sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O que você está fazendo aqui? (1 Reis 19.13)

Elias - Monte Horebe - Deus - Pastor Túlio - Devocional
Devocional de 21/02/2014,

"Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O que você está fazendo aqui, Elias?" (1 Reis 19:13).

Depois da morte de Salomão, as doze tribos se dividiram em dois reinos: Judá, governado pelos descendentes de Salomão, com as tribos de Judá e Benjamim; e Israel, com as outras 10 tribos, governado por reis terríveis, que se afastaram cada vez mais dos caminhos de Deus. O final de 1 Reis dá ênfase principalmente ao que acontecia no reino de Israel. O pecado do povo e dos seus dirigentes era tão significativo que o protagonismo foi de alterando, de modo que os profetas, até então coadjuvantes, passaram a ser as principais personagens do reino.

O maior de todos os profetas desse tempo foi Elias. Conhecido como "perturbador de Israel", ele enfrentou e venceu os profetas de Baal em um desafio que deveria ter provocado grande conversão do povo. Mas embora o povo declarasse o Senhorio de Javé com palavras, a realidade não mudou, especialmente por causa da grande perseguição comandada por Jezabel, a perversa esposa do rei Acabe.

A terrível cruzada de Jezabel contra os profetas do Senhor se tornou em desafio pessoal para ela, de modo que Elias foi jurado de morte, teve medo e fugiu. Nessa fuga, Elias caminhou 40 dias e 40 noites até chegar em Horebe, o monte de Deus (é possível que Horebe seja o próprio Monte Sinai, onde Moisés recebeu a Lei e a revelação da Arca). 

Escondido numa caverna, Elias se deu como morto. Todos o procuravam! Certamente Jezabel daria grande recompensa a quem o entregasse... Elias se achava sozinho nessa batalha, considerando-se "o único que sobrou", pois todos os demais profetas já estariam mortos,  todos os demais israelitas já teriam rejeitado a aliança com Deus...

O Senhor fez uma pergunta a Elias: "O que você está fazendo aqui?" Elias respondeu prontamente, destacando seu zelo pessoal em meio a este cenário completamente desfavorável. O Senhor não fez nenhum comentário a respeito, como Elias provavelmente aguardava. Ele simplesmente mandou Elias sair da caverna e ficar no monte, na presença do Senhor, pois Ele passaria ali.

A presença do Senhor é tudo o que precisamos em momentos de angustia e temor. Deus não deixa seus profetas emudecidos, presos, enfiados no fundo de uma caverna. Ele grita: "Saia para fora!" e manifesta a Sua presença.

Elias não pôde deixar de relatar a surpresa que foi para ele essa manifestação da presença de Deus. Elias ficou em pé no monte e possivelmente foi derrubado por um vento impetuoso, talvez tão forte quanto o que se manifestaria aos discípulos no Pentecostes narrado em Atos 2. Mas o Senhor não estava no vento! Depois do vento houve um terremoto, provavelmente mais forte do que aquele enviado por Deus para derrotar os filisteus em 1 Samuel. Mas o Senhor não estava no terremoto. Elias conhecia a Deus, e se fosse "batista" faria uma comparação com as manifestações de Deus a Moisés, onde sempre havia fogo! E eis que veio o fogo, mas Elias teve discernimento para entender que o Senhor não estava ali. Então veio o murmúrio de uma brisa suave... Elias percebeu que valeu à pena passar por aquela viagem de 40 dias, por aquele deserto, por aquele sofrimento, por aquele vento, por aquele terremoto e por aquele fogo... só para se encontrar com Deus nesse momento... uma simples voz mansa e delicada como um leve sopro... um contraste incrível em relação a qualquer tipo de expectativa e experiência em relação a quem achava que poderia programar a ação do Todo-Poderoso... "É Ele!", pensou Elias. "Não sou digno de olhar pra Ele. Vou cobrir meu rosto!".

A voz suave repetiu a mesma pergunta que tinha feito no interior da caverna: "O que você está fazendo aqui?". Elias não gaguejou e repetiu a mesma resposta de antes. Mas dessa vez houve diálogo. Elias estava calmo, pronto para ouvir. O medo de Jezabel já não era mais alto do que a suave voz de Deus... Elias parou para escutar: "Você não está sozinho, Elias. Tem mais sete mil fiéis como você! Volte pelo mesmo caminho por onde veio e unja o novo rei da Síria, o novo rei de Israel e o novo profeta que vai continuar o seu trabalho". Elias voltou sem medo, cumpriu o que Deus lhe ordenou e profetizou também a morte de Acabe e de Jezabel, e tudo aconteceu conforme sua profecia. 

Elias ouvia a voz de Deus, mas a aflição e o medo não lhe deixavam conhecer e praticar a vontade de Deus. Ele acabou fugindo para um lugar aonde talvez não fosse necessário. É como se Elias tivesse feito como Jonas, e tomado um navio para Társis ao invés de profetizar contra a Assíria. Que raios estaria fazendo um profeta medroso dentro da caverna em um momento dessa relevância? Só as pedras poderiam escutar os oráculos de um profeta escarafunchado no interior de uma caverna, borrado de tanto medo...

Profetas não existem para temer. João Batista, o maior de todos, teve sua cabeça decepada, mas não deixou de falar o que era para ser dito! A mensagem do Altíssimo é doce como o mel quando está na boca, mas é amarga como fel quando está no estômago (Apocalipse 10.10). Ninguém pode guardar para si aquilo que recebe de Deus. É preciso profetizar!

Talvez você, assim como Elias, considere a vida preciosa e por isso tema perdê-la. Jesus ensinou que só quem tomar sua cruz e negar-se a si mesmo é capaz de segui-lo (Mateus 16.24). Jesus não teve com seus discípulos a mesma paciência que Elias tinha com os dele! Eliseu pôde se despedir de seus pais (1 Reis 19.20-21). Um homem que pediu a Jesus para se despedir de sua família primeiro não (Lucas 9.61-62), e o mais incrível é que Jesus lhe respondeu fazendo referência ao arado de Eliseu (1 Reis 19.19). 

Talvez você seja um profeta medroso como Elias, fujão como Jonas ou chorão como Jeremias. O Senhor derrama hoje o Espírito de Deus em você para que seja ousado e corajoso como os apóstolos em Atos. 

Talvez você pense estar sozinho como Elias pensava e se julgue "a última bolacha do pacote" de Deus. Não, querido(a), não sobrou só você! A obra é do Senhor e Ele separa e envia ceifeiros para a seara, levantando seus escolhidos dos quatro cantos do mundo... As portas do inferno jamais prevalecerão contra a Igreja do Senhor. A noiva de Cristo é uma multidão de santos, um número mais que perfeito (7.000 ou 144.000) de homens e mulheres que não se dobraram perante os falsos deuses.

Talvez você pense que para profetizar precisa andar longe e ouvir sons arrepiadores, terremotos, trovões, raios, ventos, fogo, tempestades... Mas Deus é capaz de enviar tudo isso na frente só para mostrar que não está nisso e te falar calmo e tranquilo com a mesma voz suave de sempre e, para sua piração absoluta, repetir as mesmas coisas que já lhe tem dito, e tão somente aguarda sua prontidão para continuar te explicando onde você deve ir e o que você deve fazer.

Talvez você não saiba o que está fazendo aqui. Sua resposta pronta, como a de Elias, não é argumento para convencer o Deus Eterno, seu criador, a respeito do propósito do seu chamado, da sua vida e do seu ministério... Ele sabe que você sabe que você não está aonde está porque deveria estar. Levante-se! Saia da caverna! Vá para o lugar aonde o Senhor te mostra! Vá para o meio do povo... Eleja novos reis para a nação de Deus e também para as outras nações! Unja novos profetas para dar continuidade à obra que não é sua, mas de Deus! Não tenha medo de Acabe, Jezabel ou de quem quer que seja... Se Deus é contigo, quem será contra você?

Que a graça e a paz do Senhor sejam com você!

blogdopastortulio.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário