domingo, 13 de abril de 2014

Máscaras caídas (Salmo 139.1)

falsidade, hipocrisia, mentira, engano, fingimento
Devocional de 13/04/2014.

"Senhor, tu me sondas e me conheces" (Salmo 139.1).

O Senhor te conhece. Ele te sonda completamente. Você não precisa usar máscaras diante dele, não precisa se fazer parecer alguém que você não é.

As máscaras podem tornar você uma pessoa mais aceita pelos seus "amigos", mas elas te afastam de Deus. Ele sabe a fragilidade que tem por trás de uma aparência superpoderosa. Ele sonda a podridão de seus pensamentos mais íntimos. Ele conhece a hipocrisia da religiosidade que você demonstra.

De Deus não se zomba. Ele não pode ser enganado. Você pode até fingir para as pessoas à sua volta, mas o Espírito Santo é onisciente. Por que você insiste em ocultar o seu pecado para Deus? Por que não confessa e abandona? Por que não se arrepende como o filho pródigo e diz: "Pequei!"?

Quando o nosso Senhor Jesus Cristo se entregou naquela cruz, ele o fez no seu lugar. Era você quem deveria estar lá. Ele morreu por causa das transgressões que você cometeu. E por que ele fez isso? Foi por amor a você. Antes mesmo que você o conhecesse, ele te amou de tal maneira que deu a própria vida dele por você. Mesmo se você fosse o único pecador do universo, ele daria a vida dele somente por você, para que você pudesse ser perdoado, justificado, curado, transformado, salvo e santificado para Deus. Este é o Evangelho, esta é a boa nova: Cristo morreu por você quando você andava longe dele, e ele te atraiu para a gloriosa presença de Deus, a fim de que você tenha vida, e vida em abundância. Mas ao invés de se aproximar e estabelecer um relacionamento sincero com Deus, você tem preferido viver uma vida de falsidade e engano. Pare de viver como se tudo estivesse bem! Pare de querer enrolar Deus!

Não adianta frequentar uma igreja como se frequenta um teatro. Não adianta ser amigo de outros crentes e pastores, mas não ser amigo de Deus. A amizade com Deus exige relacionamento, fidelidade e exclusividade. Não pode ser como um velho relacionamento de rotina, na base do "bom dia". Deus quer você sem máscaras diante dele. Ele exige que você rompa com os ídolos e o ame como único e suficiente Senhor e Salvador. Ele já sabe como você se sente, mas ele espera que você lhe diga. Ele quer ouvir a sua voz. Ele te ama e quer ser amado por você.

O amor de Deus não pode ser comprado. Não há dinheiro no mundo que você possa dar aonde quer que seja em troca da paz. Amor se retribui com a amor. E quem ama não mascara, não esconde, não desconfia, não fica preso, amarrado, "com o pé atrás". Deixe a máscara cair e se entregue ao Senhor. Entre no seu quarto, feche a porta, e ore em segredo ao Pai que tudo ouve. Depois procure as pessoas que você magoou, confesse o que você fez, e se houver alguma forma de reparar o erro, faça isso. É melhor ser odiado pelas pessoas e amado por Deus do que o contrário. Escolha a sinceridade, a pureza, a honestidade, a ética, a justiça, a verdade e a paz. Seja transparente com as pessoas, e assim você será transparente com você mesmo e com Deus.

Adote um novo estilo de vida. Jogue fora a mentira. Seja você mesmo em todo o tempo, sem que isso signifique machucar as pessoas, afinal, você deve amá-las tanto quanto se ama. Melhore! Mude! Transforme-se à imagem e semelhança de Jesus! Tirar a máscara não significa mostrar a sua "nudez" e a sua "feiura", tirar a máscara significa mostrar quem você é porque para as pessoas vale à pena conhecer e conviver com você. Perfeito você não é, mas agradável você pode ser. Amável você pode ser. Gentil, dócil, manso, humilde, paciente, amigo, bondoso, fiel e pacificador você pode ser. Deus te criou pra isso! Escolha ser um verdadeiro discípulo de Jesus, ande no Espírito de Cristo, e viva em harmonia com toda a criação de Deus, sem precisar ser falso.

O Senhor te sonda e te conhece. Leia todo o Salmo 139 e deixe Deus te mostrar. Um dia, numa igreja católica, em Mariana-MG, eu ouvi uma canção que dizia: "Senhor, eu sei que tu me sondas!", e a minha vida mudou. Desde então continuo melhorando todo dia e derrubando máscaras todo dia. Sigo com alegria e graça o Caminho da Salvação. Eu recomendo: vale à pena. Que o Senhor te abençoe e te permita viver sem máscaras.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário