sexta-feira, 2 de maio de 2014

Inversão de valores (Isaías 5.20)

chamar o certo de errado e o errado de certo, Isaías 5.20, devocional
Devocional de 02/05/2014.

"Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo!" (Isaías 5.20)

A Bíblia é nosso referencial de valores, nosso manual de vida. Com o Criador do Universo aprendemos a valorizar o amor e a justiça. Devemos praticar o bem e exercer a misericórdia, devemos odiar o mal e condenar a iniquidade. Há comportamentos adequados que são louváveis, dignos de honra, merecedores de elogio e reconhecimento; e há atitudes perversas que são inadequadas, condenáveis, indignas até de ser citadas, merecedoras de repúdio e jamais deveriam ser praticadas, muito menos ensinadas.

É importante estabelecer que condenamos comportamentos e não pessoas. As pessoas estão sujeitas somente ao julgamento do próprio Deus e portanto não é nosso papel julgá-las. Elas vivem suas vidas diante da contínua possibilidade de arrependimento e mudança de mente, portanto o que elas são hoje não corresponde necessariamente ao que elas serão amanhã. Mas ainda que não mudem, nada nos dá o direito de nos colocarmos acima delas. Portanto, mesmo se não concordamos com as pessoas e não aprovamos suas atitudes, devemos amá-las incondicionalmente, como amamos a nós mesmos. Podemos respeitosamente opinar sobre o comportamento delas, mas não podemos decidir por elas, nem tampouco podemos discriminá-las em quaisquer circunstâncias.

Mas quando falamos sobre comportamentos, é absolutamente lícito estabelecer parâmetros e opiniões respaldadas que expressem o que convém e o que não convém ser feito, o que deve ser ensinado e o que deve ser condenado. É neste sentido que a Bíblia diz: "Ai" daqueles que invertem os valores naturais da Criação, chamando o mal de bem e o bem de mal, a luz de trevas e as trevas de luz, o doce de amargo e o amargo de doce (Isaías 5.20). Deus colocou um "Ai", isto é, uma condenação para aqueles que, em clara rebeldia, não valorizam o que Ele valoriza, e valorizam o que Ele condena.

Este "Ai" pode ser atribuído a uma pessoa específica, quando esta pessoa assume o risco de inverter os valores. Mas ele também pode ser atribuído a uma organização e até mesmo a uma nação, se estas oficializam em suas normas, leis e práticas, esta condenável inversão de valores. É aí que entramos hoje em um perigo sem precedentes na história do Brasil, momento em que estamos muito próximos de promulgar leis que não somente levarão o país a uma vulnerabilidade social muito grande, como também nos classificarão espiritualmente como uma nação que abomina o que Deus ama, e ama o que Deus abomina. Não há como descrever as maldições implícitas em tal classificação.

Na prática, isto significa que a aprovação de novas leis que permitam e incentivem práticas como o aborto, o sexo infantil, o uso e o tráfico de drogas, o casamento homossexual, a desinstitucionalização da família, a restrição a cultos cristãos e a restrição à liberdade de expressão (como defendem abertamente políticos ligados a partidos como PT, PSOL, PV, PC do B, dentre outros) levariam o país inteiro à maldição divina (e não apenas os praticantes) e, portanto, as pessoas que crêem em Deus devem orar e agir para que esse tipo de projeto de lei não sejam aprovados, esse tipo de partido político não cresçam, e esse tipo de candidato não sejam eleitos.

Lutar contra a aprovação de determinadas leis implica em lutar contra a eleição de determinados candidatos e contra o crescimento de determinados partidos. E evitar o crescimento de alguns tipos de políticos e partidos significa necessariamente a votação em outros políticos e outros partidos. Ignorar política, abster-se ou anular o voto só contribui para reforçar aquilo que a maioria desavisada segue fazendo, que em muitos casos significa a eleição justamente dos que lutam pela inversão de valores. Portanto, o não envolvimento político e consciente dos cristãos no processo democrático de escolha de seus representantes significa a igreja abrir mão de sua função de sal e luz na nação aonde foi plantada, e em última instância, é pecado. Alguém que se diz cristão não tem o direito de se omitir em questões de importância tão significativa sob nenhum pretexto. O Senhor promete perdoar os nossos pecados e sarar a nossa terra quando nós, que nos chamamos pelo nome dele, nos humilhamos, oramos, buscamos a Sua face e nos convertemos do nosso mau caminho. Deus entregou em nossas mãos a responsabilidade sobre os destinos de nossa nação.

Portanto, não se omita nem se cale em relação a todo comportamento, opinião ou defesa de leis que levam à inversão de valores. Você deve zelar por aquilo que Deus zela, amar aquilo que ele ama, valorizar o que ele valoriza, e consequentemente odiar o que ele odeia, rejeitar o que ele rejeita e denunciar o que ele abomina, sem ofender as pessoas, mas sem se abster de um posicionamento claro e transparente a respeito do que é certo ou errado, bem ou mal, luz ou trevas.

Saia de cima do muro. Posicione-se. Marque o território com base na Palavra de Deus.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

9 comentários:

  1. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne[8], seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira.

    ResponderExcluir
  2. CONTROVERCIA SOBRE QUEM E DEUS Gênesis
    1:2 E a terra eram sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. MAS TEM DEUS MAIS O SEU ESPIRITO, QUANDO DIZ O ESPIRITO DE DEUS E O PRÓPRIO DEUS. João-4:24+ Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.MAS O QUE E ADORAR EM ESPIRITO?
    MATEUS (12,28) Mas se é através do Espírito de Deus que Eu expulso os demônios, então o Reino de Deus chegou até vós. (Apóstolos 16,7) Chegando perto da Mísia, tentaram entrar na Bitínia, mas o Espírito de Jesus impediu-os. VEJA BEM O ESPIRITO DE JESUS
    Romanos-8:5 Porque os que são segundo a carne inclinam - se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. EU SOU ESPIRITO COMO DEUS E ESPIRITO 8:6 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. O CORPO FISICO QUER AS COISAS DA TERRA QUE LEVA A MORTE, MAS O ESPIRITO LEVA APARA A VIDA ETERNA (Romanos 15,19) Mediante o poder dos sinais e prodígios, pelo poder do Espírito de Deus. (I Coríntios 2,11) Quem conhece a fundo a vida íntima do homem é o espírito do homem que nele reside. (E O PRÓPRIO HOMEM) Da mesma forma, só o Espírito de Deus conhece o que está em Deus. DEUS CONHESCE QUE ANDA NO ESPIRITO PÓIS ELE VAI DAR OS FRUTOS,(DEUS E ESPIRITO)
    2,12) Quanto a nós, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que vem de Deus, para conhecermos os dons da graça de Deus. (I Coríntios 3,16) Não sabeis que sois templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

    ResponderExcluir
  3. 06+Dogma+COMPLETO-Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.ECICLOPEDIA-Um dogma(do grego δόγμα, plural δόγματα) , no campo filosófico, é uma crença/doutrina imposta, que não admite contestação. No campo religioso é uma verdade divina, revelada e acatada pelos fiéis. No catolicismo os dogmas surgem das Escrituras e da autoridade da Igreja Católica, AUTORIDADE DA IGREJA ICAR, ESA IGREJA NO -3- SECULO INTITUIU MUITOS DOGMA,OS PATRIARCA E OS PROFETA E OS APOSTOLO ERAM MONOTEISTA E NÃO TRINITARIANOSO termo DOGMA está ligado à ideologia, ou conjunto de princípios que servem de base à um sistema religioso, político, filosófico, científico, entre outros.NA QUE SETRATA E A AUTORIDADE DA ICAR, NÃO DA BIBLIASão verdades absolutas que não permitem a discussão. São um conjunto lógico, sitemático de representações (idéias, valores) e de normas ou regras (de conduta) Indicam ou prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir, fazer e como, VOCE ENTREGARIA A SUA CONCIENCIA A UM GRUPO DE TEOLOGO PARA MOLDAR SUA CONCIENCIA NO QUE ELES PENÇA OU FICARIA COM O ASIM DIZ O SENHOR.Possui caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais. [editar] Referências
    Trinitarianismo
    3 - Esta única Pessoa é o Pai - O testemunho da Bíblia é que existe uma única Pessoa que é Deus. Quem então é esta Pessoa? Ele é o Pai. Numerosos textos Bíblicos identificam o único Deus como o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Algumas destas Escrituras são as seguintes:

    João 17:3 “... a Ti só, por único Deus verdadeiro...”.
    Romanos 15:6 “... glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor...”.
    I Cor. 8:6 “... para nós, há um só Deus, o Pai...”.
    I Cor. 15:24 “... a Deus, o Pai.”
    II Cor. 1:3 “... o Deus e Pai de nosso Senhor...”.
    Efésios 1:17 “... O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo...”.
    Efésios 4:6 “... Um só Deus e Pai de todos...”.
    ITess. 3:13 “... Nosso Deus e Pai...”.
    Tiago 3:9 “... o Deus e Pai...”
    II João 3 “... de parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho do Pai.”

    A unidade de Deus não é composta. Um Deus significa uma pessoa. Esta única pessoa é o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Meu deus e vosso deus- Disse-lhe Jesus: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai mas vai a meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.(DEUS E DEUS DE JESUS POIS E O PAI DE CRISTO) João 20.17-Primeiramente dou graças ao meu Deus, mediante Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é anunciada -a vossa fé. Respondeu Jesus: Se eu me glorificar a mim mesmo, a minha glória não é nada quem me glorifica é meu Pai, do qual vós dizeis que é o vosso Deus -João 8.54- Romanos 1.8-e que, quando for outra vez, o meu Deus me humilhe perante vós, e chore eu sobre muitos daqueles que dantes pecaram, e ainda não se arrependeram da impureza, prostituição e lascívia que cometeram. 2 Coríntios 12.21-Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, Filipenses 1.3-Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. Filipenses 4.19-Sempre dou graças ao meu Deus, lembrando-me de ti nas minhas orações, Filemom 1.4-Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Apocalipse 3.2-A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. Apocalipse 3.12

    ResponderExcluir
  5. VOCE SABE QUM E DEUS O PAI E SABE QUEM E O FIHLO DE DEUS,
    Romanos 1:7- A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso pai e do senhor Jesus cristo.
    1 Coríntios-1-3- A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do senhor Jesus cristo.
    2 Coríntios-1-2- A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do senhor Jesus cristo.
    Gálatas 1:3- A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do senhor Jesus cristo,
    Efésios 1:2-. A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do senhor Jesus cristo.
    Filipenses 1:2- A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do senhor Jesus cristo.
    Colossenses 1:2- A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do senhor Jesus Cristo.
    Filemos 1:3 A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do senhor Jesus cristo.
    Atos: 13:17- O deus do povo de Israel escolheu nossos –
    Romanos 1:7- A vocês, graça e paz da parte de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo.
    1 Coríntios 1:3- A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo.
    2 Coríntios 1:2 -A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo.
    2 Coríntios 1:3- Bendito seja o deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
    Gálatas 1:3- A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo,
    Efésios- 1:2- A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo.
    Efésios 1:17- Peço que o deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.
    Filipenses 1:2- A vocês, graça e paz da parte de deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  6. TENTANDO COLOCAR DUVIDAS, SE O TENTADOR QUIS COLOCAR DUVIDA NO FIHLO DE DEUS IMAGINA EM NOS,
    Mateus- 4:3- O tentador aproximou-se dele e disse: “Se és o FILHO de DEUS, manda que estas pedras se transformem em pães”.ELE Sabia QUE JESUS TINHA O PODER DE MULTIPLICAR ALIMENTOS,
    Mateus -4:6- Se és o FILHO DE DEUS, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: “ “Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito,ELE SABIA QUE OS AJOS LIVRA OS FILHOS DE DEUS,
    Mateus- 5:9- Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados FILHOS DE DEUS.
    Mateus- 8:29- Então eles gritaram: “Que queres conosco, FILHO DE DEUS? Vieste aqui para nos atormentar antes do devido tempo?”
    Mateus- 14:33- Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o FILHO de DEUS”.
    Mateus- 26:63- Mas Jesus permaneceu em silêncio. O sumo sacerdote lhe disse: “Exijo que você jure pelo Deus vivo: se você é o Cristo, o FILHO de DEUS, diga-nos”.
    Mateus- 27:40- E dizendo: “Você que Destrói o templo e o reedifica em três dias, salve-se! Desça da cruz, se é FILHO de DEUS!”
    Mateus- 27:43- Ele confiou em Deus. Que DEUS o salve agora, se dele tem compaixão, pois disse: “Sou o FILHO de Deus!”
    Mateus- 27:54- Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: “Verdadeiramente este era o FILHO de DEUS!”
    Marcos- 1:1- Princípio do evangelho DE Jesus Cristo, o FILHO de DEUS.

    ResponderExcluir
  7. Amem verade mesmo eu não condeno mais NÃO apoio o erro...

    ResponderExcluir
  8. Linda passagem da biblia junto com o argumento do pastor Tulio não tem como não fazer reflexão e rever nossos conceitos e está sempre em vigilância sobre o nosso caráter em nome de jesus

    ResponderExcluir
  9. Ficara de fora-
    Pois, que me importa julgar os que estão de fora? Não julgais vós os que estão de dentro? 1 Coríntios 5.12-Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai esse iníquo do meio de vós. 1 Coríntios 5.13-Andai em sabedoria para com os que estão de fora, usando bem cada oportunidade. Colossenses 4.5-a fim de que andeis dignamente para com os que estão de fora, e não tenhais necessidade de coisa alguma. 1 Tessalonicenses 4.12-Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo. 1 Timóteo 3.7-Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. Apocalipse 22.15 Mateus 7:6- Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão- Filipenses 3:2- Cuidado com os “cães”, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão- Apocalipse 22:15- Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira. Lucas 13:25- Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: “Senhor, abre-nos a porta”. Ele, porém, responderá: “Não os conheço, nem sei de onde são vocês”.
    IDOLATRA- 1 Coríntios 5:10- Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. 1 Coríntios 5:11- Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. 1 Coríntios 6:9- Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos e, 1 Coríntios 8:7-Contudo, nem todos têm esse conhecimento. Alguns, ainda habituados com os ídolos, comem esse alimento como se fosse um sacrifício idólatra; e como a consciência deles é fraca, fica contaminada. 1 Coríntios 10:7- Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: “O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra” Efésios 5:5- Porque vocês podem estar certos disto: nenhum imoral, ou impuro, ou ganancioso, que é idólatra,não tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Apocalipse 21:8- as os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte. Apocalipse 22:15- Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.
    Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira. Apocalipse 22.15-Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Hebreus 3.11-Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo Hebreus 4.3-e outra vez, neste lugar: Não entrarão no meu descanso. Hebreus 4.5

    ResponderExcluir