sábado, 8 de fevereiro de 2014

Quebre a Inércia do Universo (Rute 1.16)

Teu povo será meu povo e teu deus será o meu Deus - Rute e Noemi
Devocional de 08/02/2014.

Rute, porém, respondeu: "Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!" (Rute 1.16)

Você já deve ter visto esta frase em algum convite de casamento. Porém, não consta que Rute tenha feito tal declaração de fidelidade para o seu marido. Não! Rute jurou fidelidade foi para a sogra dela...

E por que o fez? Por melhor que seja uma sogra, convenhamos... Era a sogra, rsrsrsrs.... Então por que razão Rute insistiu tanto em ficar com Noemi? Note que a sogra Noemi era boa também para Orfa, a outra nora, que também tinha ficado viúva. Ambas chorara muito e insistiram o quanto puderam para não voltar a Moabe. Orfa chorou muito mas voltou. Rute, porém, estava de fato decidida a não voltar.

Este evento ocorreu na época dos juízes, tempo em que não havia rei em Israel, e cada um fazia o que lhe parecia certo. Foi um período de grande fome sobre a terra, e em busca de comida, Elimeleque e Noemi saíram de Belém, em Israel, e foram morar em Moabe. Elimeleque morreu, e os filhos de Noemi se casaram com as moabitas Rute e Orfa.

O ponto mais interessante de tudo isso é que os moabitas, até então, erram amaldiçoados por Deus - tanto eles quanto seus decendentes até a décima geração (Deuteronômio 23.3). Portanto, a priori, os filhos de Noemi estariam fora da vontade de Deus ao se casarem com Orfa e Rute, e Noemi estaria ainda mais errada ao levar Rute para Israel e fazê-la se casar com outro israelita...

Errados? Pois eis que do segundo casamento de Rute, com Boaz, veio a nascer Obede, do qual nasceu Jessé, do qual nasceu o Rei Davi (Rute 4.21-22)! Quer mais? A mãe desse Boaz era Raabe, a prostituta de Jericó (Mateus 1.5), e desse povo esquisito aí sabem quem foi gerado? Jesus!

É sabido que a fidelidade e a persistência de Rute fez com que ela se tornasse bisavó de Davi e descendente de Jesus. Porém, tão relevante quanto isso é o fato de que Rute fez quebrar a maldição divina que havia sobre o povo de Moabe! Uma moça moabita que estava destinada a jamais poder entrar na assembléia do Senhor (Deuteronômio 23.3)...  ainda mais amaldiçoada por ter se tornado viúva ainda jovem e sem filhos... ainda mais amaldiçoada por estar condenada a voltar humilhada para o seu povo e aceitar um pedido de casamento de outro amaldiçoado moabita, com "o rabo entre as pernas" e  sendo xingada por ter se entregado àquele "povinho nojento de Israel" e por eles abandonada... ainda mais amaldiçoada por se obrigar a cair novamente na idolatria dos moabitas depois e ter conhecido o verdadeiro e único Deus... essa moça, totalmente amaldiçoada, fez com que toda maldição se transformasse em bênção quando se posicionou com firmeza e decidiu não se dobrar: "Noemi, eu vou com você aonde quer que você vá! Embora tenha nascido moabita, eu escolho ser israelita! Eu não sou amaldiçoada, porque o Senhor é o meu Deus!"

Rute fez com que uma palavra de maldição declarada pelo próprio Deus perdesse o valor! E daí, se ela tinha nascido entre os moabitas? Rute agiu como a sírio-fenícia que implorou pela misericórdia de Jesus como um cachorro que come as migalhas que caem da mesa, e obteve a resposta que buscava (Marcos 7.25-30). Ambas convenceram o próprio Deus a mudar de idéia e derramar Sua maravilhosa graça em suas vidas, quebrando a hegemonia de Israel. Rute mostrou que não há maldição que não possa ser quebrada pelo amor de Deus.

E como Rute fez isso? Rute foi firme, não se deixou convencer como Orfa. Rute cortou o cordão umbilical com sua família quando escolheu a família de Deus. Rute botou fogo no navio, colocou a mão no arado e não olhou para trás (Lucas 9.26). Rute teve tal determinação, que fez Deus voltar atrás em sua própria palavra - a exemplo de Moisés.

É esta determinação, firmeza, ousadia, fidelidade, convicção e coragem de Rute que podemos chamar de Fé. Olhando para Rute aprendemos que ter Fé é provocar a reação de Deus. Ter Fé é quebrar a inércia do Universo.

Você pode quebrar a inércia do Universo se tiver determinação e persistência como Rute. Só é assim aquele que conhece a Cristo Jesus e não o larga por nada nesse mundo! Podem vir as tempestades, as provações, as perseguições, as lutas, as dores, as tristezas e as maldições... Pode vir a espada, a fraqueza, a fome e a morte... Quem nos separará do amor de Cristo? (Romanos 8.35)

Você pode fazer Deus se levantar do seu trono e estender a mão sobre a terra para transformar a realidade, se você tiver a garra e a coragem de Rute. Só é assim aquele que decide não descansar enquanto não for atendido em sua demanda, a exemplo da viúva persistente que fez o juiz injusto se mexer (Lucas 18.1-8).

Não é assim a pessoa que busca a Deus somente de vez em quando, que vai à igreja mas não se batiza, ou que se batiza mas não continua na igreja, ou que pede algo mas tem dúvida se vai receber. Esta pessoa não receberá coisa alguma de Deus, pois tem a mente dividida e é instável no que faz (Tiago 1.6-8).

Você pode mudar o rumo das coisas se você tiver Fé. Basta uma Fé do tamanho de um grão de mostarda e você fará montanhas se moverem, tempestades se acalmarem, chuvas se derramarem ou até mesmo o tempo parar em seu favor. Mas sem Fé você não fará Deus se mexer (Hebreus 11.6). A Bíblia diz que Deus está no seu trono, nas alturas, mas Ele se inclina para ver o que está acontecendo nos céus e na terra (Salmo 113.6). É nesta ocasião que Deus levanta o pobre do pó, ergue o necessitado do lixo, e o faz sentar-se com os príncipes (Salmo 113.7-8).

Você pode quebrar a maldição que foi colocada sobre a sua vida. Não importa o que já foi, não interessa o que aconteceu! Daqui pra frente, queira sentar-se entre os príncipes do povo de Deus, queira andar lado a lado com as "Noemis" e com os "Boaz", deixando para trás toda sina moabita em sua vida. Seja firme como Rute e escolha servir a Deus, custe o que custar! Para seguir a Cristo, renuncie suas maldições, renuncie sua história de vida, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga (Mateus 16.24)!

Se quiser ser como Rute, esteja disposto a caminhar longa jornada ao lado de "Noemi", seguindo por um caminho estreito (Mateus 7.14). Se alguém te disser que é fácil, não acredite. Mas se alguém te disser que vale à pena, creia! Escolher o povo certo ao qual pertencer e o Deus certo ao qual servir é a atitude mais importante que você deve tomar na sua vida.

Deus te abençoe. Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário