quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vaso de Barro (Jeremias 18.6)

transformação, mudança, quebrantamento, Deus, Senhor
Devocional de 15/05/2014.

"Ó comunidade de Israel, será que não posso eu agir com vocês como fez o oleiro?", pergunta o Senhor. "Como barro nas mãos do oleiro, assim são vocês nas minhas mãos, ó comunidade de Israel." (Jeremias 18.6)

Eu quero ser, Senhor Amado, como o vaso nas mãos do oleiro...
Quebra a minha vida e me faça de novo...
Eu quero ser... eu quero ser um vaso novo!

Penso que esta é uma das mais lindas canções em toda a história da igreja. Ela é baseada neste texto de Jeremias 18.6, onde Deus compara o povo em suas mãos ao vaso nas mãos do oleiro. 

O Criador do Universo nunca mais parou de criar. Ele cria o tempo todo. E nós somos a parte principal da criação. Deus continua nos moldando, nos formando, nos "lapidando" todos os dias, fazendo com que fiquemos cada dia mais parecidos com o Filho Amado.

A parábola do oleiro nos faz lembrar que Deus não abandonou a Criação ao acaso. Ele continua intervindo, e se faz presente a quem o busca. O Senhor intervém sempre com o objetivo de nos tornar pessoas melhores: mas amáveis, mais alegres, mais pacificadores, mais pacientes, mais gentis, mais bondosos, mais fiéis, mais mansos e mais capazes de dominar a nós mesmos. É para isto que o Espírito Santo habita em nós (Gálatas 5.22-23).

Às vezes o processo de formação do vaso de barro é tranquilo. Às vezes é mais lento. Em alguns casos, o vaso já formado se quebra e precisa ser refeito. O oleiro cuida para que cada um de seus vasos seja lindo e útil. É o nome dele que está em jogo através da sua obra. Por isso ele reprocessa tudo desde o início se necessário for. Assim também Deus tem cuidado de cada um de nós para nos transformar constantemente segundo a imagem e semelhança de Jesus, o nosso padrão. Jesus é o Vaso Perfeito, o modelo exato no qual devemos ser transformados.

Por isso a vida às vezes é tão difícil. Deus permite que passemos por processos doloridos, mas nunca é em vão. No processo de Deus, entramos com um formato, saímos com outro. Entramos cheios demais de barro, saímos mais fininhos... Entramos com a boca muito grande ou muito pequena, mas o oleiro nos molda... Nossas deformações são consertadas, nossas assimetrias são corrigidas, nossa base é acertada para que saibamos ficar de pé com segurança.

A mão do oleiro às vezes é dura, machuca... Se você busca o bem-estar e o conforto, não se coloque nas mãos de Deus, nem peça pra ele te usar ou te moldar, pois o processo de santificação exige sofrimento e renúncia. Ninguém deve se aproximar de Deus sem estar preparado para ser transformado. Suas exigências são elevadas, seus padrões são altos, seus propósitos vão muito além dos nossos pensamentos...

Mas a quem iremos nós senão Àquele que tem palavras de vida eterna? (João 6.68)

Só Cristo pode preencher o sentido de nossa existência. Só Jesus é a Verdade, a Vida e o Caminho. Não existe paz, perdão, salvação, conhecimento, sabedoria, poder, força, confiança, alegria, esperança ou amor senão no Filho Único de Deus. 

Aqui estou, Senhor. Quebra minha vida e me faça de novo. Eu quero ser um vaso novo!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

2 comentários: