domingo, 2 de fevereiro de 2014

Pare o Tempo em seu favor (Josué 10.13)

Determine - Tenha Atitude - Não procrastine - Não deixe para amanhã
Devocional de 02/02/2014.
"O sol parou, e a lua se deteve, até a nação vingar-se dos seus inimigos, como está escrito no Livro de Jasar. O sol parou no meio do céu e por quase um dia inteiro não se pôs" (Josué 10.13).
Tá aí uma passagem que costuma "dar pano pra manga". Vamos ao contexto:
A Bíblia diz que os israelitas tomaram Jericó, depois Ai, e em seguida Gibeon foi agregado sem guerra, devido à esperteza dos gibeonitas, que fizeram acordo com o povo de Deus, passando a servi-los com água e lenha. Sabendo disso, os cinco reinos amorreus (Jerusalém, Hebrom, Jarmute, Láquis e Hebron) se uniram para derrotar Israel. Adoratam como estratégia atacar justamente a parte mais frágil: os agregados gibeonitas, e em uma ocasião em que Josué e seus comendados estivessem longe.
Mas os israelitas eram homens de palavra, e não hesitaram em marchar uma noite inteira de Gilgal até Gibeon a fim de socorrer seus aliados e defender o território conquistado. Após consultar o Senhor, Josué e os seus melhores homens surpreenderam os cinco exércitos inimigos ao marchar a noite inteira e atacá-los antes do amanhecer do dia seguinte. Os israelitas os perseguiram e mataram. Muitos dos que conseguiram escapar foram mortos por uma tempestade de grandes pedras granizo enviada por Deus para este fim. A natureza foi um instrumento de Deus em favor do seu povo.
Josué viu isto e entendeu que poderia contar com a mão de Deus através da natureza. Ele já tinha visto mar e rios se abrindo, maná surgindo no meio do deserto, codornizes caindo na direção do povo, água brotando da rocha, terra se abrindo para engolir rebeldes, e agora uma chuva de grandes pedras de granizo. Deus estava naquele negócio!
Porém aqueles reinos cananeus eram muito poderosos. Cada um deles era maior que Ai, conquistada com dificuldade. Josué precisava continuar utilizando estratégias inteligentes para derrotá-los. Duas estratégias já haviam sido utilizadas: 1) Surpresa - atacando-os quando não esperavam, antes do amanhecer; 2) Perseguição - fazendo-os fugir para o campo, aonde a chuva de granizo os matou. Agora chegou a hora da estratégia 3) Pressão - levando esta batalha até o fim, não permitindo que eles descansassem e se reorganizassem.
Josué sabia que não poderia deixar passar daquele dia. Não dava pra postergar! Por que deixar para amanhã o que precisava ser feito hoje? Se deixasse que eles se reorganizassem, seria difícil derrotá-los posteriormente. Ele tinha que aproveitar aquele momento de fraqueza do adversário, aquele dia de desordem, e acabar com eles! Quantas vezes na vida deixamos a oportunidade passar, e perdemos a chance de fazer o que tem que ser feito no momento exato?
Josué não deu tempo ao tempo! Não esperou. Não deu mole. Não deixou o sol se por. O sol era aliado dos israelitas Que outro povo no mundo tinha nascido debaixo do sol escaldante do deserto, crescido debaixo do calor intenso e poderoso do sol, sem sombra, sem água fresca e sem rios? Os amorreus queriam água, queriam descanso, queriam sombra... Os israelitas também queriam, claro! Mas devido à experiência no deserto eles possuíam uma resistência natural muito maior que os amorreus. Josué sabia disso.
Então, Josué decidiu: É HOJE!!! É hoje que eu vou eliminar os meus inimigos. É agora, enquanto eles ainda estão cambaleando, tontos... Esse dia não pode acabar enquanto não terminarmos nossa tarefa! O sol não pode se pôr enquanto todos os amorreus não estiverem mortos.
E foi assim que Josué fez o dia ficar longo para todos os envolvidos nessa história! É provável que fosse realmente o solstício de verão - aquele dia do   ano em que o dia tem maior duração - mas o fato que esta era realmente a percepção de todos, especialmente os israelitas, que começaram a marchar desde a noite anterior. Aquele dia era o dia mais longo da história!
Quando falo de percepção humana a respeito do tempo, eu sei que alguns vão querer me apedrejar, por entenderem que Deus interviu na criação fazendo com que aquele dia tivesse muito mais de 24 horas... Vejam: eu não duvido que Deus é poderoso para fazer isto, se quiser - e inclusive creio que foi providência divina a chuva de grandes pedras de granizos que acabou matando muitos amorreus, por exemplo. Mas entendo que a estensão do dia é claramente uma percepção humana em relação à quantidade de coisas realizadas nesse dia (especialmente quando não há relógio!). E neste caso de Josué, a percepção é tão clara que a Bíblia não diz que a Terra parou, mas sim que o sol parou. Ora, nós sabemos que é a Terra que gira em torno do sol - e não o contrário. Então, os que defendem uma interpretação de que esse dia tenha durado mais de 24 horas dizem o quê? Não têm alternativa senão reconhecer que, na percepção do povo daquela época, era o sol que girava em torno da Terra. Ou seja: olha a percepção aí! Por isso, independentemente se os hebreus tinham uma percepção certa ou errada a respeito dos movimentos do sol e da Terra, acredito que o que interessa aqui é a percepção que eles tinham a respeito do tempo, e não dos movimentos planetários. E é impossível interpretar este texto sem atribuir algum componente de percepção ao seu autor, pois ele afirma que "o sol parou". Portanto, não se trata de uma definição científica, mas de uma percepção temporal.
Então, a meu ver, quem parou naquela ocasião não foi o sol (até porque este já está parado mesmo) nem a Terra (que a maioria defende por uma interpretação que alegam ser literal - mas não é, pois a Bíblia não diz que a Terra tenha parado). Quem parou foi o Tempo, e o Tempo é uma percepção humana relativa - assim como o espaço! Uma determinada distância pode ser considerada longe para um paulista e "pertim" para um mineiro. Um determinado período de tempo pode ser considerado rápido pra quem está curtindo e demorado pra quem não está gostando.
Josué fez os Israelitas "gostarem da guerra", assim como um time de futebol que está vencendo e tocando a bola passa a "gostar do jogo". Mas ele fez o tempo parar para os seus inimigos... Eles queriam que aquele dia acabasse logo, que o sol se pusesse logo, mas aquele dia não acabava nunca! Foi um dia angustiante e terrível para os amorreus!
Não fique chateado comigo. Aproveite o dia! Carpe diem... Sem dúvida, o Senhor lutava por Israel, e nunca antes houve um dia como aquele, quando o Senhor atendeu um homem cuja ATITUDE fez o Tempo parar! Foi o Dia em que Israel se vingou de seus inimigos e verdadeiramente possuiu a Terra Prometida! Deus ouviu e atendeu a oração de Josué e fez o dia dele render. Mas é certo que o Planeta Terra não resistiria a uma parada brusca na sua rotação ou na sua translação sem que isso gerasse gigantescos tsunamis e terremotos que não deixariam vivos os israelitas para contar esta história.
O Tempo parou naquele dia. O sol ficou parado sobre Gibeon até que os inimigos fossem aniquilados. Ninguém baixou a guarda. Ninguém descansou. Os melhores homens de Israel tiveram provavelmente a maior batalha de sua história. A lua não se mexeu. Ficou parada lá em Aijalom. Não seria vista em Gibeon enquanto aquela guerra não chegasse ao fim.
É com essa determinação que você precisa crer que sim, você é capaz de fazer o sol parar! Assim como você pode ordenar a uma montanha que se mude de lugar e ela irá (Mateus 17.20), assim você pode determinar que o dia de hoje não chegará ao fim até que você tenha resolvido aquele problema que tanto lhe aflige. É preciso ter Fé e Atitude! Determinação, Ousadia, Coragem. É isso o que Deus deu a Josué e os jovens israelitas nascidos no deserto e resolvidos a tomar a Terra Prometida. É isso o que Deus dá a você, jovem filho de Deus, que também já enfrentou o deserto e decidiu que chegou a hora de assumir o que lhe pertence e eliminar todas as barreiras que lhe impedem.
Pare o tempo em seu favor! Não se ponha o sol enquanto você estiver irado (Efésios 4.26). Antes que o dia termine, derrote o seu inimigo. Não procrastine, não deixe para amanhã, não enrole, defina! Coloque em prática hoje aquilo que está em seu coração. Telefone hoje para a pessoa que você precisa procurar. Peça perdão hoje para a pessoa que você ofendeu. Termine hoje aquele projeto que você começou a elaborar. Tire do papel hoje aquela idéia maravilhosa que Deus te deu. Transforme hoje os seus sonhos em realidade. Aja! Levante-se e resplandeça! Mude! Faça! Desperte! Tenha Atitude!
O Deus Eterno está atento ao seu clamor. Busque-O hoje enquanto Ele se deixa achar. Clame a Ele hoje e Ele te responderá e ainda lhe revelará coisas grandes e ocultas que você não conhece. Entregue sua vida a Ele hoje e tome posição. 
Hoje é este Dia que o Senhor fez. Alegre-se e regozije-se nEle (Salmo 118.24). Faça esse dia durar e valer à pena. Determine que o sol fique parado até que você tenha alcançado todos os objetivos que Deus te deu. Seja você uma bênção no dia de Hoje!
Graça e Paz!
blogdopastortulio.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Finalmente encontrei uma explicação plausível que eu possa aceitar sobre a conquista da Terra Prometida. O sol parar ou a Terra parar provocariam catástrofes tão gigantescas que não teria sobrado nada deste pequeno planeta. Embora concorde que se Deus assim o quisesse Ele teria o poder para fazê-lo. Não sou crente, mas acho que o poder de Deus é suficiente para criar um tipo de bolha temporal naquela localidade e fazer o tempo para.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com todo respeito a vcs, falta fé. Será que um Deus capaz de mandar a tempestade se acalmar para os apóstolos é incapaz de parar o sistema solar sem causar catástrofes no planeta terra, Leia o versículo 14 onde ´´não houve dia semelhante a esse, nem antes nem depois dele´´ tenha fé e interprete literalmente esta passagem

      Excluir
  2. Sinto vergonha quando alguém que se diz cristão,dúvida do poder de Deus!Se diz que o sol e a lua pararam,é porque realmente eles pararam.Nao me venha com esta convers de percepção!A bíblia é inspiração de Deus ou percepção humana?

    ResponderExcluir