Consultaram novamente o Senhor : “Ele já chegou?” E o Senhor disse: “Sim, ele está escondido no meio da bagagem” (1 Samuel 10.22).
Depois de um longo período sem liderança firme, chegou o grande dia em que Israel se tornaria um Reino. Samuel reuniu todo o povo, e a decisão não foi ditatorial nem democrática. Foi Teocrática. O próprio Deus, em profecia, ia respondendo às perguntas.
Saul, filho de Quis, da quase eliminada tribo de Benjamim, foi o escolhido. Imagino a expectativa de todos... Era certamente mais emocionante do que a fumaça branca e o "Habemus Papa" dos dias atuais. Finalmente, todos conheceriam o homem que haveria de liderar e julgar com mão poderosa, e com a graça de Deus. Eis que uma autoridade inquestionável representaria a autoridade divina e guiaria o povo de Deus com justiça e amor, um homem capaz, fiel, correto, íntegro, poderoso, separado por Deus para esta hora. Vamos conhecê-lo!
"Mas onde ele está?", perguntaram. Já haviam anunciado o seu nome, mas ele não apareceu. Procuraram, mas ninguém o encontrou... Resolveram perguntar novamente para o próprio Deus, através de seu oráculo. "Ele está escondido no meio da bagagem", foi a resposta reveladora. Então Saul apareceu, todos o notaram e o admiraram (embora houvesse alguns vadios invejosos para o desrespeitar), e ele assumiu a mais nobre função jamais imaginada por alguém sobre a terra.
Quando Deus nos chama para uma missão e nos escolhe para uma tarefa de valor, não é raro sentirmos o peso da responsabilidade e nos escondermos. A exposição a uma posição de destaque, principalmente se for para uma função que atrai os olhares e as expectativas de grande número de pessoas, muitas vezes nos assusta, e é comum pensarmos que não somos capazes ou que não estamos preparados para isto. O medo de não conseguir nos faz recuar. O temor de não corresponder nos faz fugir. A angústia em saber que somos falhos, humanos, imperfeitos e pequenos nos leva para o meio das bagagens.
Mas Deus, nosso Criador, nos conhece melhor do que nós mesmos. Ele não apenas sabe quem nós somos, como também conhece quem por demos ser. Ele aposta no nosso potencial e investe em nós com quem planta uma árvore que dará muitos frutos amanhã. Ele vê que, no sentido da missão para a qual estamos sendo escolhidos, nós nos destacamos das outras pessoas dos ombros para cima, e que não há ninguém como nós para realizar tal propósito (1 Samuel 10.23-24).
Portanto, não adianta se esconder! Você foi feito para uma missão e jamais se realizará enquanto não se dedicar a ela. Você foi criado com um propósito e não será feliz enquanto não focar nele. Para entender melhor este assunto, recomendo a leitura do best seller "Uma vida com propósitos", de Rick Warren.
Não se esconda de sua responsabilidade! Tome postura, assuma os riscos, adiante-se, dê o passo à frente, seja quem você nasceu pra ser, cumpra sua missão! Não leve para o cemitério os sonhos e planos que foram confiados a você. Não desista, mas seja persistente. Continue. Avance firme o caminho rumo ao desafio que parece ser grande demais pra você, mas na verdade você sabe que é exatamente do seu tamanho!
Fico pensando em quantas coisas não são feitas porque aqueles que deveriam fazer não tiveram coragem de se posicionar e assumir suas responsabilidades... Quantos profissionais faltam porque muitos que deveriam ter se formado abandonaram os estudos? Quantos falsos profetas sobem aos púlpitos porque os que deveriam ter se disponibilizado a pastorear não o fizeram? Quantos políticos corruptos governam porque aqueles que deveriam administrar nosso país não se candidataram? Quanta coisa fora de lugar, quantos talentos enterrados, quantos sonhos engavetados?
É tempo de mudarmos nossa pos tura diante de tudo e de todos. É tempo de sairmos de trás das bagagens assumirmos nosso papel diante de Deus e das pessoas que nos cercam. Chega de tanta omissão! A Bíblia diz que quem sabe o bem que deve fazer e não o faz está em pecado (Tiago 4.17).
Que Deus tenha misericórdia de nossas omissões e chame para fora aqueles que se escondem. A tradução do vocábulo igreja é "chamados para fora". Deus não quer que o seu povo se omita em cumprir os sonhos dele. Deus não quer que você se omita. É hora de tomar atitude! Faça!
Que Deus nos abençoe. Graça e Paz!
blogdopastortulio.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário