Devocional de 18/02/2014.
"O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor"(1 Reis 3.10).
A história do rei Salomão é conhecida. O menino recebeu de seu pai Davi a incumbência de reinar sobre Israel. Deus lhe apareceu em um sonho e lhe disse: "Peça o que quiser!". Ele foi sábio e pediu: "Eu quero Sabedoria!". O Senhor se agradou de seu pedido e lhe deu, além de sabedoria, vida longa, riqueza, fama e um reino de paz. Salomão ficou conhecido por sua grande sabedoria, superando a todos...
Mas é interessante percebermos que antes de pedir sabedoria Salomão já era sábio. O que ele pediu a Deus foi a possibilidade de se tornar excelente naquilo que ele já era bom. Veja as evidências de que Salomão já era sábio antes deste episódio de 1 Reis 3:
- Nos dois primeiros capítulos de 1 Reis percebemos que enquanto seu irmão Adonias foi banquetear com os príncipes, Salomão foi ungido e aclamado rei com a bênção do pai e logo foi para as ruas, no meio do povo, promovendo tão grande festa musical e alvoroço que intimidou Adonias e seus convidados.
- A primeira manifestação de Salomão foi diante do pedido de clemência de seu irmão Adonias. A resposta do novo rei foi muito sábia: ele não se mostrou cruel nem desligado, e desde sua primeira decisão garantiu a submissão de seu irmão e a paz em seu reino, dizendo: "Se ele se mostrar confiável, não cairá um único fio de sua cabeça, mas se nele for descoberta alguma maldade, morrerá".
- Na ocasião da passagem da coroa, o rei Davi lhe deu alguns conselhos e logo destacou a sabedoria que Salomão já possuía, dizendo: "Proceda com a sabedoria que você tem, e não o deixe envelhecer e descer em paz à sepultura", referindo-se a Joabe.
- Davi repetiu sua admiração pela sabedoria de Salomão quando lhe deu conselhos em relação a Simei, dizendo: "Mas, agora, não o considere inocente. Você é um homem sábio e saberá o que fazer com ele".
- Em sua segunda manifestação, Salomão recebeu uma solicitação de sua própria mãe para ceder a mais linda virgem do harém real para sei irmão Adonias. Embora tivesse prometido atender qualquer pedido de Bate-Seba, Salomão percebeu a maldade de Adonias e o mandou matar imediatamente.
- Embora não tivesse recebido conselhos de seu pai em relação ao sacerdote Abiatar, que apoiava Adonias, Salomão não perdeu tempo e logo o expulsou do sacerdócio, garantindo unidade de pensamento entre os líderes religiosos.
- Mandou matar também o comandante traidor Joabe, conforme orientação de seu pai, mesmo tendo Joabe corrido para o altar. Salomão foi sábio e não se deixou levar pelas implicações religiosas.
- Finalmente, armou uma cilada para Simei, fazendo um acordo com o mesmo de modo que este se manteria vivo enquanto ficasse em Jerusalém, mas seria morto caso saísse da cidade. Na primeira desobediência, Simei foi morto.
- Salomão também selou paz com os Egípcios, casando-se com a filha do faraó, e vivia em amor ao Senhor, andando de acordo com os decretos de Davi.
Desse modo, o reino foi confirmado nas mãos de Salomão. Tudo isto antes do sonho que ele teve em Gibeom.
Contudo, o ato de maior sabedoria de Salomão não aconteceu antes nem depois deste evento. Foi exatamente o pedido de Salomão a Deus seu feito de maior discernimento e inteligência. Ele teve a sabedoria de pedir sabedoria! Ele desejou ser excelente naquilo que ele já era bom. Escolheu se tornar notável ao exercer com primazia aquilo que ele foi criado para fazer. O maior feito de Salomão foi este!
E o mais interessante é que este pedido era tão desejável por Salomão, que ele não hesitou em fazê-lo mesmo inconsciente. Sim! Salomão estava dormindo, sonhando quando pediu isto a Deus. Ele desejava tanto ser sábio que ansiava isto mesmo sem planejar!
O que você pediria a Deus em seu sonho tranquilo e inconsciente caso ele lhe aparecesse lá? O que você realmente anseia com todo o seu coração e espírito a ponto de pedir "sem pensar"?
Se formos sinceros, acho que a maioria de nós, em resposta rápida e inconsciente, pediria a Deus soluções para ansiedades da vida: o que comer, o que beber, o que vestir, onde morar, como se locomover... preocupações de pessoas que não conhecem a Deus (Mateus 6.31-32). Não é à toa que a Bíblia diz que não recebemos porque não pedimos, ou então porque pedimos mal, para satisfazer nossos próprios prazeres (Tiago 4.2-3).
O pedido de Salomão agradou a Deus não porque foi um pedido por sabedoria, mas porque foi um pedido pelo dom que ele necessitava para exercer o propósito que Deus tinha que executar através dele!
Salomão era sábio porque não cobiçava as coisas que lhe dariam prazer. Ele amava o Senhor (1 Reis 3.3) e por isso todo o seu ser desejava cumprir os propósitos dEle. Fazer a vontade de Deus é a coisa mais importante (João 4.34; 1 Pedro 4.2; Mateus 7.21). Salomão buscou em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça (Mateus 6.33) e por isso tudo que havia nele desejava cumprir bem o propósito de Deus em sua vida - que no caso dele era governar bem todo o Israel.
Você será sábio, não necessariamente se pedir sabedoria, mas principalmente se tudo o que há em você pedir a Deus, consciente ou inconsciente, que seja capaz de cumprir o propósito dEle na sua vida. Isto é: que você seja excelente naquilo que já é bom! Que você seja o melhor do mundo na realização daquilo que Deus quer que você faça... Faça bem aquilo que você gosta, que você tem prazer e alegria em fazer! Não peça sabedoria! Seja sábio e peça a Deus para ser o que Ele te criou para ser!
Somos diferentes uns dos outros, e Deus espera de nós realizações diferentes, conforme o dom que ele deu a cada um de nós. Se você tem o dom de profetizar: profetize conforme a fé que você recebeu de Deus e não se limite pela dúvida dos outros! Se você tem o dom de servir, sirva como ninguém e não se importe com o desprezo dos arrogantes. Se você tem o dom de ensinar, seja o melhor professor e ensine com autoridade! Se você tem o dom de animar as pessoas, faça cada reunião se tornar uma festa e cada encontro um alvoroço de alegria! Se você tem o dom de contribuir, que sua generosidade seja grande e exemplar como a de Barnabé. Se você é líder, lidere com zelo e transforme a cultura a sua volta! Se você tem o dom de misericórdia, compadeça-se com alegria e ajude sem medo de ajudar e sem se preocupar em receber em troca (Romanos 12.6-8).
Portanto, descubra seus dons! Entenda o que Deus quer que você faça! Ao se encontrar com o Senhor na estrada de Damasco, Saulo fez a pergunta certa: "Senhor, que queres que eu faça?" (Atos 9.6). Não perca a oportunidade de entender que peça do xadrez universal você é, e qual é o propósito de Deus na sua vida. Evite dar cabeçada, pois é duro "dar murro em ponta de faca" (Atos 9.5).
A primeira vez que abri um equipamento e fechei, deixei de fora algumas arruelas porque não entendia o propósito das mesmas. Meu orientador me fez abrir e fechar de novo explicando que nada, absolutamente nada, estava ali em vão , pois toda peça tem um propósito, inclusive a arruela. Deus me mostrou que, da mesma forma, as pessoas não estão pelo mundo em vão, todos temos uma contribuição importante para nosso tempo, nossa família, nossa sociedade. Mas aquele que não faz o bem que deveria fazer, está em pecado (Tiago 4.17).
Você não é fruto do acaso, e não está nesta vida a passeio. Tudo o que Deus faz tem propósito (Eclesiastes 3.1) e a criação aguarda ansiosa pela manifestação dos filhos de Deus de acordo com este propósito (Romanos 8.19). Pelo amor de Deus, descubra qual é o seu papel nesta vida e exerça este papel. E faça-o bem! Ofereça todo o seu talento, toda a sua capacidade, toda a sua vontade, todos os seus sonhos, toda a sua vida a Deus como sacrifício enquanto você está vivo! Este é o culto que Deus espera de você (Romanos 12.1).
Quando você entender isto, vai aprender a viver e a orar. Assim como Salomão, você vai pedir aquilo que agrada a Deus, e vai fazer sem medo, pois vai entender que a vontade dEle é sempre boa, perfeita e agradável (Romanos 12.2).
Seja sábio! Seja você! Seja a resposta de Deus!
Graça e Paz!
blogdopastortulio.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário