quarta-feira, 11 de junho de 2014

Peça ao Senhor a chuva (Zacarias 10.1)

Peça ao Senhor a chuva, Zacarias 10.1, é o Senhor quem faz o trovão, quem manda a chuva
Devocional de 11/06/2014.

"Peça ao Senhor a chuva de primavera, pois, é o Senhor quem faz o trovão, quem manda a chuva e lhes dá as plantas do campo" (Zacarias 10.1).

O texto de Zacarias 10.1 dá espaço para as mais criativas e incríveis mensagens considerando o poder do Deus que manda a chuva, e por isso devemos pedir para ele e ele fará. Porém eu gostaria de espiritualizar pouco e ser bastante prático e objetivo na leitura desse texto a fim de proclamar de modo literal:

Peça ao Senhor a chuva!

É comum vermos a chuva caindo em exagero para algumas regiões do país e em extrema escassez para outras. Durante muitos anos sempre foi assim, mas o cenário que nos aguarda para daqui a poucos meses é inédito. A Associação Brasileira de Integração e Desenvolvimento Sustentável (Abides) fez diversas simulações e seu presidente, Everton de Carvalho, concluiu o seguinte:

“Só um milagre, com muitas chuvas, para não chegarmos em setembro ou em dezembro com os reservatórios a zero”.

Ao terminar a leitura desta reflexão, leia a reportagem completa publicada hoje no Diário de Pernambuco, clicando no link que vou deixar no final do texto. Deixarei também o link para o estudo da Abides, segundo o qual "Em decorrência da relutância do Governo Federal em desencadear uma campanha de economia de consumo em função do ano eleitoral, a tendência é uma redução bem mais intensa do nível dos reservatórios como consequência do período seco e da impossibilidade de aumento da carga térmica e de transferências inter-regionais, ambas no limite atualmente."

Ou seja: Enquanto a população e a imprensa só pensam na Copa da FIFA, enquanto nossos políticos em recesso branco (ganham sem trabalhar) e só se preocupam com a rópria reeleição, enquanto os revoltados só pensam em fazer protestos contra os problemas que já aconteceram, podemos afirmar que quase ninguém neste nosso país se movimenta para conscientizar a população a respeito da necessidade de se economizar água e energia, nem para construir novas alternativas inteligentes de abastecimento envolvendo novas regiões onde há abundância de água ou novas formas de energia alternativa, nem para conscientizar os cristãos a respeito da necessidade de orar a Deus para que envie chuva.

Os reservatórios de São Paulo já estão utilizando o bombeamento de volume morto, e mesmo assim o nível de água está crítico, próximo a apenas 20%. No norte de Minas e no nordeste do Brasil, a situação é a mesma. A transposição do Rio São Francisco, tão aclamada pelo ex-presidente Lula e prometida como questão de honra para o ano de 2010, até agora só serviu para gastar mais de R$ 8 bilhões aos cofres públicos e, se ficar pronta, não será antes de 2016 - e mesmo assim não se sabe se a obra cumprirá o objetivo de levar água a quem precisa.

A falta de chuvas associada à falta de planejamento e de investimento pela administração pública nas últimas décadas, somada à falta de conscientização da população (que deveria ser liderada pelos governantes) e à falta de reconhecimento que só Deus pode enviar chuva nos levará certamente a uma situação crítica, um verdadeiro apagão de água, de energia e de produção daqui a poucos meses - e não é preciso ser um "profeta de Deus" nem ser um "pessimista da oposição" para ver isto. Acorda, Brasil!

Nossas ações têm ignorado o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade tem sido apenas mais uma palavra bonita no discurso de qualquer político. Nossas prioridades têm sido invertidas aos valores que deveríamos perseguir, pois assuntos relevantes sequer são tratados seriamente pela imprensa, pelo poder público, pelos movimentos sociais ou empresariais. Nossas pregações e orações têm sido alucinadas e espiritualizadas demais, ou simplesmente individualistas, focadas na busca de um Deus que vai resolver o problema individual de quem o busca. É preciso mudar isso já!

Levante a sua voz, profeta, clame, ore, alerte o povo e as autoridades... Transformações concretas precisam ser realizadas pelas pessoas que nos governam, pelas lideranças que têm influência e voz, pela mídia e opinião pública, pelos pastores e padres que sabem que não há solução para o nosso país se Deus não intervir, mandar novas chuvas, mandar novas lideranças, mandar novos governantes, novos assessores, novos pastores e novos intercessores a favor do Brasil!

Que Deus levante você com autoridade e sabedoria. Não podemos continuar como estamos... Clame por misericórdia! Só um milagre, com muitas chuvas, para não chegarmos em setembro ou em dezembro com os reservatórios a zero!". Provoque o milagre. Ore. Fale sobre o assunto. Compartilhe. Peça ao Senhor a chuva.

Deus abençoe o Brasil.



Leia a reportagem completa em:

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/economia/2014/06/11/internas_economia,509570/chuvas-nao-melhoram-nivel-de-reservatorios-nas-regioes-regioes-sudeste-centro-oeste-e-nordeste.shtml

Veja o Estudo completo, que mostra que "para a Copa de 2014, não há risco de desabastecimento significativo, mas a partir de setembro/2014, é somente uma questão de tempo para se atingir uma situação bem crítica, caso nenhuma medida emergencial (ou um conjunto de medidas emergenciais) de curto prazo seja tomada", em:

http://abides.org.br/setor-eletrico-crise-anunciada/



Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. SÓ DEUS PARA NOS TIRAR DESSA SECA!!! TEMOS QUE CLAMAR A ELE E TER FÉ QUE ELE VAI NOS OUVIR... A PALAVRA DO SENHOR QUE SE ENCONTRA EM 'JEREMIAS 33,3 DIZ... CLAMA A MIM, E RESPONDER-TE-EI E ANUNCIAR-TE-EI COISAS GRANDES E FIRMES, QUE NÃO SABE." GLÓRIA A DEUS!!!

    ResponderExcluir