quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Deus não cabe no céu (1 Reis 8.28)

Templo - Salomão - Sabedoria - Eterno - Deus
Devocional de 19/02/2014.

“Mas será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!" (1 Reis 8.27).

Salomão era sábio mesmo! O cara que construiu o inigualável Templo de Jerusalém, não omitiu em sua oração inaugural a verdade que muitos temem divulgar: Deus não habita em paredes e pisos!

É assustador o fato de que milhares de anos depois, muitos que pensam servir a Deus ainda acreditam que Ele se aprisione a uma capela, e se limite a um espaço que o homem lhe dedique... Mas eu não estou falando apenas dos "santuários" edificados por aí... Estou me referindo a todo tipo de limitação que os religiosos de plantão insistem em enquadrar o Deus que tudo criou.

Veja o que Salomão disse: "Será possível que Deus habite na terra? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te".  Limitar a morada de Deus a uma capela é bobagem. Mas limitá-lo a qualquer outra dimensão que possamos compreender também é.

Muitos já se libertaram da visão míope que tenta enquadrar Deus a um templo, mas ainda não perceberam que continuam tentando limitá-Lo à sua própria capacidade de compreender a criação. Os que amam o Deus de Amor que não castiga nem pune, são míopes. Os que se entregam a um Deus Salvador que os livra do mal e os abençoa em suas dificuldades, mas não o honram como Senhor também não o conhecem. Os que crêem que Deus só adota os adeptos de seu grupinho, sua igrejinha, sua denominação ou seu jeitinho de fazer as coisas, também não sabem de nada. O Deus Eterno não cabe nem nos céus...

Quando pensar em servir a Deus, não seja simplista como um religioso no templo. A revelação de Deus a Moisés como "Eu Sou" mostra que não há como limitá-lo. A surpreendente descrição de Seu poder a Jó nos impede de julgá-Lo pelo que conhecemos. O mistério revelado por Jesus à samaritana não nos permite estabelecer regrinhas ou locais de culto.

A parte da revelação de Deus que você e eu conhecemos não é a plenitude da Sua revelação a todos os povos. Isso é serio! Pense comigo: quando Jesus nasceu, um sinal foi dado: a Estrela de Belém. Que profeta, sacerdote ou levita tinha conhecimento a respeito disto na ocasião? Nenhum! Mas aqueles magos do oriente, que estudavam as estrelas, sim... Eles tinham!!! Deus revelou o incomparável mistério da encarnação de Cristo a pessoas improváveis do ponto de vista da revelação conhecida até então...  Homens de um oriente distante, que não podemos afirmar se eram reis nem se eram três, mas que temos a convicção de que Deus falou com eles, não por meio de profetas libertadores nem por meio de raios e trovões, mas através da astronomia interpretativa, isto é, uma forma de astrologia!

Deus não pode ser explicado pela religião, e muito menos pela ciência. Ele é muito maior que essas duas juntas! Some a isto todo tipo de artes, de esoterismo, de linguagem, de qualquer coisa que você possa imaginar! O Deus que recebe louvores diários de todos os peixes, das aves, dos mares e das estrelas certamente não pode ser enquadrado em algum tipo de explicação batista, presbiteriana, pentecostal, católica, judaica, budista, indu ou seja lá o que for... Deus é muito maior que tudo aquilo que possamos imaginar...

Outro exemplo maravilhoso é a revelação da Trindade. Quem em sã consciência pode dizer que realmente compreende um único Deus em três pessoas? Ou como esse Deus pode estar onipresente ao mesmo tempo em todos os lugares?

Deus não cabe no céu, nem nos céus dos céus... Salomão sabia disso, mas mesmo assim importou os melhores materiais e artistas para construir o melhor Templo possível. Ele o fez para Deus? Não. Deus não moraria no Templo e Salomão sabia disso. Mas o Templo é para honrar aqueles que honram a Deus. O mais sábio dos homens sabia que as pessoas precisam de um templo como referencial religioso assim como precisam de um rei como referencial político-administrativo e de justiça. O sábio sabe que é tudo vaidade de vaidades, inclusive templo, religião, política... Mas também sabe que Deus é tão grande e tão poderoso, que além de mulas e estrelas, Ele também pode se manifestar por meio de templos e de líderes, principalmente se estes honram a Sua Majestade.

Honre os que honram a Deus. Seja sábio! Se Deus habita no meio dos louvores, então há sabedoria em dignificar um lugar separado para o louvor e a adoração ao Eterno Deus. E onde há sabedoria também há recompensa, prosperidade e vida longa!

Não tente enquadrar o Deus Altíssimo que não cabe em sua Fé. Mas nem por isso desista de admirar e exaltar com todo o seu coração, toda a sua força e todo o seu entendimento à revelação, mesmo limitada, que você tem dele. Por que ele te mostraria mais da Sua Glória se você não fica maravilhado em apenas tocar na orla das suas vestes? Expresse a sua Fé, e honre ao Senhor dos céus e da terra com todo o seu corpo! Pule perante a Arca da Aliança! Dance diante dele! Santifique-se para Ele, em corpo, alma e espírito. Dê a Ele o seu melhor, ainda que seja indiretamente, honrando aqueles que honram ao Senhor!

E que a Sua graça infinita te revelem mais e mais de Deus! Amém.

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário