quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fidelidade na Frustração (Salmo 73.25-28)

a quem tenho eu no céu senão a ti?, minha alma desfalece mas Deus é força do meu coração
Devocional de 02/04/2014.

"A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti. O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre. Os que te abandonam sem dúvida perecerão; tu destróis todos os infiéis. Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos." (Salmo 73.25-28)

A família de Asafe escreveu o Salmo 73 como um "desabafo" ao Senhor. Confessaram a inveja que sentiram da prosperidade e saúde dos ímpios. Externaram a sensação de frustração por permanecerem puros e fiéis a Deus e ainda assim experimentarem a aflição e o castigo. Quantas vezes ficamos inconformados, quando nos enxergamos como Jó, tomados "injustamente" pela dor enquanto pessoas alheias a Deus e à sua Palavra seguem livres e leves pela vida?
"Quando tentei entender tudo isso, achei muito difícil para mim", disse o salmista no verso 16. Não conseguimos explicar tudo o que acontece na vida. Não dá pra entender porque muitas vezes coisas ruins acontecem a pessoas boas. E mesmo sem entendimento, porém com Fé e Esperança, entramos na presença de Deus e compreendemos que a justiça virá, quando o Senhor se levantar e destruir toda impiedade. É pura insensatez e ignorância irracional toda amargura e inveja que o justo por vezes pode experimentar. (Salmo 73.17-22)
É melhor permanecer fiel diante de Deus e confiar que ele desde já está nos sustentando, segurando a nossa mão direita, nos dirigindo com seus conselhos e, muito em breve, nos receberá com honras (Salmo 73.23-24). Precisamos nos entregar nas mãos de Deus, certos de que ele nos ama e sabe o que faz, e que ainda que as circunstâncias à nossa volta pareçam ruir. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Uma vez resolvida essa questão da frustração, nossa alma é consolada com o amor inexplicável e recíproco em relação a Deus, e se pergunta: o que mais eu quero? o que mais espero? Deus é tudo o que eu tenho nos céus, e é não há mais nada que eu deseje na terra além do Senhor (Salmo 73.25). Quando decidimos fazer do Senhor o nosso refúgio, a nossa esperança, o nosso prêmio e a nossa vida, tudo o mais fica pequeno, tudo em volta fica pouco relevante.
Quando expomos com sinceridade a nossa angústia e choramos no ombro certo, o ombro do Senhor, nãos fingimos que está tudo bem nem ocultamos nossa tristeza, mas acima dela entendemos que mesmo que nossa alma desfaleça, nosso coração fraqueje e nosso corpo se aflija, o Espírito nos consola com a certeza de que Deus é força do nosso coração e a nossa herança para sempre (Salmo 73.26). Ao invés de bancarmos super-heróis à prova de tudo, dizemos: estou triste, sim, mas Deus é a minha força e a minha recompensa!
Quando fazemos de Deus o nosso socorro em meio à tribulação, tomamos a decisão certa que ele espera de nós - e talvez tenha planejado tudo para nos provar e perceber que escolha faríamos. Quando experimentamos a angústia inexplicável e injusta, há duas possibilidades de reação da nossa parte. A primeira opção seria abandonar a fé, desviar-se dos caminhos de Deus e ser infiel a ele. Quem escolhe este caminho será destruído e perecerá (Salmo 73.27). Mas a segunda opção, escolhida pelo salmista, é a escolha certa, o caminho da sabedoria e da vitória: Mas, para mim, bom é estar perto de Deus; fiz do Soberano Senhor o meu refúgio; proclamarei todos os teus feitos." (Salmo 73.28) 
Escolha você também estar perto de Deus, fazer dele o seu refúgio e proclamar os feitos do Senhor. Esta decisão não deve ser tomada em vista de circunstâncias favoráveis, mas sim por causa de um coração quebrantado e um espírito inabalável, que ama ao Senhor de todo o coração, com toda a alma, força e entendimento. Deus não quer que você o ame porque tudo vai bem com você; ele espera que você o ame em qualquer situação e por isso então ele fará que tudo vá bem.
Deus te abençoe e te dê fidelidade e amor, graça e paz!
blogdopastortulio.blogspot.com.br 




Um comentário:

  1. Muito bom, era o que eu precisava ouvir, estou passando um momento de dificuldade, parecido com Jó, estamos perdendo tudo, me sinto sem saida, vim procurar consolo na palavra de Deus, pedi uma resposta e encontrei esse site. Gratidão.

    ResponderExcluir