sábado, 31 de maio de 2014

MENE MENE TEQUEL PARSIM (Daniel 5.25) - para teatro

foste pesado e achado rm falta, foste medido duas vezes
Devocional de 31/05/2014.

“Esta é a inscrição que foi feita: MENE, MENE, TEQUEL, PARSIM." (Daniel 5.25)

Todos em festa. Gente bonita. Música alta. Dança e espetáculo. Comida boa. Novas amizades. Negócios firmados. Sorrisos e flashes. Redes sociais bombando...

De repente tudo para. Escuridão. Silêncio. Uma mão surge do nada e os dedos escrevem com sangue quatro palavras sobre uma parede iluminada. MENE MENE TEQUEL PARSIM. A mão vai embora. A parede escurece, mas as quatro palavras continuam lá, e embora ninguém saiba o que significam, aterrorizam as mentes de todos.

Autoridades, tradutores, mestres, sábios, videntes, astrólogos, arqueólogos, místicos... Todos são consultados e ninguém consegue explicar de modo convincente o que significava aquilo.

Uma sábia senhora alerta a todos que havia um profeta na cidade, um servo do Senhor Eterno, que era capaz de decifrar sonhos. Ele era chato, foi isolado depois de mandar o último chefe de Estado pastar. Mas certamente ele teria a resposta.

Trouxeram o profeta. Ele rejeitou quaisquer presentes e retribuições financeiras pela revelação que traria. E explicou:

MENE MENE TEQUEL PARSIM

É uma mensagem de Deus pra você:

MENE MENE - Você foi medido duas vezes. Todos os fios do seu cabelo foram contados. Os anjos de Deus anotaram todos os seus passos, todas as suas atitude e também todas as suas palavras. MENE MENE significa que você vai ter de prestar contas de cada palavra, cada ação, cada silêncio e cada omissão em sua vida. O Todo-Poderoso Deus Onipresente filmou tudo e nada deixará oculto, mas tudo revelará.

TEQUEL - Você foi pesado na balança e seu peso foi reprovado. Sua ficha está suja. Seu filme está queimado nas gravações celestiais. Suas falhas são muito contundentes. Muitas de suas atitudes são reprováveis e muitas de suas palavras são tolas. Sua falta de reação diante da injustiça e o seu silêncio diante da exploração também tornam você um cúmplice da maldade que o cerca. Satanás, o seu adversário, está diante de Deus com uma lista enorme de acusações contra você. Você tem agido como tolo, e sua religião não pode lhe justificar.

PARSIM - Você perdeu, meu caro e minha cara... Você já era! A casa caiu. A sua bela babilônia caiu e tudo que você considera como seu será entregue a outro(a). Você está condenado(a) à morte e não há nada que você possa fazer para mudar isso, pois o tempo acabou. É o fim. Os seus dias acabaram e o que você julga que tem será dividido. Sua religiosidade é apenas uma crendice inútil, pois Jesus não é o Senhor sobre sua vida. Suas ações passadas serão apenas lembrança na memória daqueles que conviveram com você, e os seus sonhos e planos futuros serão enterrados junto com o seu corpo."

O profeta vira as costas e sai. As luzes se acendem. A música volta à toda. O garçon passa servindo. As pessoas voltam a conversar como se nada tivesse acontecido. As letras somem da parede como se estivessem sido escritas na areia soprada pelo vento.

Vida que segue... Deve ter sido apenas imaginação - pensou o convidado. Uma mão não poderia aparecer do nada e começar a escrever. Um profeta antiquado não surgiria assim e sairia de cena em seguida. Mesmo que ele fosse real, não passaria de mais um fundamentalista fanático. E além do mais, se Deus é amor, ele não deve condenar ninguém, pois ele quer o nosso bem e não o nosso mal. E se fizemos o mal, Jesus morreu para nos perdoar, não é mesmo? Portanto, comamos e bebamos porque amanhã morreremos... Mesmo se um dia houver apocalipse, a babilônia continuará animada, poderosa e desejada até lá...

O convidado se serviu e continuou festejando.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Águas que transformam (Ezequiel 47.9)

rio de Deus, saneamento espiritual, águas que transformam, Ezequiel 47


Devocional de 30/05/2014.

"Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porque essa água flui para lá e saneia a água salgada; de modo que onde o rio fluir tudo viverá." (Ezequiel 47.9)

Ezequiel 47 nos remete a uma canção conhecida. Cante:

Existe um rio, Senhor
Que flui do teu grande amor
Águas que correm do trono
Águas que curam, que limpam

Por onde o rio passar
Tudo vai transformar
Pois leva a vida do próprio Deus
E este rio está neste lugar

Quero beber do teu rio, Senhor
Sacia a minha sede, lava o meu interior
Eu quero fluir em tuas águas
Eu quero beber da tua fonte
Fonte de águas vivas
Tu és o rio, Senhor


O rio de Deus gera vida em todo lugar por onde ele passa. As águas purificadoras alimentam a criação e transformam a paisagem. O Espírito Santo lava toda impureza e leva embora toda a sujeira. As águas profundas que vêm do trono de Deus inundam a terra de modo que nada pode resisti-las.

Não há vida para quem não é mergulhado (batizado) no rio de Deus. Muitos são os que apenas molham os pés às margens desse rio e pensam que conhecem a glória de Deus. O rio do Senhor não é um riachinho ou um pequeno córrego que dá algum refrigério momentâneo. O rio de vida produz, cria, revitaliza, transforma. 

Você tem sido transformado pelas águas que saram? Você tem lavado a sua alma para se tornar alvo como a neve? O batismo pra você representa uma transformação diária ou um processo contínuo de purificação?

Na História recente da Igreja, dois tipos de cristãos se destacam: os que adotam o formalismo da religião e se lavam simbolicamente em um batismo ritualístico, e os que buscam ser lavados espiritualmente por meio dos dons espirituais. Mas eis que surge uma nova geração, um terceiro tipo de cristão, que mergulha todos os dias nas águas do Espírito, não para receber dons espirituais, mas para dar os frutos do Espírito. Amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio são o resultado - e não o meio - que buscamos em Deus (Gálatas 5.22-23)! A árvore que recebe a água da vida é a água que produz o fruto do Espírito.

A água da vida se mistura à água salgada que está em nós e saneia tudo, transforma tudo, purifica o todo. Tornamo-nos como árvores frutíferas cujas folhas não murcham e cujos frutos não caem. Nossas folhas se tornam remédio e nosso fruto se torna alimento (Ezequiel 47.12). É pelo fruto que dá que a árvore é reconhecida, não é pela água com que é regada. É o fruto do Espírito que precisamos buscar, muito mais do que os dons.

Que o Senhor te abençoe e te faça uma árvore frutífera, alimentada pela água pura do trono de Deus.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Profetiza! (Ezequiel 37.4)

filho do homem, profecia, poder da palavra, luz
Devocional de 29/05/2014.

"Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!'" (Ezequiel 37.4)


Às vezes Deus nos leva a lugares esquisitos

Um vale cheio de ossos secos é um lugar muito esquisito
Certamente é um lugar escuro, abandonado, com cheiro de morte
Um lugar desagradável, difícil de se estar

Mas, de repente, lá está você nesse lugar estranho

Tentando entender por que Deus te levou àquele rascunho do inferno
Impressionado, assustado: "meu Deus, deve estar havendo algum engano!"
O medo cresce, a dúvida invade a cabeça

É quando surge a voz inconfundível do bom Pastor

Voz suave e mansa que lhe pergunta sobre o que você vê
O profeta só está pronto para a sua missão quando seus olhos percebem a falta de vida
A verdadeira profecia é antecedida pela compaixão

Pois onde o homem vê perdição, o Senhor aplica esperança
Onde a escuridão exala o mal cheiro da morte, a Estrela da Manhã reflete sua luz
Quando o que era difícil se torna impossível, Deus começa a agir
Ele demonstra o seu poder e sempre nos surpreende

A única ordem que ele nos dá é: "Profetiza!"
O que Deus espera de nós é somente um pouco de fé
Quem enxerga a terra prometida abandona tudo o que tem e vai
Declarando a vitória do Senhor e o seu cuidado

Então os ossos secos se juntam e ganham carne
Sobre eles uma pele lhes cobre e dentro deles um espírito lhes dá vida
Vida gera mais vida e nova vida e muita vida
O Deus dos vivos é quem dá vida em abundância

Obrigado, Senhor, pelo sopro de vida que me nutre, pela esperança que me faz andar, pela luz que sai de dentro de mim para iluminar a terra.

Obrigado, Senhor, porque onde vejo ossos secos posso tocar e fazer viver. Maos que isso, com apenas uma palavra posso ordenar vida. O teu poder emana vida através de quando creio.

Profetiza, filho do homem! Este é o teu papel...

Graça e paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br









quarta-feira, 28 de maio de 2014

Pastores de si mesmos (Ezequiel 34.2-4)

falso pastor, pastores de si mesmos, autoridades irresponsáveis
Devocional de 28/05/2014.

“Filho do homem, profetize contra os pastores de Israel; profetize e diga-lhes: Assim diz o Soberano, o Senhor: Ai dos pastores de Israel que só cuidam de si mesmos! Acaso os pastores não deveriam cuidar do rebanho? Vocês comem a coalhada, vestem-se de lã e abatem os melhores animais, mas não tomam conta do rebanho. Vocês não fortaleceram a fraca nem curaram a doente nem enfaixaram a ferida. Vocês não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas. Vocês têm dominado sobre elas com dureza e brutalidade." (Ezequiel 34.2-4)

Não dá pra passar por este texto sem ouvir a dura advertência de Deus contra os pastores do seu povo. Observando todo o contexto de Ezequiel, devemos entender "pastores" como líderes espirituais, empresariais, comunitários, familiares ou governamentais. Todo tipo de autoridade tem a responsabilidade de cuidar dos seus liderados, e qualquer análise que fizermos nos mostrará que o Soberano Pastor tem razão em nos repreender.

Como líderes espirituais (pastores, ministros, presbíteros, padres, líderes de células, missionários, etc.) precisamos ser mais parecidos com o Bom Pastor Jesus. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas conforme Ezequiel 34, renúncia, dedicação, carinho, compaixão, humildade e amor andam em falta. Vaidade, orgulho, status, egoísmo, materialismo e misticismo sobram. Há boas exceções, mas no geral podemos afirmar que o rebanho de Cristo não tem recebido o cuidado devido, e ainda tem sido explorado. Enquanto celebramos em festa com os que resolvem entrar e contribuir, milhares de ovelhas feridas de alma, perdidas, frustradas de coração, abandonadas, decepcionadas com a igreja e desviadas do Caminho seguem perambulando e sofrendo sozinhas, à espera de uma milagrosa manifestação divina. Todo líder espiritual será julgado com maior rigor (Tiago 3.1). Precisamos, portanto, à semelhança de Jesus ser mais servos de vidas e menos gerentes de templos.

Como líderes empresariais (executivos, supervisores, líderes de sessão, empresários, empreendedores, profissionais liberais, etc.) precisamos atentar mais às necessidades dos clientes, fornecedores, colaboradores e comunidades à nossa volta, e cuidar para que sejam bem atendidos em suas necessidades. Mais do que fonte de lucro, nosso trabalho só faz sentido se tivermos nele uma missão de vida, uma contribuição para a nossa sociedade.

Como líderes comunitários e familiares (pai, avô, mãe, tio, tia, amigo da família, líder de associação, dirigente de sindicato, coordenador de ONG, etc.) precisamos entender que cuidar dos interesses da nossa família e comunidade é também cumprir uma responsabilidade que está no coração de Deus, Uma sociedade estruturada e uma igreja estruturada dependem fundamentalmente de famílias estruturadas.

Quanto aos líderes governamentais (vereadores, prefeitos e vices, deputados estaduais e federais, governadores e vices, senadores e presidente, secretários, ministros, procuradores, juízes e magistrados), eles precisam entender que esta palavra de Deus se aplica diretamente a eles, e a mão do Senhor vai pesar! Quer eles creiam ou não, todo poder lhes foi concedido pelo Pai (João 19.11). Enquanto se apascentam a si mesmos e o povo sofre, o Senhor prepara a ruína deles, pois ouve o clamor de cada mãe que chora pelo filho sem segurança nas ruas, sem atendimento nos hospitais, sem educação nas escolas, e sem qualidade de vida enquanto passa horas para se mover. Deus escuta o gemido da natureza, explorada de modo irresponsável. Ele vai se levantar. O Supremos Pastor não ficará quieto. Toda dureza e brutalidade serão castigadas. Toda omissão será punida. O dono do tempo sabe a hora certa de mudar a história.

Que o Senhor te abençoe e faça de você um líder segundo o coração de Deus.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br


terça-feira, 27 de maio de 2014

O orgulho é um perigo! (Ezequiel 28.17)


Devocional de 27/05/2014.

"Você ficou orgulhoso por causa da sua beleza, e a sua fama o fez perder o juízo. Então eu o joguei no chão a fim de servir de aviso para outros reis." (Ezequiel 28.17)

O orgulho e a fama podem causar um bom estrago. A maioria de nós não é preparada pra lidar com isso. Não são raras as histórias de gente boa que se perde quando começa a "se achar".

Uma moça muito bonita, um homem muito inteligente, um líder muito carismático, uma conselheira muito sábia, um crente muito espiritual... eis aí as presas preferidas para o tentador. Tentador este que é amplamente reconhecido na figura citada em Ezequiel 28. O rei de Tiro repreendido na profecia tem as características marcantes de Lúcifer - ou Satanás, o anjo de luz - que almejou o lugar Deus, e trocou sua formosura e sua nobre função celestial pelo papel de inimigo do povo de Deus, e advogado de acusação.

Ao pensar que somos melhores que os outros, desonramos o Criador deles, e seguimos o caminho do rei de Tiro. O orgulho é a falta da humildade. Deus se opõe ao orgulhoso, mas dá graça ao humilde.

Seja humilde sempre. Ainda que seja reconhecido(a), admirado(a), exaltado(a), cortejado(a), mantenha a boca no pó e a certeza de que você não é melhor do que ninguém. Mantenha o juízo no lugar! Caso contrário, o próprio Deus derrubará você, e ninguém poderá lhe ajudar.

Confesse o seu orgulho ao Todo-Poderoso. Peça humildade e simplicidade que Deus lhe concederá. Espelhe-se no Senhor Jesus Cristo, que mesmo sendo Deus humilhou-se até a vergonha e a morte. Sua vida toda é modelo para nós. Somente se considere um "cristão" - um discípulo de Cristo - se a sua vida se parecer com a vida dele.

O aviso foi dado. Satanás foi lançado ao chão e perdeu toda a sua glória para que nós não embarquemos no mesmo erro que ele cometeu. Siga o exemplo de Cristo, não o de Lúcifer, pois o destino dos seguidores de um e de outro será completamente diferente.

Jogue fora o orgulho, seja humilde e Deus te exaltará.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Erga o muro e coloque-se na brecha (Ezequiel 22.30)

príncipes, autoridades, sacerdotes, profeta, povo, intercessores, governantes, empresários
Devocional de 26/05/2014.

“Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum." (Ezequiel 22.30)

É provável que você já tenha ouvido falar nesse texto no que diz respeito a erguer o muro e colocar-se na brecha como intercessor por sua terra. Está certo, mas o texto completo envolve mais do que isto. Leia o contexto:

De novo a palavra do Senhor veio a mim. Disse ele: "Filho do homem, diga a esta terra: ‘Você é uma terra que não tem tido chuva nem aguaceiros no dia da ira’. Há nela uma conspiração de seus príncipes como um leão que ruge ao despedaçar sua presa; devoram pessoas, apanham tesouros e coisas preciosas e fazem muitas viúvas. Seus sacerdotes cometem violência contra a minha lei e profanam minhas ofertas sagradas; não fazem distinção entre o sagrado e o comum; ensinam que não existe nenhuma diferença entre o puro e o impuro; e fecham os olhos quanto à guarda dos meus sábados, de maneira que sou desonrado no meio deles. Seus oficiais são como lobos que despedaçam suas presas; derramam sangue e matam gente para obter ganhos injustos. Seus profetas disfarçam esses feitos enganando o povo com visões falsas e adivinhações mentirosas. Dizem: ‘Assim diz o Soberano Senhor’, quando o Senhor não falou. O povo da terra pratica extorsão e comete roubos; oprime os pobres e os necessitados e maltrata os estrangeiros, negando-lhes justiça. Procurei entre eles um homem que erguesse o muro e se pusesse na brecha diante de mim e em favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei nenhum." (Ezequiel 22.23-30) 

Deus mostra os problemas da terra:
- Príncipes (autoridades governamentais) que matam pessoas para apanhar tesouros e coisas preciosas;
- Sacerdotes (autoridades espirituais) que violentam a lei de Deus e as ofertas sagradas, abandonando a distinção entre o santo e o profano;
- Oficiais (empresários, profissionais influentes) que derramam sangue para obter ganhos injustos;
- Profetas (cristãos conscientes) que se omitem e enganam, declarando em nome de Deus que tudo está bem quando não está;
- Povo (população em geral) que rouba o pobre (também quando sonega), oprime o necessitado, maltrata o estrangeiro e nega a justiça.

É na falha de todas essas personagens envolvidas que Deus procura quem possa erguer o muro e colocar-se na brecha para que a terra não seja destruída:
- Deus busca adoradores e intercessores que honrem corretamente a lei e as ofertas, que façam distinção entre o sagrado e o imundo, para reconstruir a igreja e se colocarem como sacerdotes (autoridades espirituais) em favor dos demais;
- Deus procura oficiais (empresários, profissionais influentes) que obtenham lucros honestos para si mesmos e para os outros;
- Deus quer profetas (cristãos conscientes) que denunciem o mal e abençoem o bem, que valorizem aquilo que é certo, justo e direito;
- Deus espera ver um povo (população em geral) que respeitem o direito de todos, que não soneguem, que façam justiça ao pobre, ao oprimido e ao estrangeiro;
- Deus começa esta lista com a busca por príncipes (autoridades governamentais) que sejam exemplo para todos os outros, que não sejam gananciosos, que legislem, executem e julguem bem.

O conjunto dessa transformação completa significa erguer o muro. Cobrir as falhas onde parte dessa transformação não ocorre significa colocar-se na brecha. As brechas podem ser tapadas sempre por qualquer pessoa, mas o muro somente será erguido mediante ação consistente das partes envolvidas, com a liderança das autoridades governamentais (príncipes).

Até aqui alguns de nós tem se colocado na brecha, em oração, clamor, jejum, intercessão e adoração, rogando ao Deus Eterno em favor da nossa terra, do nosso país, do nosso Estado, da nossa cidade, nosso bairro, nossa igreja e nossa família. Isso precisa continuar! Porém agora é tempo de erguer o muro. Ninguém pode ficar na brecha o tempo todo. É preciso estruturar as coisas, consertar o que está quebrado, tapar definitivamente os buracos. Chegou a hora de iniciar a construção de uma nova família, uma igreja renovada, um bairro abençoado, uma cidade linda, um Estado eficiente, um país justo, uma terra santificada.

O Reino de Deus veio até você para que você faça a diferença. Erga o muro e coloque-se na brecha! Trabalhe, ouse, faça! Estabeleça-se como um intercessor santo, um empreendedor eficiente, um cristão exemplar, um cidadão correto ou um governante justo. Construa o muro, marque o território, proteja a nação, firme as defesas. Faça o que tem que ser feito!

Deixe o Espírito Santo de Deus moldar o seu caráter e abençoar os outros através de suas mãos, seus pés, seu sorriso, seu abraço, seu trabalho, sua oração, suas palavras e seu dinheiro. Seja sal para esta terra sem-sal e luz para este mundo sem-luz. Deus continua buscando alguém que erga o muro e se coloque na brecha. Que ele encontre você! Que a graça do Senhor seja com você.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

domingo, 25 de maio de 2014

O Senhor das árvores (Ezequiel 17.24)

os humilhados serão exaltados, os últimos serão os primeiros

Devocional de 25/05/2014.

"Assim saberão todas as árvores do campo que eu, o Senhor, abati a árvore alta, elevei a árvore baixa, sequei a árvore verde e fiz reverdecer a árvore seca; eu, o Senhor, o disse e o farei." (Ezequiel 17.24)

Preste atenção:
A árvore alta será abatida.
A árvore baixa será elevada.
A árvore verde ficará seca.
A árvore seca ficará verde.
Quem falou isso? O SENHOR.
Quem fará isso? O SENHOR.

Que árvores são essas? São pessoas.
É como o nosso Senhor Jesus também ensinou:
Os primeiros serão os últimos.
Os últimos serão os primeiros.
Quem disse isso? O Rei do universo.
Quem fará isso? Aquele que é.

O Todo-Poderoso é autor e também consumador da criação.
Tudo que existe é como uma linda obra de arte que o SENHOR fez.
Mas ele não concluiu esta obra ainda. 
Muitos retoques são necessários até que a obra fique pronta.
Muitas intervenções de Deus são necessárias até que tudo fique pronto.
Mas aquele que começou a boa obra é fiel pra completá-la.

Todas as árvores saberão, todas as pessoas verão.
A vingança pertence ao Senhor.
O Eterno é Deus de justiça.
Prepare-se para se surpreender!

Se você tem projetos que parecem impossíveis, onde você parece um davizinho contra o gigante, confie que o Senhor dos Exércitos vai lhe dar a vitória!

O Senhor te abençoe!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br


sábado, 24 de maio de 2014

Coração de Carne (Ezequiel 11.19-20)

novo espírito, coração d pedra, coração dividido, transformação, humanidade
Devocional de 24/05/2014.

"Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus." (Ezequiel 11.19-20)

Leia novamente o texto acima antes de continuar. Depois reflita comigo.

Esta profecia traz uma promessa de transformação para nós: Deus nos prometeu um novo espírito. A inicial minúscula no termo "espírito" significa que Deus está falando aqui do espírito humano, não do Espírito Santo. Significa que quando Deus nos dá do seu Espírito, o nosso espírito é transformado! Sim: Aquele que recebe a mensagem e a graça de Deus torna-se nova criatura. Essa pessoa não é "possuída" por algo exterior a ela. Não se trata de uma "força" maior que ela, que vem de repente e a capacita a fazer coisas sobrenaturais. Não! O espírito do profeta é sujeito ao profeta. A presença de Deus provoca transformação de caráter, e consequentemente a pessoa que crê se torna então filha de Deus.

O coração humano é normalmente dividido entre a vontade de fazer o que é certo e o desejo de praticar o que é errado. Isso é normal! Quando Deus invade nosso ser nosso coração deixa de ser dividido, pois a transformação faz com que declaremos nossa fidelidade a Deus, como uma esposa que se entrega a seu marido e diz: "Eu sou do meu amado!".

Este coração não dividido é um coração de carne. Sim: não é um coração angelical, nem um coração místico ou sobrenatural. É na nossa humanidade que Deus age. Ele nos torna mais humanos. Deus nos faz mais parecidos com ele à medida em que nos torna mais próximos do propósito para o qual fomos criados. Nosso coração humano deve palpitar amor pelos nossos semelhantes humanos. Nosso coração de carne foi feito para amar gente de carne e osso como nós. Sem isso, ninguém pode amar o Eterno e Poderoso Deus. Não é por acaso que o título que Jesus usava para si mesmo era "Filho do Homem". Não é na divindade que a revelação de Deus ao homem comove e transforma, mas sim na humanidade. Quando Deus se fez homem, viveu em plenitude como homem e venceu o mal como homem, ali se realizou o plano divino.

O coração de carne não é um coração de pedra. Ao escolher amar as pessoas de carne e osso, esse coração escolhe não amar a matéria feita de pedra, de cimento, de minério, de aço ou de ferro. Enquanto os corações de pedra se petrificam cada vez mais no materialismo frio, amando carros e construções, idolatrando deuses feitos "de pedra", o coração de carne prioriza o ser, dignifica a vida, ama o próximo.

Este é o caminho para que sejamos considerados povo de Deus. É nessa transformação de coração e espírito que o Deus Eterno se torna o nosso Deus. A promessa não fala de agregação a um grupo religioso. Não é no proselitismo evangélico ou católico que surge um cristão. Para o Senhor, a profecia se cumpre quando, pela transformação interior, o nosso coração de carne nos leva a sermos cuidadosos em agir segundo os decretos que ele estabeleceu, isto é, em obedecer as suas leis. E nós conhecemos os decretos e as leis de Deus. Elas estão escritas em nossas mentes e corações. Tudo o que Deus espera de nós se resume em amarmos o Senhor, nosso Deus, com todo o nosso coração, toda a nossa alma, toda a nossa força e todo o nosso entendimento. E só é possível fazer isto se também amarmos o nosso próximo como nos amamos a nós mesmos.

O amor a Deus e ao próximo, derramado por um coração de carne, não vai produzir outra coisa que não seja mais amor, com alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. O mandamento positivo (o que fazer) deve ser o nosso foco, muito mais do que o mandamento negativo (o que não fazer). Ao invés de gastar nosso tempo e nossa mente preocupados com o que não podemos tocar, ou comer, ou beber, ou realizar, seremos transformados quando concentrarmos nossos esforços e pensamentos na realização das coisas boas que sabemos que devemos fazer uns pelos outros.

Deixe o seu coração de carne cumprir o seu papel original e amar. Deixe o seu espírito sonhar, querer, planejar, clamar, orar e buscar. Então você estará agindo com o cuidado e o carinho que Deus espera. Que o Senhor te abençoe nisso!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

quinta-feira, 22 de maio de 2014

De pé! (Ezequiel 2.1)

Devocional de 23/05/2015.

deitado eternamente em berço esplêndido, levante-se, aprume o corpo

Ele me disse: “Filho do homem, fique em pé, pois eu vou falar com você”. 
(Ezequiel 2.1).

Deus quer falar conosco. 
Mas para isto precisamos ficar de pé.
Pois Deus não fala com gente frouxa, nem cansada.
Deus não lança pérolas aos porcos, nem ordens ao vento.
Quando ele fala, ele não joga palavra fora.
O Senhor espera que demonstremos prontidão.
Por que Deus gastaria seu tempo falando para quem não quer ouvir?

Ficar em pé significa muito mais do que aprumar o corpo.
É preciso erguer o espírito, levantar a cabeça, e ficar preparado.
Se a ordem que ele der for para sair, a mala já tem que estar feita.
Os pés precisam estar calçados e a armadura tem que estar pronta.
Deus não é de ficar perguntando a nossa opinião, nem construindo democraticamente.
O Senhor tem pressa, sua demanda é urgente.
Nada pode ser mais importante do que a ordem que Deus dá.

O exército de Deus na terra não tem guardado posição de sentido.
O bem-estar, o conforto, o entretenimento e o lazer têm sido mais importantes.
É por isso que a voz de Deus tem estado tão longe.
Será que queremos ouvi-la? Resistiríamos à sua voz?
Que religião pagã é esta onde o fiel dá ordens ao seu mudo deus? 
Que deus é esse tão doce e amável que tudo faz para o adorador que afirma segui-lo?
Que adoração é essa onde o homem troca de comunidade como se troca de carro ou de emprego?

O Deus Eterno não é como os deuses das nações.
Ele não manda recado, ele dá ordens aos principados e potestades.
O Senhor é rei, legislador e juiz.
Os exércitos dos céus estão atentos às suas ordens.
Os astros e as estrelas obedecem à sua voz.
Mares e ventos, peixes e aves, insetos e mamíferos se movem pela sua palavra.
Reis da terra e príncipes, magistrados e parlamentares só existem porque o Soberano Deus lhes dá poder.

Quem é como o nosso Deus?
Se existe qualquer coisa, foi o Senhor dos senhores que fez.
Ele não é empregadinho para a vaidade de crentes mimados.
O sangue de Jesus não foi derramado para que nos reunamos em nome dele no dia que pudermos, na hora que tivermos livre e do jeito que quisermos.
O seu favor não pode ser comprado.
Somos nós que precisamos dele, e não o contrário.
A misericórdia do Senhor por nós é a única causa de não sermos exterminados.

É preciso que tenhamos temor e tremor diante do Todo-Poderoso.
Ele exige que estejamos espiritualmente de pé para que possamos ouvi-lo.
Só está espiritualmente de pé quem já morreu e ressuscitou.
Só pode ouvir a voz do Mestre quem é discípulo aplicado.
Só pode chamá-lo "Senhor, Senhor" quem faz o que ele manda.
Só pode obedecê-lo quem medita na sua palavra e dela se alimenta diariamente.
O homem que não se alimenta não consegue ficar de pé.

Que Deus nos dê a graça do temor, pois este é o primeiro passo para a sabedoria.
Que ele derrame sobre nós o seu Espírito, sem ele só nos resta os desejos da carne e suas obras.
Que vivamos em amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio: então estaremos todos os dias com nosso espírito de pé diante do Senhor.
Que a vontade de Deus, já revelada para nós nas Escrituras, seja priorizada e amada.
Que assim sejamos ovelhas que reconhecem a voz do Supremo Pastor.
Que a graça do Senhor Jesus, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito estejam sempre conosco para que ainda que estejamos caídos, possamos nos levantar, tomar nossa responsabilidade, e caminhar.
Não podemos mais ficar deitados eternamente em berço esplêndido...

De pé, filho do homem, pois o Senhor vai falar com você!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

O Senhor é bom! (Lamentações 3.25)

o Senhor é bom para com aqueles que o buscam, amor, amor de Deus

Devocional de 22/05/2014.

"O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam" (Lamentações 3.25).

O Senhor é bom: Sim, Jesus é bom!
Não há ninguém que tenha dado maior prova de bondade do que ele.
Bondade que desconcerta.
Bondade que constrange.
Bondade que conquista e atrai.

Nem no livro das Lamentações é possível deixar de louvar ao Senhor.
Ele não ama só de palavras.
O seu amor é maravilhoso.
A sua misericórdia não tem fim.
A sua graça é melhor que a vida.

Eu sempre vou falar sobre a bondade do meu Deus.
Eu sempre vou cantar, falar e escrever sobre o quanto ele me ama.
Sou grato, honrado, totalmente feliz porque o Senhor, ele mesmo, é a minha porção.
Nada vai me abalar.
Nada vai me separar do Maravilhoso e Eterno Amado da minha alma.

Nele deposito a minha esperança.
Eu não confio em carros ou cavalos.
Eu confio no Deus de Amor.
Eu sirvo o Deus que é Amor.
Eu respiro por causa do seu grande amor.

Minha inspiração é Jesus.
Minha alegria é viver para o Príncipe da Paz.
O seu rosto se volta a meu favor, ele me reconhece e me abraça.
Jamais serão confundidos aqueles que o buscam.
Como é bom um amor correspondido! Como é bom amar aquele que ama incondicionalmente...

Com Cristo eu não temo o perigo.Ele me sustenta e me capacita, me faz andar em lugares altos.
Ele me honra diante dos meus adversários.
Que amor é esse? Que favor tão grande!
Eu sempre servirei e darei minha vida pelo Excelso Deus.

Ele não leva em conta as transgressões.
Ele não pode ser comprado...
Santo Deus bendito para todo o sempre!
Todo ser que respira deve viver pra te adorar.
Toda partícula de vida sussurra o teu nome em gratidão.

Senhor: eu não sou nada, mas eis-me aqui.
Tudo o que tenho não tenho mais: sou teu.
Toma-me em tuas mãos e faz o que te apraz.
Eu vou pra qualquer lugar, desde que seja sob tua proteção.
Tu és o meu dono, meu defensor, meu redentor e meu libertador.
Toda glória ao Rei dos reis... Aleluia!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Você abandou a sua cidade? Eu não! (Jeremias 49.25)

Jeremias 49.15, pré-candidato, deputado federal, marcos túlio, PEN 51
Devocional de 21/05/2014.

"Como está abandonada a cidade famosa, a cidade da alegria!" (Jeremias 49.25)

O Brasil é o país da alegria. Quantas cidades brasileiras são famosas por causa de sua hospitalidade, simplicidade, vida e alegria? Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Natal, Salvador, Fortaleza, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Cuiabá, Brasília, Manaus e tantas outras são cidades mais do que maravilhosas, nas quais já tive o prazer de trabalhar e me encantar com suas paisagens e com seu povo...

Eu poderia falar de muitas outras cidades, mas escolhi citar apenas estas doze, porque são as cidades que foram escolhidas para sediar, nos próximos dias, a Copa do Mundo FIFA de Futebol, evento inigualável em importância para o esporte mais popular do planeta... E justamente quando o país do futebol e da alegria recebe o evento mais festejado do mundo, encontramos a triste frustração da cidade da alegria... Nossas ruas não indicam que estamos à véspera de receber turistas do mundo inteiro, nossos aeroportos não estão prontos para isto, nossos prestadores de serviço não estão preparados, nosso trânsito não está fluindo, nosso povo não está animado e raros são os que vão acompanhar algum jogo de perto...

O que aconteceu? O que houve com a cidade famosa? Cadê a cidade da alegria? ... Ela foi abandonada! (Jeremias 49.25).

BH foi abandonada. 
Rio foi abandonada. 
Sampa foi abandonada. 
Natal foi abandonada. 
Recife foi abandonada. 
Salvador foi abandonada. 
Fortaleza foi abandonada. 
Manaus foi abandonada. 
Cuiabá foi abandonada. 
Brasília foi abandonada. 
Curitiba foi abandonada. 
Porto Alegre foi abandonada....
Mas atenção: cada uma delas foi abandonada, mas não foi pelos políticos não. 
Eles estão lá!

A cidade foi abandonada por você!
Sim. Você abandonou a sua cidade.

Você não deu atenção.
Você não quis se envolver.
Você não se preocupou.
Você não acompanhou.
Você não se colocou à disposição.
Você não cobrou de seus representantes.

Todo mundo acha lindo quando alguém reclama que um professor ganha mil enquanto um vereador ganha dez mil... Mas cadê o professor que, omisso, não elegeu seu representante?

Todo mundo dá razão quando o empresário reclama que paga impostos demais... Mas aonde estavam os empresários na hora de lançar candidatura e de eleger verdadeiros gestores para cuidar de nosso país?

Todo mundo critica o domínio das minorias e a ditadura dos movimentos socialistas, que dia após dia aprovam cotas e políticas exclusivistas que privilegiam suas classes.... Mas por que a maioria se omitiu e não defendeu seus valores familiares e tradicionais, o direito à igualdade e à meritocracia?

Como está abandonada a cidade da alegria! Acho que é por isso que ela está ficando triste...

Em junho de 2013 eu saí às ruas na grande manifestação que tomou conta do país. Ninguém entendia direito aquele sentimento de protesto e revolta: uns queriam R$ 0,20 na passagem, outros queriam hospital e escola padrão Fifa, outros clamavam por uma democracia mais justa... Ali no meio da Afonso Pena eu tive uma leitura especial sobre o que estava acontecendo. A sensação que eu experimentei era: Esta cidade é minha. Este país é meu! Eu não posso entregar isso aqui para a Fifa. Não vou ficar quieto e deixar o PT ou quem quer que seja fazer o que quer com minha nação... Eu vou me levantar e brigar pelo que é meu!

De lá pra cá eu, que já acompanhava o dia a dia da política e da economia pelos jornais, quintupliquei minha atenção ao assunto. Futebol continuou sendo um assunto interessante, mas nem de longe recebeu minha dedicação quanto o futuro do meu país. Além de ler sobre os fatos, passei a estudar, definir opinião e publicar em minha rede social, buscando influenciar outras pessoas, compartilhando minha indignação com o desmando, a negligência, a incompetência e a corrupção dos políticos atuais em sua grande maioria. Registrei filiação a um partido político que nunca tivesse disputado uma eleição, para quem sabe em algum momento assumir de vez um papel relevante no destino da minha cidade, meu Estado e meu país...

Desde então venho orando, jejuando e meditando sobre a possibilidade de me candidatar agora em 2014 ou futuramente. Descobri que minha vocação é nacional. Percebi que a necessidade é urgente. Acreditei que Deus quer mudar o nosso país e quer contar com gente nova pra fazer isso...

Decidi então colocar meu nome à disposição do Partido Ecológico Nacional (PEN 51) como pré-candidato a Deputado Federal pelo Estado de Minas Gerais. Se o projeto se confirmar, se Deus me abençoar e se um grande número de pessoas que pensam como eu me apoiarem, na convenção do partido dia 15 de junho desse ano vou registrar minha candidatura, e vou lançar meu nome como opção ao Congresso Nacional no dia 5 de outubro próximo.

É claro que dá frio na barriga! É óbvio que eu não sei como conduzir uma campanha... Tudo é muito novo e certamente é muito, muito difícil... Mas eu tenho convicção que Deus está comigo, e eu tenho a sua bênção para esta caminhada. 

Se você quiser saber mais a respeito, visite e curta minha página no facebook, deixe sua mensagem de apoio e suas sugestões:

https://www.facebook.com/marcostulio5100

Eu não vou mais deixar a minha cidade e o meu país abandonados e entregues a essa corja de ladrões que têm dilacerado a nação. Se você também não quer, venha comigo, e vamos juntos construir esta candidatura.

Que o Senhor me abençoe. Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br 

Maldito (Jeremias 48.10) - Poema

Jeremias 48.10,

Devocional de 20/05/2014.

“Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor! Maldito aquele que impede a sua espada de derramar sangue!" (Jeremias 48.10)

Maldito é aquele que faz mal-feito
Ai de quem faz de qualquer jeito
Maldito é aquele impede o Senhor
de executar justiça e derramar amor

Maldito é aquele que tem negligência
Não mostra carinho, não faz com excelência
Maldito é aquele que enterra o talento
Não ajuda e não cria, é só murmúrio e lamento

Reclama, critica, mas não tem proposta
Sua boca é maldita, sua mente é uma crosta
Impede a justiça, promove a impunidade
Inverte os valores  e oculta a verdade

Maldito é aquele que não vive o que prega
Sua vida é hipócrita, sua intenção é cega
Maldito é aquele que a Deus prejudica
Seu destino é terrível, o seu nome não fica



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Para onde ir? O que fazer? (Jeremias 42.3) - Poema

poema, devocional pastor túlio

Devocional de 19/05/2014.

"Ore rogando ao Senhor, ao seu Deus, que nos diga para onde devemos ir e o que devemos fazer”. (Jeremias 42.3)

Para onde devo ir?
O que devo então fazer?"
Se você a Deus pedir
Ele vai te responder

Pois resposta ele tem
Para quem lhe perguntar
O Senhor Eterno é quem
Pode tudo revelar

Toda dúvida e questão
Leve agora ao Redentor
Ele estende a sua mão
E aponta com amor

domingo, 18 de maio de 2014

Alguma coisa é difícil demais para Deus? (Jeremias 32.27)

Senhor, Deus de toda a humanidade, Fé, Convicção, Gratidão, Atitude
Devocional de 18/05/2014.
Mensagem ministrada à Igreja Batista Central do Barreiro na mesma data.

"Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?" (Jeremias 32.27)

Quando nos aproximamos de Deus, precisamos crer que ele existe e recompensa os que o buscam, de modo que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). Quando ficamos em dúvida se Deus nos concederá aquilo que lhe pedimos em nome de seu Filho, ofendemos a Deus, pois é como se duvidássemos da capacidade de Deus em realizar aquilo que lhe confiamos, ou então é porque não temos certeza de que aquilo que estamos pedindo está de acordo com a vontade de Deus.

Portanto, como todos nós sempre temos vários pedidos que apresentamos a Deus, precisamos avaliar se os pedidos que apresentamos vão de encontro àquilo que o Senhor valoriza, e imediatamente então devemos excluir este "desejo" de nossa lista de pedidos ou então podemos antecipar o agradecimento pela realização do mesmo, com a certeza de que será feito.

Sendo assim, o que precisa ser mudado em nossos pedidos para que eles glorifiquem a Deus? O que não pode jamais faltar em nossas petições para que elas sejam realizadas conforme a vontade suprema do Rei dos reis? 

Certamente, muitos pontos poderiam ser listados aqui, mas por motivos didáticos, gostaria de destacar 3 características que não podem faltar de jeito nenhum em nossos pedidos para que eles glorifiquem a Deus. Decore-os:
1) Convicção de que a realização deste pedido glorifica e agrada a Deus
2) Gratidão a Deus pela realização deste pedido
3) Atitude de amor ao próximo que mostre a Deus a sua convicção e a sua gratidão

Um pouco mais sobre essas três características:

1) Convicção

Quando você tem convicção, você tem certeza de que o que você está pedindo glorifica e agrada a Deus. Você não titubeia, não duvida (Tiago 1.6), pois já racionalizou o pedido, já verificou a compatibilidade do pedido com a Palavra de Deus, e também já compartilhou o pedido com alguém que ama a Deus e também te ama a ponto de te dizer "não convém".

Quando você tem convicção a respeito de um pedido, você visualiza o pedido atendido e passa a ter tanta certeza de que ele será atendido que não consegue mais voltar atrás e visualizar a realidade sem o pedido estar atendido.

Um exemplo pessoal: Houve um tempo em que eu pedia a Deus para ter o privilégio de servi-lo como pastor. Durante vários anos, eu escrevi este pedido em meu projeto de ano novo. Durante muitas campanhas de oração, semanas do clamor, jejuns, quarta-feira da vitória, etc., eu coloquei este pedido para Deus. Eu até me preparei para ele, entre 2001 e 2004 eu fiz uma pós-graduação em teologia. Mas eu não tinha convicção de que era vontade de Deus que eu me dedicasse ao ministério pastoral. Eu tinha vontade de ser um ministro do Evangelho, mas vivia bem sem aquilo. Poderia passar anos sem pastorear. No fundo, no fundo, eu até preferia continuar tocando a vida sem isso, pois eu imaginava que o ministério comprometeria meu bem-estar, meu conforto, e me traria cobranças e chateações que eu não estava muito a fim de aguentar. Então eu pedia, mas não tinha convicção, e daí não era atendido. Até que chegou um dia em que eu entendi claramente que Ele me queria na linha de frente de sua obra, e que eu não deveria mais fugir. Quando isso aconteceu, minha oração mudou, minha atitude ficou diferente, minha convicção chegou. Então eu desejei ardentemente cumprir a vontade de Deus para minha vida e coloquei esta questão de tal maneira diante de Deus, que não haveria meio de Ele não atender, porque o pedido não era mais meu, era dele mesmo. Era tão claro, que não havia como a igreja ou os pastores não reconhecerem. Era tão forte, que não seria possível a minha família não me apoiar...

2) Gratidão

Quando você é grato, você sente que alguém fez por você algo que poderia não ter feito. Você entende que este alguém notou e valorizou você, destacando e reconhecendo sua própria pessoa no meio de uma multidão. Você é grato porque foi reconhecido e tratado de modo especial.

Quando você apresenta a Deus um pedido estando antecipadamente grato a ele pelo atendimento desse pedido (Marcos 11.24), você expressa a sua convicção não somente na propriedade e pertinência do pedido, mas também no poder majestoso de Deus, na sua capacidade de transformar a realidade imediatamente, não importa quão difícil ou impossível pareça para o homem. O coração grato se destaca especialmente em meio à catástrofe e o desespero. A gratidão torna a fé inabalável.

Outra experiência pessoal: Quando eu me casei, experimentei um momento de grande dificuldade financeira. Eu tinha uma empresa, tomei um calote e quebrei. Fiquei devendo dois: Deus e o povo. Móveis por pagar, aluguel vencido, contas estourando... Houve momentos de passar o dia inteiro com uma maçã e nada mais. Mas eu e Ainoã fizemos um pacto de nunca reclamar e sempre agradecer a Deus, repetindo todos os dias um ao outro: "Deus dá graça ao humilde!". E ao receber um troco por uma aula de informática que eu tinha conseguido, separei uma oferta e fiz um voto a Deus de que eu sempre lhe daria um valor maior no mês seguinte durante algum tempo. A partir daquele dia o Senhor foi tão fiel, que inexplicavelmente multinacionais para as quais eu nem tinha enviado currículo começaram a ligar na minha casa para eu prestar consultoria pra elas e até para me oferecer emprego, e sem sequer tirar oferta adicional, somente com o dízimo, eu glorifiquei a Deus por dezenas de meses seguidos com dízimos sempre superiores ao dízimo do mês anterior, mesmo sem haver inflação no país.

c) Atitude

Quando você tem atitude, você expressa sua convicção e sua gratidão através de atos de justiça e amor ao próximo. Você não ritualiza a sua fé e a mata. Pelo contrário, você dá vida à sua fé com obras (Tiago 2.26).

Quando você se importa e demonstra o seu amor para com as pessoas à sua volta, especialmente as que estão mais necessitadas do que você, você permite que o Senhor seja o Deus de toda a humanidade (Jeremias 32.27). Uma vez que quem dá ao pobre empresta a Deus (Provérbios 19.17), a solidariedade é naturalmente o tempero final que devemos colocar em todo pedido que entregamos a Deus, pois para o cristão, o amor é a expressão maior da fé. Você sempre pode ajudar alguém. Se achar que não tem nada para dar, doe seu sangue!

Mais uma experiência pessoal: Além de contribuir regularmente na igreja de Deus, é comum abençoar missionários, prestar algum tipo de assistência social, ou no mínimo auxiliar minha própria mãe e sogra. Estamos sempre envolvidos em forma de ajuda ou doação. É inegável o resultado que colhemos no atendimento aos nossos pedidos, não somente financeiros, mas em todas as áreas. Podemos dizer que até aqui nos ajudou o Senhor (1 Samuel 7.12). 



Não há respaldo bíblico para alguém pensar que o simples fato de frequentar uma igreja evangélica torna uma pessoa especial para Deus e gera no mundo espiritual o compromisso automático de Deus atender todos os seus pedidos. O reino de Deus tem princípios simples e claros, que se os compreendermos e praticarmos, seremos bem-aventurados. Um desses princípios mostra que absolutamente nada é difícil para Deus, pois ele é Todo-Poderoso! Cabe a nós nos aproximarmos dele com uma fé que não seja uma mera superstição ou crendice religiosa, mas uma fé real que expresse nossa convicção, nossa gratidão e nossa atitude de amor ao próximo.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br



sábado, 17 de maio de 2014

De todo o coração (Jeremias 29.13)

vocês me procurarão e me acharão quando me buscarem de todo o coração, fé, crente
Devocional de 17/05/2014. 

"Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração" (Jeremias 29.13).

Quando o Senhor Jesus se entregou na cruz, o véu do templo se rasgou e tudo se fez novo. Fomos reconciliados com o Pai por meio do sangue de Cristo, e uma nova aliança foi estabelecida. O acesso ao Santo dos Santos foi liberado.

A única exigência para o relacionamento com Deus é busca-lo de todo o coração. Não há sacerdote, ritual, regra, templo, denominação, igreja, pastor, profeta, santo, intercessor, sobrenome, dinheiro, ministério ou obra capaz de garantir a presença de Deus. Ele mesmo, sem mediação alguma, coloca-se à disposição de todo aquele que o ama de todo o coração, alma, força e entendimento.

Mais simples que isso é impossível. Não há religião. Não há nada no meio. Somos todos iguais perante Deus. Não há uma classe sacerdotal superior. O próprio Cristo é nosso sacerdote perfeito.

É uma pena que muitos se contentem com a "carteirinha" da igreja e se considerem prontos pelo simples fato de pertencerem a um "grupo especial". Talvez um dia na história, quando os seguidores de Cristo sofriam dura perseguição e estavam sujeitos à morte pelo simples fato de confessarem que Jesus é o Cristo, bastava alguém e ser batizado para demonstrar claramente uma fé inabalável, e uma amor incondicional a Deus. Mas hoje não vivemos mais esta realidade. Em muitos casos ser "gospel" é chique, e ser "evangélico" é status. Portanto, uma simples declaração de fé não significa mais a busca de todo o coração.

Então o que significa hoje buscar a Deus com intensidade? Como alguém pode expressar sua fé sincera? Através dos atos de justiça.

Nos dias atuais, qualquer um pode se dizer crente, e todo mundo afirma que tem fé, que ama a Deus e adora o seu Filho. Mas são poucos, raros mesmo, os que demonstram com a vida o fruto do Espírito ao invés das obras da carne.

Veja que estou falando do fruto do Espírito conforme Gálatas 5.22-33, e não dos dons do Espírito. Qualquer um pode profetizar, falar em outras línguas, tocar, cantar, pregar e até curar enfermos e não ser sequer conhecido pelo Senhor. Mas assim como pelo fruto se conhece a árvore, assim também a fé de alguém é conhecida pelas obras, pelos atos de justiça. Deus está perto de quem vive cotidianamente o amor, a alegria, a paz, a paciência, a gentileza, a bondade, a fidelidade, a mansidão e o domínio próprio.

Quem ama a Deus cuida do pobre, alimenta o faminto, abriga o órfão e sustenta a viúva. Quem é aliança do com Deus expõe sua vida a risco e se abdica de seu conforto e segurança em prol dos oprimidos e injustiçados. Quem é cheio do Espírito Santo não considera com seu nada do que possui, e reparte com os simples a sua inteligência, o seu conhecimento, o seu talento, o seu combustível, a sua comida, a sua indignação e a sua alegria.

Pense sobre isso e faça alguma coisa. Considere o seu passado: você tem amado o seu irmão a quem você vê? Isto é pré-requisito para quem quer amar a Deus, a quem não vê.
Que Deus nos dê a graça de mudarmos nossa agenda e nossas prioridades. Ele não está longe de nós.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br