sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Quando o Líder falta (Juízes 17.6)

Blog do Pastor Túlio - Liderança - Mica
Devocional de 07/02/2014.

"Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo" (Juízes 17.6).

A Bíblia conta a história de um cara chamado Mica, que tinha roubado uma grana pesada da sua mãe, em forma de prata. Mas a mãe lançou uma baita maldição contra o ladrão, então ele ficou com medo, confessou que tinha roubado e devolveu. A mãe dele retirou a maldição e o abençoou. Aí, pra ficar "em paz com Deus" Mica pegam parte da prata e faz o quê? Um ídolo! Pra piorar, cria um santuário, faz outros ídolos familiares e e ainda coloca um dos seus filhos como sacerdote. Não satisfeito com o filho, assim que chega um forasteiro da tribo de Levi, Mica o contrata para ser seu sacerdote, e assim se dá por satisfeito, achando que o SENHOR, Deus de Israel, agora lhe trataria com bondade.

É claro que o Deus Eterno não abençoaria essa "presepada" toda! O escritor bíblico meio que dá de ombros e explica: "Naquela época não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo" (Juízes 17.6).

Fico pensando o quão próximos estamos desta realidade em nossos dias: Filhos capazes de roubar os próprios pais;  famílias que criam seus próprios ídolos e "santuários"; falsos profetas e falsos mestres que se vendem por míseras vinte gramas de prata por ano; e "Micas" que acham que estão agradando o Senhor com sua auto-religião. Não há duvidas: cada um faz o que lhe parece certo porque não há Liderança. Não há Unção e Conhecimento de Deus.

Para muitos que se denominam "crentes", o Evangelho nada mais é do que uma reunião de motivação aonde ele vai uma ou duas vezes por semana para "receber bênçãos espirituais", seja lá o que isso signifique... O que importa pra esses "Micas" é que "Deus" (ou talvez seja "deus") recompense sua ida àquele "culto", sua auto-declaração de "vitória" ou até mesmo sua "prata" doada para comprar essa "bênção".

Quando o Líder falta, abre-se a porta para o Falso Profeta. Quando a Palavra de Deus não é ensinada, ficam valendo as cócegas no ouvido que o Falso Mestre toma a iniciativa de fazer. Quando não há discipulado, resta apenas o frenesi da multidão. Quando falta o Líder, você não é um nome, é um número! Você não presta contas de sua vida, e não existe pecado para se arrepender, a não ser que tenha deixado de entregar dízimos e ofertas...

Quando o Líder falta, tudo é relativo, tudo é questionável, toda autoridade é desrespeitada, toda correção é careta, toda exortação é ignorada, pois cada um faz aquilo que lhe parece certo, cada um anda por sua própria cabeça, cada um escolhe seu próprio caminho, é dono de seu próprio nariz e ninguém tem nada com isso... afinal, "o importante é ser feliz!"

Quando o Líder falta, o certo vira errado e o errado vira certo. Se você corrigir seus filhos você é carrasco, se você os ensina a não usar drogas você é antiquado, se você os convence a esperar para transar só depois do casamento você é um dinossauro... Aplausos virão se você lhes der um quarto exclusivo com cama de casal para transarem, especialmente se for com alguém do mesmo sexo, ou se você lhes apresentar um baseado de qualidade, ou se eles puderem também, desde cedo, fazer aquilo que lhes parecer certo, seguindo o coração...

Quando o Líder falta, qualquer opinião firme baseada na Eterna Palavra de Deus é vista como retrógrada e fundamentalista, qualquer posição conservadora é taxada de elitista e reacionária, e qualquer convite ao arrependimento é entendido como proselitismo religioso.

Depois que Moisés e Josué morreram, raros foram os Líderes de Israel que tiveram conhecimento, caráter e comunhão com Deus para fazer a vontade dEle e atrair a sua misericórdia. Do mesmo modo, em nossa geração, embora tenhamos milhares de "líderes", poucos são os que conhecem a Palavra de Deus, dominam a ciência dos homens, conservam um caráter íntegro e uma rotina de oração. Aonde estão os Líderes que guiarão o povo brasileiro à condição de nação cujo Deus é o Senhor?

Eu achava que não tinha nada a ver com isso, até que Deus me mostrou o quanto devo me dedicar a Ele e proclamar a sua verdade. Não sou perfeito e certamente jamais serei, mas eu decidi me esforçar o máximo para ser um homem segundo o coração de Deus! Por isso me arrisco: Siga meu exemplo, faça o que eu faço, caminhe comigo, e você vai ficar mais parecido com Jesus! Eu decidi ser uma bênção para minha família, meus amigos e minha nação. Tenho muito, mas muito ainda para aprender e crescer... mas o pouco que eu conheço, vivo e recebo de Deus, escolhi compartilhar com aqueles que quiserem me ouvir, aperfeiçoar com sua própria sabedoria, e crescer um pouco mais. Não sei até onde minha influência vai chegar, e o quanto desta terra vou conseguir salgar e iluminar, mas se eu tiver a oportunidade de fazer diferença positiva na vida de uma pessoa, ou de milhões, eu vou fazer. Eu não vou faltar! Eu serei um verdadeiro Líder.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário