segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Protegido pela santidade (2 Samuel 22:21-27)

Salmo 18 - Davi - não à graça barata - justiça - mãos puras
Devocional de 17/02/2014.

O Senhor me tratou segundo a minha retidão; segundo a pureza das minhas mãos me recompensou. Pois guardei os caminhos do Senhor; não cometi a perversidade de afastar-me do meu Deus. Todos os seus mandamentos estão diante de mim; não me afastei dos seus decretos. Tenho sido irrepreensível para com ele e guardei-me de pecar. O Senhor recompensou-me segundo a minha retidão, segundo a pureza das minhas mãos perante ele.

"Ao fiel te revelas fiel, ao irrepreensível te revelas irrepreensível, ao puro te revelas puro, mas ao perverso te revelas astuto" (2 Samuel 22:21-27).


A graça de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é a revelação de que Deus enviou seu Filho para morrer por nós sem que fizéssemos algo para merecer isto. O Senhor nos amou quando ainda éramos pecadores. A salvação, portanto, é pela graça, por meio da fé.

Mas há uma "graça barata" sendo vendida por aí, que não é a graça de Cristo anunciada no Evangelho. Esta "graça barata", que é falsa e diabólica, é o enganoso ensino de que haja o que houver, uma vez salvos somos sempre salvos. É a descompromissada sensação de que podemos fazer o que quisermos com nossas vidas, pois se a salvação não é por merecimento, então podemos fazer qualquer coisa e viver de qualquer jeito, que no final Deus vai ser misericordioso e nos salvar. 

O rei Davi, ao escolher um entre as centenas de salmos que compôs para anexar em sua história, contada em 2 Samuel,  escolheu o Salmo 18, que é um louvor riquíssimo expresso por um guerreiro que atribui suas vitórias a Deus, porém não se recusa a se comprometer e assumir uma postura de retidão, justiça e santidade em todos os seus atos.

A oração de louvor (Salmo) anexada em 2 Samuel 22 despreza a "graça barata" e afirma que o Senhor nos trata segundo a nossa retidão e nos recompensa segundo a pureza de nossas mãos diante dele. E essa realidade não é apenas uma questão de "galardão", mas sim de vida ou morte eterna.

Como é triste sabermos que milhões de "cristãos" serão reprovados no último dia, enviados para o lado esquerdo, porque embora digam "Senhor, Senhor, em teu nome fizemos isto ou aquilo, fomos usados por ti, cantamos para ti, fomos à igreja, oramos, expulsamos demônios e curamos enfermos" receberão dele uma sonora reprovação: "Não conheço vocês! Afastem-se de mim, vocês que praticam a iniquidade" (Mateus 7.21-23). Só quem faz a vontade de Deus é por Ele conhecido.

Como é lamentável sabermos que milhões de "cristãos" não sabem o que significa "negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e seguir" (Lucas 9.23), que não sabem que "Ser usado não significa ser aprovado" (Pastora Sarah Sheeva).

Somente a santidade garante a nossa proteção espiritual. Sem santidade, estamos descobertos. Com santidade, estamos guardados. E santidade não é a mesma coisa que "bom caráter". Ser santo significa ser "separado" para Deus. O santo não faz o bem porque é bonzinho, mas porque faz a vontade do Pai que está nos céus. Ele anda no Espírito e se reveste do Poder de Deus para viver a vida de Deus, e para proclamar com sua vida que "o Reino de Deus chegou".

Santidade significa, como Davi mostrou neste trecho do Salmo:
- andar em retidão;
- ter as mãos puras;
- guardar os Caminhos do Senhor;
- não cometer a perversidade de se afastar de Deus;
- preservar os mandamentos diante de si;
- não se afastar dos decretos do Senhor;
- ser irrepreensível para com Deus;
- guardar-se de pecar;
- andar em retidão; (de novo!)
- ter as mãos puras (de novo!)
- ser fiel
- se irrepreensível (de novo!)
- ser puro
- não ser perverso.

O Caminho da Santidade é o Caminho de Deus. Ele é um caminho perfeito, mas também é um caminho estreito, apertado, e poucos são os que encontram este caminho (Mateus 7.13-14). Só neste caminho temos a proteção de Deus. O caminho largo parece mais fácil, mas quem andar por ele se perderá.

Quem não anda em Santidade não teme ao Senhor e não se aparta do pecado. Vive no maior engano alguém pode viver. Pensa estar protegido pela religião, pensa estar fazendo a vontade de Deus, mas na verdade não está. Santidade requer renúncia, sofrimento, dor, luta, desapego completo. Quem vive no reino de Deus encontra dificuldades no reino dos homens, pois os valores não são os mesmos.

Que Deus derrame se Espírito Santo sobre você e te faça santo como Ele é Santo (Levítico 20.7; 1 Pedro 1.16).

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário