terça-feira, 6 de maio de 2014

Da boca pra fora (Isaías 29.13)

me honra com os lábios mas o seu coração está longe de mim
Devocional de 06/05/2013.

O Senhor diz: “Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens. (Isaías 29.13)

Quando criança, católico, eu me preocupava em fazer com que as palavras ditas enquanto eu rezava não fossem apenas vazias repetições que não expressassem o desejo do meu coração. Eu achava isso muito difícil até porque algumas daquelas palavras eram repetidas dezenas de vezes... A repetição era tal que eu era capaz de dizer cada palavra de uma missa se me permitissem. Mas eu me concentrava bastante para não banalizar.

Quando me tornei evangélico, fiquei fascinado com a liberdade da oração e dos cultos, pois não haviam mais aquelas repetições quadradas a me prender. Mas algum tempo depois eu percebi que em muitos cultos também não havia nada de novo e as repetições vãs estavam mais presentes do que qualquer um poderia imaginar... Algumas canções cantadas inúmeras vezes já eram palavras vazias de conteúdo... Algumas orações soavam como reza... Até mesmo algumas pregações apenas falavam de novo a mesma coisa que havia sido dita na semana anterior...

Em ambas as situações, como também acontecia em Israel, somente uma escuta ativa e uma vigilância constante podem nos impedir de honrar o Senhor com os lábios, mas com o coração longe dele (Isaías 29.13).

Quantas vezes você canta uma canção da boca pra fora? Quantas vezes você empurra uma oração como uma reza? Quantas pregações sem reflexão? Quantas reuniões sem sentido? Quanta passividade nos cultos? Quantas atividades rotineiras no dia a dia sem senso algum de missão? Quantas vezes citamos o Poderoso nome de Jesus ou o Maravilhoso Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo sem considerar a grandeza da sua glória? Quantas vezes celebramos a Ceia sem discernir o Corpo de Cristo?

Precisamos viver a inocência juvenil e ter uma atitude inovadora todos os dias. Precisamos nos aproximar de Deus com amor sincero, de todo coração, força e entendimento. Diante de Deus, as regras devem ser quebradas, os protocolos abandonados, as liturgias esquecidas...

Senhor, eu te peço que tenhas misericórdia do teu povo. A começar em mim, e do leitor desta reflexão, tem compaixão de nós e permita que nos a cheguemos a ti como crianças. Ensina-nos a orar. Ensina-nos a cantar. Ensina-nos a compreender e principalmente a praticar a tua Palavra. Ensina-nos a viver a pureza do Evangelho, que é o amor a ti e o amor ao próximo. Livra-nos da religiosidade que mata e da hipocrisia que engana. Perdoa-nos por tantas vezes jogarmos fora o precioso tempo que nos deste com palavras sem valor. Desperta em nós a tua virtude. Revela em nós a tua vida. Venha o teu Reino. Amém!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Espetacular a sua colocação ..nos falta é sair da mesmice ..e olhar mais o ensinamento de Cristo..o amor ..falta-nos o amor com o próximo Meu Deus me ensina a amar ser mais de ti

    ResponderExcluir