Devocional de 27/05/2014.
"Você ficou orgulhoso por causa da sua beleza, e a sua fama o fez perder o juízo. Então eu o joguei no chão a fim de servir de aviso para outros reis." (Ezequiel 28.17)
O orgulho e a fama podem causar um bom estrago. A maioria de nós não é preparada pra lidar com isso. Não são raras as histórias de gente boa que se perde quando começa a "se achar".
Uma moça muito bonita, um homem muito inteligente, um líder muito carismático, uma conselheira muito sábia, um crente muito espiritual... eis aí as presas preferidas para o tentador. Tentador este que é amplamente reconhecido na figura citada em Ezequiel 28. O rei de Tiro repreendido na profecia tem as características marcantes de Lúcifer - ou Satanás, o anjo de luz - que almejou o lugar Deus, e trocou sua formosura e sua nobre função celestial pelo papel de inimigo do povo de Deus, e advogado de acusação.
Ao pensar que somos melhores que os outros, desonramos o Criador deles, e seguimos o caminho do rei de Tiro. O orgulho é a falta da humildade. Deus se opõe ao orgulhoso, mas dá graça ao humilde.
Seja humilde sempre. Ainda que seja reconhecido(a), admirado(a), exaltado(a), cortejado(a), mantenha a boca no pó e a certeza de que você não é melhor do que ninguém. Mantenha o juízo no lugar! Caso contrário, o próprio Deus derrubará você, e ninguém poderá lhe ajudar.
Confesse o seu orgulho ao Todo-Poderoso. Peça humildade e simplicidade que Deus lhe concederá. Espelhe-se no Senhor Jesus Cristo, que mesmo sendo Deus humilhou-se até a vergonha e a morte. Sua vida toda é modelo para nós. Somente se considere um "cristão" - um discípulo de Cristo - se a sua vida se parecer com a vida dele.
O aviso foi dado. Satanás foi lançado ao chão e perdeu toda a sua glória para que nós não embarquemos no mesmo erro que ele cometeu. Siga o exemplo de Cristo, não o de Lúcifer, pois o destino dos seguidores de um e de outro será completamente diferente.
Jogue fora o orgulho, seja humilde e Deus te exaltará.
Graça e Paz!
blogdopastortulio.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário