segunda-feira, 16 de junho de 2014

Eu, fariseu? (Mateus 23.13)

não entram e não deixam entrar, malditos
Devocional de 16/06/2014.
Continuação da mensagem ministrada à Igreja Batista Central do Barreiro em 15/06/2014.

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo." (Mateus 23.13)

Boa parte da mensagem que ministrei ontem à igreja não está no devocional anterior, que é o esboço da mensagem.

Espontaneamente, creio eu que levado a isto pelo Espírito Santo, completei a mensageiro citando o texto de Mateus 23.13, que fala sobre o que acontece quando nós não exercemos o verdadeiro poder, não ligamos a vontade de Deus na terra conforme a chave que recebemos, mas agimos como os religiosos fariseus hipócritas, trancamos a porta do Reino dos céus, não entramos e nem deixamos que outras pessoas entrem.

Muitas vezes eu e você agimos como verdadeiros fariseus. Não oramos por ninguém, não intercedem os por nossa nação, nem por nossos governantes, nem por nossos líderes, não anunciamos as boas novas, não ajudamos ninguém, não visitamos os doentes, não ouvimos os aflitos, não disponibilizamos nosso tempo, não cuidamos dos que sofrem, não convidamos nossos vizinhos e amigos para nossa igreja ou célula, não praticamos a justiça que precisa ser feita... Vivemos nossas vidas como se fôssemos pessoas comuns, mas com aparência de religiosidade.

Temos o poder do Espírito Santo em nós, mas o apagamos, produzindo as obras da carne ao invés de gerarmos o fruto do Espírito. Não amamos, não pacificamos, não alegramos, não temos paciência, não somos gentis, não somos bondosos, não nos mantemos fiéis, não somos mansos nem exercemos o domínio próprio. Vivemos uma vida muito pouco parecida com a vida de Cristo.

Ao invés de vivermos como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, conforme cita o Salmo 1, somos semelhantes à árvore que Jesus amaldiçoou por não encontrar nela fruto algum. Esquecemos que o machado está à raiz, pronto para cortar e lançar ao fogo toda árvore que não produzir fruto.

Mas a longanimidade do nosso Deus nos traz esta palavra de confronto para que nos transformem os e o busquemos de verdade. O verdadeiro comprometimento com o evangelho e a atitude de fé deve nos levantar e nos fazer novas criaturas. O amor à oração e à palavra de Deus nos mostram que Deus é misericordioso r nos permite ainda voltar para ele e fazer tudo diferente. Profetizam os então que o Reino de Deus chegou e vamos vivê-lo. Grandes coisas estão por vir. Grandes coisas vão acontecer neste lugar!

O Poderoso Senhor dos Exércitos já tem levantado alguns de nós como exemplos de uma fé prática e verdadeira. Gente que faz tem sido exemplo  nosso meio. Pessoas que visitam hospitais e levam a salvação como a turma de capelania que formamos nesta semana. Gente que abre mão de sua juventude e está servindo em missões no Espírito Santo, na Alemanha e em outros lugares. Pessoas que passaram o domingo servindo almoço para miseráveis vendedores de corpos na Guaicurus. Jovens que têm passado a noite e o dia 24 horas junto com irmãos de mais de 30 igrejas de BH na mesma Guaicurus durante os 31 dias da Copa, clamando por Liberdade para o Brasil, transformação de vidas, derramamento do Espírito sobre a Igreja, Vida de Deus para as nações. Gente pequena e pecadora como nós, que nos inspira a servir melhor este Deus tão maravilhoso.

Que você e eu possamos nos levantar também com ousadia nesses dias, e noa entregaremos verdadeiramente nas mãos do Senhor, para que o Reino de Deus seja estabelecido e vidas sejam transformadas.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário