terça-feira, 24 de junho de 2014

Deus tanto amou o mundo (João 3.16)

porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu único Filho
Devocional de 24/06/2014.

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3.16)

Não sem razão, este é talvez o texto bíblico mais recitado pelos cristãos. Jesus, o único Filho gerado de Deus, é o presente de amor que Ele deu ao mundo para que este não pereça por ter se afastado do propósito para o qual foi criado, mas perpetue para todo o sempre, por meio da fé daqueles que corrigirem o desvio de propósito por meio da fé em Jesus. Esta é uma frase curta, mas plena de verdade. 

De todas as verdades, a verdade mais intrigante é esta: Nós falhamos! Deus nos criou para a sua glória, mas nós, ao conhecermos o bem e o mal preferimos o mal. E ao sermos reprovados no teste de Deus, nada mais poderia ser feito. Agora só nos restaria aguardar o castigo por nossa desobediência. Mas Deus optou por sacrificar seu próprio Filho a fim de consertar o nosso erro. Ele o enviou para que morresse em nosso favor. E assim Jesus o fez. E por causa disso, mesmo tendo falhado, temos a chance de continuar vivos por toda a eternidade, desde que creiamos em Jesus.

Crer em Jesus não é somente uma questão de falar que crê, nem tampouco internalizar um sentimento de gratidão ou abraçar uma crença. Crer em Jesus é, nas palavras dEle, "comer a Sua carne e beber o Seu sangue". É fazer a vontade do Pai. É negar-se a si mesmo, tomar a Cruz e segui-lo. Crer em Jesus é nascer do alto. Ou seja, a vida eterna é para os discípulos de Jesus: aqueles que andam no Caminho da Salvação, aqueles que se arrependem de seus pecados e o confessam.

E para os demais, o que resta? Nada. Já estavam condenados à morte eterna, e seguirão condenados. É por isso que nem o Filho do Homem veio para julgar o mundo e nem tampouco nós devemos julgá-lo. Cristo veio para salvar o que se havia perdido. Os filhos de Deus são o sal desta terra e a luz deste mundo, a única esperança para a redenção da criação. Se o sal não temperar, não serve para nada, nem para condenar o resto do mundo.

A justiça de Deus não pode ser quebrada. O amor de Deus é indescritivelmente grande, mas a justiça de Deus também é. O amor se manifesta em Cristo para nos dar uma nova chance, não para nos salvar de qualquer jeito. É como se o professor nos permitisse refazer uma prova na qual toda a turma tomou bomba, explicando novamente e permitindo estudar novamente já conhecendo as questões da prova. Isto significa que alguns poderão entender e seguir o gabarito (Jesus) para responder corretamente as questões e agora passar na prova. Em nenhum momento significa que a turma será automaticamente aprovada de qualquer maneira.

A vida eterna é o alvo. Nada pode ser mais importante do que isto. De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? O que são 100 anos perto de uma eternidade? Nada! É lamentável que nos últimos anos boa parte dos pastores estejam se transformando em administradores, conselheiros e palestrantes preocupados em garantir que as pessoas que lhes procuram possam salvar a família, salvar o casamento, salvar as finanças, salvar a instituição, salvar a boa índole, salvar tudo - menos salvar a alma para a eternidade. 

Lembro-me de quando me converti, no final da década de 80, quando junto com alguns poucos jovens "crentes" cantávamos: "Ah, eu amo Cristo! Sim, eu amo Cristo" Ah, eu amo Cristo porque Ele me salvou..." Não é sábio dizer que os tempos antigos eram melhores que os tempos atuais, claro que não, pois entre confusos e feridos, penso que hoje de algum modo ainda se salvam muito mais pessoas do que naquele tempo, mas é triste olhar e perceber que grande número de pessoas vai às igrejas para "receber uma bênção", para "consertar sua família" ou até mesmo para "arranjar um namorado", e pouco se importam com a vida eterna. Salvar almas que estão caminhando a passos largos para a morte eterna precisa voltar a ser nossa comida e nossa bebida. A Igreja de Jesus precisa se repensar e voltar a se definir como Agência do Reino de Deus sobre a terra.

Todos nós pecamos e nos afastamos do propósito de Deus. Precisamos correr de volta para o Senhor e trazer conosco o maior número de pessoas que pudermos em todo o mundo. O nome disso: Missões. O amor de Deus é ao mundo, e por isso não faz sentido quando lido no sentido individualizado. O amor de Deus é aos pecadores, e por isso precisa ser comunicado a quem não ainda percebe este amor. O amor de Deus é a chance que Deus nos dá de reatarmos nossa comunhão com Ele. O amor de Deus é Jesus. Só Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, e ninguém pode acessar o Pai senão por Jesus.

Que Deus nos permita compreender seu amor e compartilhá-lo.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br










Nenhum comentário:

Postar um comentário