sábado, 24 de maio de 2014

Coração de Carne (Ezequiel 11.19-20)

novo espírito, coração d pedra, coração dividido, transformação, humanidade
Devocional de 24/05/2014.

"Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles; retirarei deles o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Então agirão segundo os meus decretos e serão cuidadosos em obedecer às minhas leis. Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus." (Ezequiel 11.19-20)

Leia novamente o texto acima antes de continuar. Depois reflita comigo.

Esta profecia traz uma promessa de transformação para nós: Deus nos prometeu um novo espírito. A inicial minúscula no termo "espírito" significa que Deus está falando aqui do espírito humano, não do Espírito Santo. Significa que quando Deus nos dá do seu Espírito, o nosso espírito é transformado! Sim: Aquele que recebe a mensagem e a graça de Deus torna-se nova criatura. Essa pessoa não é "possuída" por algo exterior a ela. Não se trata de uma "força" maior que ela, que vem de repente e a capacita a fazer coisas sobrenaturais. Não! O espírito do profeta é sujeito ao profeta. A presença de Deus provoca transformação de caráter, e consequentemente a pessoa que crê se torna então filha de Deus.

O coração humano é normalmente dividido entre a vontade de fazer o que é certo e o desejo de praticar o que é errado. Isso é normal! Quando Deus invade nosso ser nosso coração deixa de ser dividido, pois a transformação faz com que declaremos nossa fidelidade a Deus, como uma esposa que se entrega a seu marido e diz: "Eu sou do meu amado!".

Este coração não dividido é um coração de carne. Sim: não é um coração angelical, nem um coração místico ou sobrenatural. É na nossa humanidade que Deus age. Ele nos torna mais humanos. Deus nos faz mais parecidos com ele à medida em que nos torna mais próximos do propósito para o qual fomos criados. Nosso coração humano deve palpitar amor pelos nossos semelhantes humanos. Nosso coração de carne foi feito para amar gente de carne e osso como nós. Sem isso, ninguém pode amar o Eterno e Poderoso Deus. Não é por acaso que o título que Jesus usava para si mesmo era "Filho do Homem". Não é na divindade que a revelação de Deus ao homem comove e transforma, mas sim na humanidade. Quando Deus se fez homem, viveu em plenitude como homem e venceu o mal como homem, ali se realizou o plano divino.

O coração de carne não é um coração de pedra. Ao escolher amar as pessoas de carne e osso, esse coração escolhe não amar a matéria feita de pedra, de cimento, de minério, de aço ou de ferro. Enquanto os corações de pedra se petrificam cada vez mais no materialismo frio, amando carros e construções, idolatrando deuses feitos "de pedra", o coração de carne prioriza o ser, dignifica a vida, ama o próximo.

Este é o caminho para que sejamos considerados povo de Deus. É nessa transformação de coração e espírito que o Deus Eterno se torna o nosso Deus. A promessa não fala de agregação a um grupo religioso. Não é no proselitismo evangélico ou católico que surge um cristão. Para o Senhor, a profecia se cumpre quando, pela transformação interior, o nosso coração de carne nos leva a sermos cuidadosos em agir segundo os decretos que ele estabeleceu, isto é, em obedecer as suas leis. E nós conhecemos os decretos e as leis de Deus. Elas estão escritas em nossas mentes e corações. Tudo o que Deus espera de nós se resume em amarmos o Senhor, nosso Deus, com todo o nosso coração, toda a nossa alma, toda a nossa força e todo o nosso entendimento. E só é possível fazer isto se também amarmos o nosso próximo como nos amamos a nós mesmos.

O amor a Deus e ao próximo, derramado por um coração de carne, não vai produzir outra coisa que não seja mais amor, com alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. O mandamento positivo (o que fazer) deve ser o nosso foco, muito mais do que o mandamento negativo (o que não fazer). Ao invés de gastar nosso tempo e nossa mente preocupados com o que não podemos tocar, ou comer, ou beber, ou realizar, seremos transformados quando concentrarmos nossos esforços e pensamentos na realização das coisas boas que sabemos que devemos fazer uns pelos outros.

Deixe o seu coração de carne cumprir o seu papel original e amar. Deixe o seu espírito sonhar, querer, planejar, clamar, orar e buscar. Então você estará agindo com o cuidado e o carinho que Deus espera. Que o Senhor te abençoe nisso!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

3 comentários: