

Olhe para a Ainoã, minha esposa! 
O que você vê? Não tenha pena dela! Esta semana ela fez todos os exames mais completos e modernos que existem, rastreando todas as células desde a ponta dos pés até o alto da cabeça. Sabe o que ela tem? Nada! Ela não tem nada! Se você olhar para o passado dela, vai ver uma doença chamada câncer de grau 3 atacando três vezes. Vai ver uma mama que precisou ser amputada devido a nódulos enormes e terríveis. Vai ver um fígado que, segundo um dos médicos, "não tem mais onde por tumor". Vai ver um lenço na cabeça porque o cabelo não está mais ali. Vai ver mais uma coitada vivendo "na luta contra o câncer"... Mas se você olhar com os olhos de Deus, e olhar firmemente para frente, com a cabeça levantada, vai ver uma mulher cheia do Espírito Santo, uma mãe exemplar, uma esposa linda e virtuosa, uma vendedora de sonhos, uma administradora de empresas super-eficiente, uma ajudadora sem igual, uma profetisa do Altíssimo, mestre da Palavra, amiga dos pobres, cidadã consciente e discípula de Jesus Cristo Nosso Senhor. 

Mas você só pode ver isto assim porque ela mesma decidiu olhar para frente! Ao invés de lamentar, reclamar e questionar, ela simplesmente olhou para frente e viu seus três filhos que tanto ama, viu seu marido que tanto ama, viu sua igreja que tanto ama, viu seus familiares e amigos que tanto ama, viu sua Belo Horizonte, Minas e Brasil que tanto ama. Botou amor nos olhos! E assim olhou pra frente e seguiu. 

Não imite a mulher de Ló (Gênesis 19.26). Imite a minha mulher! Olhe pra frente! Não olhe o seu problema! Não olhe as circunstâncias, não, não, não! Ande por fé e não por vista! Mantenha o olhar fixo no que está adiante de você!

Consagre seus olhos ao Senhor. Eles vão guiar a sua mente, o seu coração, as suas palavras, os seus joelhos e os seus pés. Restaure a sua visão a respeito da vida, a respeito de si mesmo, do seu próximo, da Igreja do Senhor e do lugar onde o Senhor te plantou. Faça isso e você vai ver o que Deus vai fazer! Deus te abençoe.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Obrigada por dividir essa mensagem conosco.
    Que Deus os abençoe com saúde e paz.

    ResponderExcluir
  2. Linda Mensagem! Que Deus abençoe sua vida e sua família!!!

    ResponderExcluir
  3. Meu marido chegou em mim, após termos visto uma sequência de vídeos da Tania Tereza sobre heranças espirituais, e ao final do último vídeo ela dizia sobre a importância de confessar nossos pecados. Então
    ele confessou traições que tinha cometido e coisas que ainda estava cometendo e pediu perdão, disse que estava cego e agora quer seguir os caminhos de Deus sendo homem obediente. Eu estou muito machucada, uma hora olho pra frente com esperança, em outras olho pra trás (para as coisas que ele me contou), e desanimo.

    Creio que Deus pode restaurar e cura e libertar, quero um homem temente a Deus. Que coloque a Deus em primeiro lugar. Não quero ser uma crente medíocre e nem quero que meu marido seja um crente medíocre. Ele teve as escamas caída dos olhos e tudo veio a luz. Que Deus o ajude e que ele escolha realmente Jesus em primeiro lugar.

    Estava precisando ler isso, louvado seja Deus por sua vida!

    ResponderExcluir