domingo, 18 de maio de 2014

Alguma coisa é difícil demais para Deus? (Jeremias 32.27)

Senhor, Deus de toda a humanidade, Fé, Convicção, Gratidão, Atitude
Devocional de 18/05/2014.
Mensagem ministrada à Igreja Batista Central do Barreiro na mesma data.

"Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?" (Jeremias 32.27)

Quando nos aproximamos de Deus, precisamos crer que ele existe e recompensa os que o buscam, de modo que sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11.6). Quando ficamos em dúvida se Deus nos concederá aquilo que lhe pedimos em nome de seu Filho, ofendemos a Deus, pois é como se duvidássemos da capacidade de Deus em realizar aquilo que lhe confiamos, ou então é porque não temos certeza de que aquilo que estamos pedindo está de acordo com a vontade de Deus.

Portanto, como todos nós sempre temos vários pedidos que apresentamos a Deus, precisamos avaliar se os pedidos que apresentamos vão de encontro àquilo que o Senhor valoriza, e imediatamente então devemos excluir este "desejo" de nossa lista de pedidos ou então podemos antecipar o agradecimento pela realização do mesmo, com a certeza de que será feito.

Sendo assim, o que precisa ser mudado em nossos pedidos para que eles glorifiquem a Deus? O que não pode jamais faltar em nossas petições para que elas sejam realizadas conforme a vontade suprema do Rei dos reis? 

Certamente, muitos pontos poderiam ser listados aqui, mas por motivos didáticos, gostaria de destacar 3 características que não podem faltar de jeito nenhum em nossos pedidos para que eles glorifiquem a Deus. Decore-os:
1) Convicção de que a realização deste pedido glorifica e agrada a Deus
2) Gratidão a Deus pela realização deste pedido
3) Atitude de amor ao próximo que mostre a Deus a sua convicção e a sua gratidão

Um pouco mais sobre essas três características:

1) Convicção

Quando você tem convicção, você tem certeza de que o que você está pedindo glorifica e agrada a Deus. Você não titubeia, não duvida (Tiago 1.6), pois já racionalizou o pedido, já verificou a compatibilidade do pedido com a Palavra de Deus, e também já compartilhou o pedido com alguém que ama a Deus e também te ama a ponto de te dizer "não convém".

Quando você tem convicção a respeito de um pedido, você visualiza o pedido atendido e passa a ter tanta certeza de que ele será atendido que não consegue mais voltar atrás e visualizar a realidade sem o pedido estar atendido.

Um exemplo pessoal: Houve um tempo em que eu pedia a Deus para ter o privilégio de servi-lo como pastor. Durante vários anos, eu escrevi este pedido em meu projeto de ano novo. Durante muitas campanhas de oração, semanas do clamor, jejuns, quarta-feira da vitória, etc., eu coloquei este pedido para Deus. Eu até me preparei para ele, entre 2001 e 2004 eu fiz uma pós-graduação em teologia. Mas eu não tinha convicção de que era vontade de Deus que eu me dedicasse ao ministério pastoral. Eu tinha vontade de ser um ministro do Evangelho, mas vivia bem sem aquilo. Poderia passar anos sem pastorear. No fundo, no fundo, eu até preferia continuar tocando a vida sem isso, pois eu imaginava que o ministério comprometeria meu bem-estar, meu conforto, e me traria cobranças e chateações que eu não estava muito a fim de aguentar. Então eu pedia, mas não tinha convicção, e daí não era atendido. Até que chegou um dia em que eu entendi claramente que Ele me queria na linha de frente de sua obra, e que eu não deveria mais fugir. Quando isso aconteceu, minha oração mudou, minha atitude ficou diferente, minha convicção chegou. Então eu desejei ardentemente cumprir a vontade de Deus para minha vida e coloquei esta questão de tal maneira diante de Deus, que não haveria meio de Ele não atender, porque o pedido não era mais meu, era dele mesmo. Era tão claro, que não havia como a igreja ou os pastores não reconhecerem. Era tão forte, que não seria possível a minha família não me apoiar...

2) Gratidão

Quando você é grato, você sente que alguém fez por você algo que poderia não ter feito. Você entende que este alguém notou e valorizou você, destacando e reconhecendo sua própria pessoa no meio de uma multidão. Você é grato porque foi reconhecido e tratado de modo especial.

Quando você apresenta a Deus um pedido estando antecipadamente grato a ele pelo atendimento desse pedido (Marcos 11.24), você expressa a sua convicção não somente na propriedade e pertinência do pedido, mas também no poder majestoso de Deus, na sua capacidade de transformar a realidade imediatamente, não importa quão difícil ou impossível pareça para o homem. O coração grato se destaca especialmente em meio à catástrofe e o desespero. A gratidão torna a fé inabalável.

Outra experiência pessoal: Quando eu me casei, experimentei um momento de grande dificuldade financeira. Eu tinha uma empresa, tomei um calote e quebrei. Fiquei devendo dois: Deus e o povo. Móveis por pagar, aluguel vencido, contas estourando... Houve momentos de passar o dia inteiro com uma maçã e nada mais. Mas eu e Ainoã fizemos um pacto de nunca reclamar e sempre agradecer a Deus, repetindo todos os dias um ao outro: "Deus dá graça ao humilde!". E ao receber um troco por uma aula de informática que eu tinha conseguido, separei uma oferta e fiz um voto a Deus de que eu sempre lhe daria um valor maior no mês seguinte durante algum tempo. A partir daquele dia o Senhor foi tão fiel, que inexplicavelmente multinacionais para as quais eu nem tinha enviado currículo começaram a ligar na minha casa para eu prestar consultoria pra elas e até para me oferecer emprego, e sem sequer tirar oferta adicional, somente com o dízimo, eu glorifiquei a Deus por dezenas de meses seguidos com dízimos sempre superiores ao dízimo do mês anterior, mesmo sem haver inflação no país.

c) Atitude

Quando você tem atitude, você expressa sua convicção e sua gratidão através de atos de justiça e amor ao próximo. Você não ritualiza a sua fé e a mata. Pelo contrário, você dá vida à sua fé com obras (Tiago 2.26).

Quando você se importa e demonstra o seu amor para com as pessoas à sua volta, especialmente as que estão mais necessitadas do que você, você permite que o Senhor seja o Deus de toda a humanidade (Jeremias 32.27). Uma vez que quem dá ao pobre empresta a Deus (Provérbios 19.17), a solidariedade é naturalmente o tempero final que devemos colocar em todo pedido que entregamos a Deus, pois para o cristão, o amor é a expressão maior da fé. Você sempre pode ajudar alguém. Se achar que não tem nada para dar, doe seu sangue!

Mais uma experiência pessoal: Além de contribuir regularmente na igreja de Deus, é comum abençoar missionários, prestar algum tipo de assistência social, ou no mínimo auxiliar minha própria mãe e sogra. Estamos sempre envolvidos em forma de ajuda ou doação. É inegável o resultado que colhemos no atendimento aos nossos pedidos, não somente financeiros, mas em todas as áreas. Podemos dizer que até aqui nos ajudou o Senhor (1 Samuel 7.12). 



Não há respaldo bíblico para alguém pensar que o simples fato de frequentar uma igreja evangélica torna uma pessoa especial para Deus e gera no mundo espiritual o compromisso automático de Deus atender todos os seus pedidos. O reino de Deus tem princípios simples e claros, que se os compreendermos e praticarmos, seremos bem-aventurados. Um desses princípios mostra que absolutamente nada é difícil para Deus, pois ele é Todo-Poderoso! Cabe a nós nos aproximarmos dele com uma fé que não seja uma mera superstição ou crendice religiosa, mas uma fé real que expresse nossa convicção, nossa gratidão e nossa atitude de amor ao próximo.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br



Um comentário: