Devocional de 30/04/2014.
"Quem observa o vento não plantará;
e quem olha para as nuvens não colherá." (Eclesiastes 11.4)
O principal fator que devemos levar em conta numa tomada de decisão deve ser interior. É claro que em toda decisão que tomamos, devemos levar em conta uma série de fatores externos. Mas quem quer obter sucesso no que faz, deve valorizar muito mais a convicção interior do que as circunstâncias externas.
Quem observa o vento não plantará; e quem olha para as nuvens não plantará. Este é um antigo provérbio bíblico expresso no livro de Eclesiastes, com validade incontestável em nossos dias. Se você observar a taxa de juros, não vai investir; se ficar olhando para o tamanho dos impostos, não vai empreender; se prestar atenção ao pessimismo do mercado financeiro, não vai contratar; se esperar pela ajuda dos governos e das instituições, não vai sair do lugar... A decisão de quebrar a inércia, acreditar em um novo desafio, começar um novo negócio, envolver-se em um novo relacionamento, congregar em uma nova igreja, começar uma nova família, ter um novo filho, trocar de casa, de carro, de tv, de smartphone, de roupa, de apelido, de cabelo, de vida ou do que quer que seja, exige uma atitude de coragem e rompimento que deve se basear muito mais na intuição, na certeza, na fé, na esperança, no sentimento de que "isso vai dar certo" do que na leitura dos cenários, no conselho das pessoas, na história de quem já fez ou no empurrão de alguém. Só quem age faz. Só quem arrisca consegue. Só quem muda obtém resultados diferentes.
As circunstâncias podem apontar oportunidades e mostrar caminhos mais propícios para se chegar a um objetivo. Mas aquele que só espera nunca alcança. Aquele que só avança em circunstâncias absolutamente seguras, jamais se move. Quem precisa de incentivos e para andar e não toma iniciativa, vai mofar em seu lugar. Deus nos fez seres ativos, e espera que sejamos entusiasmados, entusiastas, animados, auto-motivados, espertos, ligados, cheios de vida e ação, plenos de sonhos e planos, repletos de atitude e vigor.
Deus nos ensina a tomar a iniciativa até mesmo no nosso relacionamento com Ele. A Bíblia nos mostra que em pede recebe; quem busca acha; quem bate, a porta se abre; quem clama, acha a resposta; quem investe, obtém resultado; quem toca nas vestes do Senhor, é curado; quem luta, vence; quem marcha, chega à terra prometida; quem abençoa os outros, é abençoado por Deus.
Portanto, basta de esperar... até o ano que vem chegar; até um investidor apostar em você; até um emprego novo surgir; até um novo sócio acreditar; até o governo mudar; até um profeta te mandar ir; até a circunstância mudar; até o vento soprar; ou até a chuva cair... Coloque em prática os planos que você tem. Desenterre já os sonhos que Deus te deu. Não se permita passar a vida "sentado no trono de um apartamento com a boca escancarada e cheia de dentes esperando a morte chegar"... Faça agora aquilo que você sabe que tem que fazer. Comece imediatamente aquele projeto que só você pode executar! Chega de postergar. Pare de deixar para amanhã aquilo que é para ser feito hoje. Arregace as mangas e mãos à obra!
Coloque teus sonhos e planos nas mãos de Deus, e eles darão certo! (Provérbios 16.3)
Graça e Paz!
blogdopastortulio.blogspot.com.br
Muito bom
ResponderExcluirObrigada por compartilhar essa palavra.
ResponderExcluirMuito forte 🙌
ResponderExcluirDeus abençoe
Muito bom
ResponderExcluir