segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ungido para cuidar (Isaías 61.1)

porque o Senhor me ungiu levar boas notícias, anunciar, missão
Devocional de 12/05/2014.

O Espírito do Soberano, o Senhor , está sobre mim, porque o Senhor ungiu-me para levar boas notícias aos pobres. Enviou-me para cuidar dos que estão com o coração quebrantado, anunciar liberdade aos cativos e libertação das trevas aos prisioneiros" (Isaías 61.1)

Somos ungidos para cuidar.

Ninguém recebe o Espírito de Deus simplesmente por receber. A missão está dada, por isso vem a capacitação. Autoridade e responsabilidade andam juntas.

As capacidades de quem tem o Espírito são conhecidas. A árvore é avaliada pelos frutos, e o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, gentileza, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22-23). O fruto é produzido para que se cumpra a missão, que pode ser entendida como  "Cuidar" (Isaías 61.1).

Quem é ungido cuida. Os quebrantados, os oprimidos, os pobres, os cegos, os prisioneiros, os cativos, os tristes, os injustiçados, os desesperados, os sofredores de todo tipo, local, raça, idade, condição social, econômica e cultural necessitam do carinho de Deus, e este carinho não é promovido por anjos. O Senhor executa sua misericórdia através de homens e mulheres ungidos pelo Espírito Santo, isto é, por nós cristãos.

Portanto, se você é cristão, você tem uma missão a cumprir, e nada pode ser mais importante do que isto. Muito mais relevante do que o que você faz é porque você faz. Deus te enviou para cuidar. De quem você está cuidando? Deus te fez para servir. A quem você está servindo? Você fui ungido para libertar os cativos. Quantos você está libertando por meio da evangelização, da cura ou do aconselhamento?

Não caia na besteira de dizer que você serve diretamente a Deus e por isso não se envolve com as pessoas. Ninguém pode amar a Deus, que não pode ser visto, se não amar as pessoas, que estão à vista (1 João 4.20).

Então, precisamos rever nossa agenda, nossas intenções e nossas atividades. Nosso tempo e nossas tarefas devem ser prioritariamente destinados ao cuidado das pessoas à nossa volta. Esse cuidado implica certamente em animar (levar boas notícias), libertar (tirar a pessoa da situação atual) e resolver (colocar a pessoa em outra situação, mais favorável). Todos podemos (e devemos) fazer alguma coisa, e não estou falando de uma "esmola" de tempo ou dinheiro, mas de algo feito com prioridade e dedicação, pois esta é a nossa missão.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Nossa, verdade, pastor. Me identifiquei mto com essa mensagem.

    ResponderExcluir