sábado, 5 de abril de 2014

Cuide da criação para honrar o Criador (Salmo 96.12-13)

Teologia Verde, Ecoteologia, cuidado, zelo, ambiental, ecológico
Devocional de 05/04/2014.

"Regozijem-se os campos e tudo o que neles há! Cantem de alegria todas as árvores da floresta, cantem diante do Senhor, porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça e os povos com a sua fidelidade!" (Salmo 96.12-13)

O Senhor vem.
Cristo veio uma vez e voltará novamente, dessa vez para julgar a terra, o mundo e os povos, com justiça e fidelidade. Muitos se preocupam com isto. Mas isto é motivo de grande júbilo! Alguns pensam que Ele vem para destruir a terra e nos levar para o céu. Mas do Senhor é a terra e tudo o que nela há. Ele vem restaurar a terra!

A terra se regozija com a vinda do Senhor. As árvores das florestas cantam de alegria com a sua manifestação! A natureza criada aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus e do Senhor Jesus.

A terra clama por justiça. Os rios e mares não aguentam mais serem tratados como lixo. O vento e a chuva se revoltam contra o descaso humano com o ambiente em que vive. Os astros e as estrelas suplicam pela misericórdia do Criador.

E nós? O que temos feito?
Precisamos nos unir à criação e proclamar com ousadia a glória do Senhor. Temos que anunciar em toda parte que Deus, o Criador, reina sobre o universo e espera uma postura diferente de cada um de nós. Temos que cuidar do jardim no qual o Senhor nos colocou. Precisamos zelar pela preservação da natureza e temos que ser ecológicos. Não podemos agir irresponsavelmente.  A sustentabilidade não pode ser apenas um discurso. Não cabe mais uma existência nem tampouco uma teologia que não considerem o amor de Deus à criação e o papel do ser humano como aquele que deve cuidar de tudo.

Os campos que cantam ao Senhor de alegria são os mesmos que choram de tristeza pela maneira como são explorados. As árvores que dançam para o Senhor quando o vento lhes toca são as mesmas que negam fruto ao homem quando este lhe trata mal. Toda vida vem de Deus, todo ser que respira louva ao Senhor. A pessoa ambientalmente responsável também louva ao Senhor. Devemos amar a criação em honra ao Criador, assim como devemos amar o ser humano como mandamento de Deus.

Deixe o Senhor começar a vir através da sua vida. Seja você um instrumento de justiça de Deus!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário