quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Seja você! (Juízes 3.31)

Seja você! (Juízes 3.31)
Devocional de 05/02/2014.
"Depois de Eúde veio Sangar, filho de Anate, que matou seiscentos filisteus com uma aguilhada de bois. Ele também libertou Israel" (Juízes 3.31).
Depois da morte de Josué, os israelitas não tinham um líder formal. Quando algumas tribos de Israel eram atacadas, o Senhor levantava um Llíder (juíz) que libertava o povo das mãos daqueles que os atacavam. 
O primeiro Líder que se destacou nesta época foi Otoniel, irmão caçula de Calebe. Logo depois veio o canhoto Eúde, que enfiou uma espada na barria do rei de Eglom sem que ninguém percebesse. O terceiro Líder que apareceu foi Sangar.
A Bíblia não fala muito sobre Sangar. Um único versículo é dedicado a ele (Juízes 3.31). E pouco mais à frente, Débora - que seria a próxima Líder - faz uma breve referência a ele em seu cântico, revelando apenas que nos dias de Sangar não havia segurança para os viajantes (Juízes 5.6).
Mas este Líder tinha algo que chamava a atenção de todos: A aguilhada de bois, que ele usava para atacar seus inimigos.
Enquanto Eúde usava a espada e a astúcia, e Otoniel usava a mobilização para a guerra, esse tal de Sangar usava a sua simples ferramenta de trabalho para lutar.
A aguilhada, também conhecida como aguilhão ou ferrão de tocar bois, era utilizada para dar uma simples cutucada nos bois, não permitindo que eles ficassem parados na estrada, ou fazendo com que eles seguissem pelo caminho correto. Foi com sua aguilhada que Sangar matou 600 filisteus e libertou Israel.
Lembro-me de Davi, abrindo mão da armadura e todo aparato que Saul lhe proporcionou, para destruir o gigante Golias usando somente sua funda e algumas pedrinhas. Para vencer uma guerra na qual Deus está à sua frente, não é necessário adquirir armas de última geração e arsenal poderoso, apenas utilize o instrumento que Deus te deu!
Para abrir o Mar Vermelho, Moisés utilizou sua vara. Para abrir o Jordão, Josué utilizou a Arca da Aliança. Para chegar à liderança do Egito, José utilizou o dom de interpretação de sonhos. Para derrotar Eglom, Eúde usou a inteligência e a habilidade de canhoto. Para disseminar o Evangelho, Paulo usou o conhecimento fariseu e secular. Para destruir 600 filisteus, Sangar utilizou a aguilhada de bois.
Sangar escolheu ser ele mesmo e usar o que sabia e podia usar. Ele não tem capítulos e capítulos destinados a ele na história de Israel, como Josué, Sansão, Saul ou Davi. Mas ele escreveu seu nome na História. Ele fez diferença pra alguém, sendo quem ele era. Se Sangar tivesse tentado ser outra pessoa, imitar outra pessoa, ele certamente não teria prosperado e não estaríamos falando sobre ele agora. 
Quando Jesus estava para ser preso, onze discípulos disseram a Jesus que tinham duas espadas. Ele disse que era suficiente (Lucas 22.38) - até mesmo porque ele sabia que não iriam lutar. As armas que o Senhor esperava deles àquela altura eram outras, mas ele aceitou que eles levassem o que tinham.
Eu não sei o que você tem em suas mãos. Talvez seja uma espada, talvez seja uma queixada de jumento, ou talvez um ferrão de tocar bois. Talvez você tenha 5 pães e 2 peixinhos... Talvez um frasco de perfume... Talvez você tenha experiência, sabedoria, conhecimento, inteligência. Talvez você seja simpático(a), atraente, sociável. Quem sabe você tem um testemunho incrível daquilo que Deus fez na sua vida. Ou quem sabe uma capacidade de argumentação, bastante eloquência e comunicação... 
Talvez você não valorize muito o que Deus te deu. Isto é um erro. É com o que você tem nas suas mãos que você vai vencer a guerra contra os inimigos de Deus! Ele não espera que você se transforme em alguém completamente diferente do que você sempre foi, exceto no que diz respeito ao pecado. Mesmo sendo uma nova criatura em Cristo, você é uma pessoa única, um talento insubstituível naquilo que você faz, um ser distindo de todos os outros naquilo que você é. E foi Deus quem te fez assim. Ele te ama assim. Ele te quer assim, com suas virtudes únicas e totalmente valorizadas por ele.
Paulo tinha 11 apóstolos, 7 diáconos e centenas de discípulos em quem se espelhar. Mas ele decidiu ser ele mesmo, usar tudo que Deus tinha lhe dado antes de se entregar a Cristo, e por causa disso veio a ser o mais influente evangelista da História da Igreja.
Deus te livre de querer cantar como aquele(a) cantor(a) que todos gostam, de pregar com a mesma entonação daquele(a) pregador(a) admirado ou conduzir uma reunião do mesmo jeitinho que você viu alguém fazer. Você é você! Use a sua própria aguilhada de boi! E deixa Deus te usar assim.
Como diz uma canção secular: "O importante é ser você". Por mais que você admire e se inspire em alguém, por mais que você possa seguir exemplos, ninguém é você e você não é outra pessoa senão você mesmo. Então seja você! Melhore em tudo o que você puder melhorar, abandone tudo o que você entender em Deus que vai ser bom abandonar, mas não coloque máscaras que te tornem alguém que você não é. Isso é coisa de fariseu!
Seja você! Use o que você tem! E você vai ver que grandes coisas o Senhor vai fazer através de sua vida.
Deus te abençoe.
www.blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário