domingo, 6 de abril de 2014

Cultue a Deus com alegria (Salmo 100.2)

Prestar Culto, Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos com cânticos
Devocional de 06/03/2014.

"Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres." (Salmo 100.2)

A Bíblia ordena que se preste culto a Deus. E que não seja de qualquer jeito. O culto deve ser prestado com alegria e com cânticos alegres, e esta alegria deve se dar pela consciência da presença de Deus no nosso meio.

Parece simples e óbvio, mas não é. O simples fato de haver um local onde as pessoas se reúnem em determinado dia e horário não garante que Deus esteja sendo cultuado ali. O simples ato de se entoar canções alegres também pode parecer um culto sem ser. O primeiro aspecto para que Deus seja cultuado é a sua presença.

E como podemos saber se Deus está presente? Como identificar se estamos como fariseus em um ajuntamento religioso insuportável para Deus ou se estamos na presença santa do Todo-Poderoso? É simples. A presença de Deus em nossos dias só se dá pelo Espírito de Deus. E onde há o Espírito de Deus aí há alegria, liberdade, amor, paz, gentileza, paciência, misericórdia, fidelidade, mansidão e domínio próprio.

Negue-se a frequentar um evento religioso no qual o Espírito Santo não tenha lugar. O Espírito Santo nem sempre se revela pelos dons, embora frequentemente o faça, mas o Consolador sempre se revela pelo seu fruto na vida das pessoas que servem a Deus.

Quando Deus é adorado, quando há um culto prestado a ele em Espírito e em Verdade, é certo que o próprio Deus dirige a vida dos cultuadores, e tudo é feito com alegria natural e contagiante, com júbilo triunfante e renovador da fé, com ânimo e vigor acima das circunstância e amor ao próximo acima de todo egoísmo.

Observe que o convite ao culto é feito no plural. Ninguém é chamado a servir a Deus sozinho. Jesus disse que estaria presente quando no mínimo dois ou três se reunissem em seu nome.

Não deixe de cultuar a Deus rotineiramente em sua vida. Cultue-o na igreja. Cultue-o numa célula, num pequeno grupo. Cultue-o com sua família. Não prestar culto frequente a Deus é desobedecer a este convite do Salmo 100. Entenda que Deus se manifesta na sua Igreja apesar das imperfeições das nossas igrejas. O Maravilhoso Espírito é derramado sobre nossas vidas para nos curar, nos tratar, nos libertar e nos fazer mais parecidos com Jesus a cada dia. Olhe para seus irmãos em Cristo com o amor e o carinho de quem sabe que eles, assim como você, estão em processo de transformação e salvação. Para cultuar o Rei, é preciso honrar a sua Noiva que está prestes a se tornar sua rainha.

Entre na presença do Senhor com alegria, e seja abençoado.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário