quarta-feira, 18 de junho de 2014

Não considere o que eles dizem (Marcos 5.36)

Não temas, não tenha medo, tão somente creia, palavras de apoio
Devocional de 18/06/2014.

Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: “Não tenha medo; tão somente creia” (Marcos 5.36).

Jairo era um homem de fé. O dirigente da sinagoga judaica tinha ouvido falar de quantas pessoas Jesus havia curado, e não hesitou em sair atrás dele e trazê-lo à sua casa, a fim de que sua querida filha fosse sarada.

Jesus aceitou o convite, mas o percurso foi demorado e com várias interrupções. Jairo, porém, manteve consigo a certeza de que conseguiria levaria Jesus a tempo de orar pela menina. Faltava pouco para chegarem ao local quando  seus parente chegaram e disseram: "Jairo, tarde demais... Já era! Não precisa incomodar o mestre. Sua filha se foi."

Jairo estava bem ao lado de Jesus. E por isso, antes mesmo que Jairo pudesse expressar qualquer reação, o Senhor lhe disse: "Não considere o que eles dizem, Jairo. Não tenha medo. Somente creia."

Que bom que Jairo não tinha voltado pra casa! Que bom que ele permaneceu firme ao lado de Jesus! Tudo muda quando Jesus está ao nosso lado até mesmo quando recebemos uma má notícia. Ele nos faz ver acima das circunstâncias. Jesus nos anima, nos dá segurança, abre os nossos olhos e renova a nossa esperança.

Quando Cristo está ao nosso lado más notícias são avaliadas de outra forma. As palavras realistas e verdadeiras dos mensageiros parentes de Jairo não continham nenhuma má intenção, mas não eram capazes de expressar qualquer manifestação de esperança, fé e amor. Jesus imediatamente mostrou a Jairo que ele não deveria dar crédito às informações realistas e frias da situação que lhe era colocada, mas ele deveria simplesmente crer no poder de Deus, sem dúvidas e sem temores.

Quantas vezes você e eu somos confrontados com palavras verdadeiras, duras, objetivas e frias que embora não contenham más intenções por parte de quem as expressa, são vazias de amor, ausentes de esperança ou fé e descomprometidas com a reação que vamos ter? Quantas vezes nossos parentes, amigo, cônjuges, pais, filhos, chefes, colegas e até mesmo nossos pastores e discipuladores perdem a oportunidade de nos incentivar e nos motivar em Deus, de nos levar à fé no Deus do impossível, de nos mostrar o caminho da esperança, de estar ao nosso lado custe o que custar?

Quantas vezes encaramos sozinhos os desafios e as dificuldades da vida, e as pessoas que estão conosco em momentos alegres simplesmente desaparecem ou se comportam como se não nos fossem tão próximas? É nas horas mais difíceis que o amigo se torna um irmão. É na dor e na dificuldade que conhecemos o amor.

Se não estivermos ao lado de Jesus no momento da má notícia, é bem provável que não haja ninguém para nos animar e nos aumentar a fé. Se não sairmos de perto do problema e corrermos até a presença de Jesus para levá-lo aonde o nosso problema está, é bem possível que não tenhamos fé suficiente para encarar o problema como uma oportunidade de vitória, de crescimento pessoal e de glória para Deus. É preciso estar em comunhão com Deus antes que o problema ocorra, para que quando ele vier tenhamos a paz e a esperança necessárias.

A sabedoria e o amor ao próximo devem estar presentes em nós a ponto também de nos capacitar a sermos os portadores da esperança e das palavras de bom ânimo quando as dificuldades vierem sobre as pessoas à nossa volta. Não devemos ser vazios e realistas como os parentes de Jairo. Devemos estar cheios do Espírito Santo para que levemos alegria onde houver tristeza, liberdade onde houver prisão, esperança onde houver dúvida, motivação onde houver desafio.

Se somos discípulos de Jesus, nossas palavras devem ser como as palavras dele. Se estivermos ao lado de alguém e conseguirmos perceber que esta pessoa tem uma oportunidade de crescer, melhorar, reconciliar-se com outra pessoa, vencer um desafio ou mesmo encarar uma temeridade, temos que agir com ousadia e fé superior, dadas pelo Espírito Santo de Deus. As pessoas que precisam de Cristo são na verdade pessoas que precisam de nós. O cristão é aquele que tem Cristo dentro de si e permite que este Cristo se manifeste nos momentos cruciais.

Somente o contato frequente com a Palavra de Deus pode fazer com que tenhamos um comportamento cheio de fé nos momentos importantes. Quem dá ouvidos à Palavra de Deus é capaz de não levar em conta as palavras do homem. Que Deus nos dê o privilégio de viver assim!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário