sábado, 1 de fevereiro de 2014

Essa é pra quem tem menos de 40! (Josué 3.5)


Devocional - Pastor Túlio - Mocidade Juventude Central do Barreiro
Devocional de 01/02/2014. Mensagem ministrada à Juventude Central - Mocidade da Igreja Batista Central do Barreiro - em 01/02/2014, 20h.

Josué ordenou ao povo: "Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês" (Josué 3.5).

Josué era bem novinho quando tudo aconteceu, mas jamais se esqueceu daquele momento. O Deus de Israel interveio no meio do Seu povo para o livrar. O mar se abriu ao meio, formando uma parede de um lado e outra do outro, e a multidão atravessou sem molhar os pés. Quando o último israelita passou, e os exércitos de Faraó estavam começando a atravessar, o mar se fechou novamente, e levou os egípcios consigo. Que livramento!

Mas aquilo ficou pra trás. Egito, Mar Vermelho, Sinai, Água na Rocha, Maná, Codornizes, Guerras Vencidas, Revoltas... O deserto... Tudo ficou pra trás. Agora não tem mais volta! Moisés se foi e junto com ele todos os demais israelitas que haviam saído do Egito. Somente ele e Calebe tinham visto tudo aquilo com os próprios olhos. Esta geração não experimentou isto. Era uma multidão de meninos e meninas que etava ali, todos com menos de 40 anos! Ouviram a história ser contada diversas vezes e acreditaram, mas eles não tinham em si mesmos a vivência de uma libertação dessa magnitude.

A terra prometida estava ali bem à frente. Haviam muralhas a transpor, exércitos a vencer, territórios a conquistar... Mas o inimigo mais difícil não era nenhum desses... O rio Jordão era o gigante a ser batido. Quando ele e os outros onze espias estiveram ali pela primeira vez, nadaram firme para atravessar o rio. Chegaram exaustos do outro lado, mas eram em pouco número, eram os melhores homens de Israel, e não eram esperados pelos cananeus. Mas agora era diferente... uma multidão de homens, mulheres e crianças tinha que atravessar! Era uma geração criada no deserto e, portanto, ninguém sabia nadar... Mal sabiam o que era água! E pra piorar, os inimigos estariam prontos para liquidar imediatamente aqueles que conseguissem chegar do outro lado.

Para aquele povo, o rio Jordão era maior do que o Mar Vermelho! Mas Josué teve Fé e não hesitou. Ele sabia que o Deus Eterno é o mesmo ontem, hoje e sempre. O Deus que abriu o Mar Vermelho, abriria também o rio Jordão. O Deus que agiu pela mão de Moisés também agiria por sua própria mão. O povo que haveria de tomar a terra prometida iria experimentar por si mesmo a bondade do Senhor. Para que pudessem guerrear com convicção e conquistar com ousadia, eles tinham que ver, com seus próprios olhos, a Poderosa Mão do Senhor operando. O Jordão era o inimigo a ser batido. Se Jordão significa "lugar onde se desce", era ali que esta geração desceria e seria mergulhada, isto é, "batizada" em uma experiência sobrenatural com Deus.

Josué entendia que ele não poderia fazer isto por si mesmo, mas somente se o Senhor estivesse com ele. Passou três dias olhando para o Jordão e orando em silêncio, alimentando sua fé. Percebeu que dessa vez o poder de Deus não estava somente na vara do principal líder, mas era representado pela Arca da Aliança - a qual continha as tábuas da Lei e a Vara do sacerdote. Descobriu que quem tocaria o Jordão e fazê-lo parar e liberar a manifestação da glória de Deus não seria o seu cajado, mas sim a Palavra e a Graça de Deus. Deu ordem para que os sacerdotes e a Arca passassem à frente, e que todo o povo seguisse a Arca da Aliança.

A Arca representava a Presença de Deus, e portanto deveria haver temor, respeito, reverência. Josué estabeleceu que o povo seguisse a Arca de longe, a cerca de 1 quilômetro de distância. Ensinou asim que ninguém poderia se aproximar de Deus de qualquer jeito. O Senhor é Santo e não tolera o pecado. Para se aproximar do Deus Vivo, os israelitas teriam que se santificar primeiro, pois a Majestade do Deus Todo-Poderoso iria destruir todo o pecado à Sua volta.

Josué entendeu, e ordenou: "Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês" (Josué 3.5).

E assim se sucedeu. Os sacerdotes carregaram a Arca e tão logo molharam os pés no Jordão, a correnteza que descia parou de correr e formou uma muralha a grande distância, de modo que as águas escoaram totalmente e o povo atravessou a sêco em frente a Jericó. Depois disso veio a queda dos muros e a tomada da terra prometida, história que você conhece bem. Mas todas essas coisas são os eventos do AMANHÃ, do futuro. Para que as muralhas caiam SEMANA QUE VEM, o Jordão terá que ser atravessado AMANHÃ. Para atravessar o Jordão AMANHÃ, é preciso se santificar HOJE.

Josué ordenou àqueles jovens: "Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês" (Josué 3.5).

O Senhor Jesus apareceu na Galiléia pregando com palavras bem semelhantes a estas: "O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!" (Marcos 1.15).

O Reino de Deus, a Maravilha, a Bênção, a Terra Prometida, estão próximos, logo ali, AMANHÃ! Para HOJE Deus espera o Arrependimento e a Fé. Hoje é Dia de Santificação! É como no mundo natural: Eu vou colher AMANHÃ conforme o que eu plantar HOJE. 

Repita isso: "AMANHÃ o Senhor fará maravilhas entre vocês!" E o que tem pra HOJE? "Santifiquem-se!"

Os apóstolos gastaram suas vidas nos ensinando isto: "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12.14).

O Senhor é quem ia à frente dos jovens israelitas destruindo os inimigos com o Seu Poder. A Glória de Deus via a iniquidade daquelas nações e então os aniquilava. A Majestade do Senhor estava na Arca da Aliança! Se algum israelita não tivesse se santificado, também seria fulminado, junto com os povos inimigos, quando se aproximasse da Arca. Lembre-se de Nadabe e Abiú (Levítico 10.1-2).

Do mesmo modo, HOJE é dia de você se santificar. Pois AMANHÃ Deus vai fazer maravilhas! Mas se você não se preparar HOJE, AMANHÃ quando Ele se manifestar, você vai se arrepender de ter desejado a Presença de Deus. Toda vez que Deus manifesta a Sua Glória, Ele também manifesta o Seu Juízo. Lembre-se de Ananias e Safira (Atos 5.1-11).

Portanto, Queridas e Queridos... Amados... Deus é Santo. E de Deus não se zomba! O que você está plantando HOJE? (Gálatas 6.7-8).

Como pode pensar que vai colher AMANHÃ um casamento abençoado, se você planta HOJE um namoro sem limites? Como acredita que AMANHÃ você será um executivo de valor, se HOJE você não é um aluno exemplar? Por que você acha que AMANHÃ você vai evangelizar as nações, se você HOJE não testemunha para o colega do seu lado? O que te faz crer que AMANHÃ você vai ser admirado pelas pessoas, se HOJE você não é capaz de curtir a alegria de quase ninguém? Em que fundamento você se apóia para imaginar que AMANHÃ você vai receber algo de Deus, se HOJE você não oferece nada pra Ele? Por que você espera AMANHÃ ser exaltado por Deus se HOJE você não se humilha diante dEle?

Não zombe de Deus, Criança! Ele vai fazer maravilhas em nosso meio AMANHÃ, sim. Portanto, SANTIFIQUE-SE HOJE!

Santificar-se não é uma opção. É descer o Jordão. É batizar-se. É deixar claro publicamente, para todo mundo que te conhece, que você pertence ao Senhor! É deixar de ser Frequentador de Evento Gospel, Rolezeiro(a) de Cristo, Simpatizante do Evangelho, Amigo da galerinha da igreja... para se tornar Filho Amado de Deus, Discípulo de Jesus, Membro do Corpo de Cristo, Templo do Espírito Santo! É não entrar na fôrma da cultura à nossa volta. Santificar-se é transformar-se completamente, renovar a mente e dedicar o corpo inteiro para Deus.

"Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12.1-2)

Santificar-se é entender que você não pode mais ser o piloto da sua própria vida. Entregue a direção para o Senhor Jesus. Pare de viver para si mesmo(a) e deixe Cristo viver em você! Deixe o Espírito Santo definir a sua agenda: para onde você vai, com quem você vai, o que você vai fazer... Santificar-se é ser crucificado com Cristo (Gálatas 2.20). Santificar-se é viver por Fé, não por Festa.

Eu tenho uma Boa Notícia para você! A Palavra de Deus não diz aqui em Josué 3.5 que você devia ter se santificado ONTEM. Ela também não diz que você tinha que ter se consagrado a Deus desde que você era criança... Não! Deus tem um acerto pra fazer com você é HOJE. É Agora! Santifique-se HOJE!!!

Não importa como você conduziu sua vida até aqui. Não interessa se você estava fazendo tudo errado. Ele não está mandando você voltar no passado e reviver de modo diferente aquilo que já foi. Não! O passado ficou pra trás. Já era! Ele simplesmente diz: "Santifique-se HOJE!". Entregue-se a Ele AGORA, e AMANHÃ você vai atravessar o Jordão para o outro lado sem sequer molhar as canelas... Você vai ver Deus realizar maravilhas na sua própria vida, não na vida dos antepassados... Você vai assistir as muralhas caírem à sua frente e vai tomar posse da terra prometida, em Nome de Jesus!

O AMANHÃ é de Deus. O HOJE é seu. Santifique-se HOJE. Entregue-se a Jesus. Ore agora, dedicando-se a Ele, separando-se para Ele. Ele é seu dono. Ele é o Senhor.

Deus te abençoe. Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns pela bela mensagem Pastor! Foi de grande valia para minha vida cristã! O que realmente importa é a presença de Deus. Quanto mais nos tornamos santos, mais nos afastamos do pecado! Que o Senhor permaneça lhe abençoando!

    ResponderExcluir