sábado, 12 de abril de 2014

Na presença dos deuses (Salmo 138.1)

na presença dos deuses a ti cantarei louvores, salmo davídico na babilônia
Devocional de 12/04/2014.

"Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração; diante dos deuses cantarei louvores a ti." (Salmo 138.1)

A questão da autoria na Bíblia pode gerar algumas confusões, e eu gostaria de falar um pouco sobre isto antes de falar do texto propriamente dito. Observando-se o número de anos decorridos nas narrativas, é fácil perceber que os livros de Samuel, por exemplo, não foram escritos totalmente por Samuel, assim como o livro de Isaías não foi escrito totalmente escrito por este profeta. Contudo, os discípulos desses profetas continuaram a escrever a obra deles, no mesmo espírito e com o mesmo propósito com que eles ministravam, sem mudar o nome ou o livro. Da mesma forma, o Salmo 138 é um salmo "davídico", mas isto não significa que ele tenha sido escrito pela pessoa de Davi, mas sim no espírito davídico. Para entendermos a intensidade deste salmo, é importante reconhecer isto e contextualizá-lo corretamente.

Por que isto e importante? Porque louvar a Deus não é difícil para um levita escalado para ministrar no templo de Jerusalém, remunerado para a sua atividade e satisfeito pela bonança da nação. Mas o Salmo 138 foi escrito no exílio, longe de Israel, em Babilônia. Mesmo longe de Jerusalém, o salmista se voltava em direção ao templo e agradecia ao Senhor pela vida (Salmo 138.2). O levita estava cercado por ídolos e pressionado pelos poderosos a prestar culto a falsos deuses. Entoar louvores a Jeová como único Deus nessas circunstâncias significava expor-se ao risco de morte. O culto dos hebreus era um desrespeito absoluto ao culto dos outros povos, que agora viviam misturados e compartilhavam crenças e costumes. Por isso é tão intensa a expressão do Salmo 138.1. Quando o salmista, em terra estrangeira, diz "eu te louvarei de todo o coração; diante dos deuses cantarei louvores a ti" ele está realmente cercado de "deuses" e arriscando a sua vida (seu coração) por amor ao único e verdadeiro Deus.

Quando louvamos a Deus em situações adversas ao invés de reclamar... quando honramos o Nome de Jesus com nossas atitudes e com nossas palavras... quando produzimos o fruto do Espírito na presença dos deuses da Babilônia, sendo sal da terra e luz do mundo... quando nos entregamos ao Eterno com todo o nosso coração... agimos como este salmista e agradamos a Deus, permitindo que seja cumprido o propósito para o qual Ele nos criou (Salmo 138.8).

O Senhor responde com alegria a esse tipo de oração (Salmo 138.3). Ele permite que o justo passe por angústias, mas preserva a sua vida da ira dos seus inimigos (Salmo 138.7). Deus olha das alturas e faz distinção entre os humildes e os arrogantes (Salmo 138.6). Ele manifestará a sua justiça e faz com que todos os reis da terra conheçam as suas promessas e lhe rendam graças (Salmo 138.4). Todos celebrarão os feitos do Senhor e declararão a grandeza da sua glória (Salmo 138.5).

A boca fala do que coração está cheio (Lucas 6.45). Para louvar (elogiar) a Deus com a boca "diante dos deuses" é preciso antes louvá-lo (elogiá-lo) com o coração (Salmo 138.1). Para que o seu coração adore o Senhor, é preciso que você encha a sua mente com tudo o que é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama, excelente e digno de elogio (Filipenses 4.8). Para que sua mente fique cheia dessas coisas, você precisa parar de enchê-la com o que é falso, usual, incorreto, impuro, odiável, de má fama, medíocre e repreensível,  com tudo o que os "deuses" da babilônia oferecem através de amizades espúrias, programas televisivos de péssima qualidade, músicas abomináveis e sites indecentes. Ao contrário, você deve se dedicar á leitura de bons livros, especialmente à Palavra de Deus, à conversa com pessoas de bem, à amizade com gente que você julgue ser "mais crente" que você, ao diálogo carinhoso com seus familiares, à escuta de boa música e de boas pregações, e à participação em cultos cristãos, células familiares e grupos de ministério. Sem isso, a babilônia vai te engolir sem você perceber... Mas se você já estiver enrolado com ela, está na hora de sair (Apocalipse 18.4).

"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo." (Romanos 10.9)

Louve a Deus na presença dos deuses.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. Está aí a importância de estudar a Bíblia Sagrada, pois várias interpretações podem vir em nossa mente nos levando a um entendimento errôneo podendo nos desviar da fé no Deus verdadeiro.

    Realmente é difícil viver nesse nosso sistema corrupto, corrompido e "mau" planejado em que vivemos sem ter a nossa fé e nosso relacionamento com Deus afetado.

    Como está escrito da Palavra de Deus: O povo perece por falta de conhecimento, e vejo que está acontecendo com todos em todos os sentidos e áreas de nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Na presença dos deuses a ti cantarei louvores que são os outros deuses.

    ResponderExcluir