domingo, 9 de fevereiro de 2014

Reflexão na derrota (1 Samuel 4.3)

Devocional de 09/02/2014.

"Quando os soldados voltaram ao acampamento, as autoridades de Israel perguntaram: “Por que o Senhor deixou que os filisteus nos derrotassem?” E acrescentaram: “Vamos a Siló buscar a arca da aliança do Senhor , para que ele vá conosco e nos salve das mãos de nossos inimigos” (1 Samuel 4.3).

Servir a Deus é a melhor escolha que você pode fazer. Porém, atenção: Se te disserem que vale à pena, acredite. Mas se te disserem que vai ser fácil, não acredite.
Não são poucos os que se frustram e até abandonam o Caminho de Deus quando se deparam com a derrota, alegando que alguém afirmou que a vida com Deus é "só vitória". Ledo engano!

Jesus afirmou que no mundo teríamos aflições, ensinou que o caminho do Senhor é apertado e a porta é estreita, e ainda mostrou que segui-lO significaria renúncia até de si mesmo e seria necessário tomar a cruz. São os falsos profetas que ensinam que a vida com Deus significa só bênçãos, só prosperidade, só conforto, só saúde r nenhuma tempestade a enfrentar. São os falsos mestres que buscam atrair multidões com a promessa de milagres automáticos, enriquecimento instantâneo e vida fácil. A Bíblia não ensina assim.

No tempo dos juízes, quando o povo agia sem parâmetros, sem valores morais e sem liderança digna, os israelitas sofreram muitas derrotas e, numa determinada ocasião, lembrar-se da Arca da Aliança, que na tomada de Jericó havia garantido a vitória para o povo de Deus. Reuniram-se e decidiram levar a Arca para a guerra, certos de que o simples fato de carregarem o Nome do Senhor obteriam vitória.

 Quebraram a cara! Israel foi derrotado, milhares foram mortos e a Arca ainda foi levada pelos filisteus.

Mas por que a Arca do Senhor não garantiu a vitória para Israel? É porque não havia santidade entre os israelitas. Ao contrário do que aconteceu em Jericó, quando Josué ordenou que o povo se santificasse para que Deus operasse no dia seguinte, dessa vez, os israelitas não temiam ao Senhor. A Arca, por si só, não garantiu a presença de Deus, e Israel foi humilhado.

Hoje, vemos pessoas dizendo "em nome de Jesus" como se isso fosse uma fórmula mágica tipo "Shazam" para resolver seus problemas. Vemos pessoas levarem chaves, carteiras, fotos e roupas para serem ungidas acreditando que somente isto lhes garantirá alguma intervenção celeste. Vemos pessoas correndo atrás de pastores, padres e profetas ungidos, buscando em homens uma resposta que só pode vir de Deus.

Não é assim que a Bíblia ensina! Embora Deus possa operar através de pessoas qe se consagram, intervir através da unção de objetos e ouvir orações declaradas com a frase "em mome de Jesus" no final, sabemos que a presença de Deus só é garantida quando alguém teme a Deus, paga um preço e atrai o milagre de Deus, com o mesmo nível de compromisso que Jesus e os santos profetas tinham.

A vitória é garantida pela presença real de Deus no meio do seu povo, e não pela religiosidade pseudo-cristã qe visa somente o benefício aos que adoram o Deus Eterno como se ele fosse um deus pagão.

Quando temos compromisso com Deus e Ele conosco, a nossa causa é dele e a dele é nossa. Essa comunhão garante a Sua presença. Quando somos apenas religiosos, a glória de Deus foge, e nasce um "Icabode", um vazio, uma triste frustração pela Sua ausência.

Que Deus te livre da religiosidade vazia e te revele a Sua Santa e Temível Presença.

Graça e Paz!

blogdopastortúlio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário