domingo, 8 de junho de 2014

Mar cheio de água. Terra cheia de Deus. (Habacuque 2.14)

assim como as águas cobrem o mar, terra cheia de Deus, mar cheio de água
Devocional de 08/06/2014.

"Mas a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar." (Habacuque 2.14)

Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito de Deus diz: O conhecimento da glória do Senhor vai encher a terra assim como as águas enchem o mar!

Muitos são os que desistiram da terra. Muitos são os que não acreditam no ser humano. Mas Deus não desistiu. Aliás, ele deu o seu Filho por este mundo pecador no qual vivemos, por essas pessoas mesquinhas e egoístas que somos.

Muitas pessoas pensam que o mundo vai de mal a pior e, para "cumprir as profecias" a corrupção do homem crescerá cada vez mais, e por isso não seria necessário orar nem fazer nada pelo mundo, pois ele já estaria condenado. E quanto a esta profecia de Habacuque 2.14, expressa também em Isaías 11.9? Seria vã a obra de Cristo? De nada vale a ação do Espírito Santo nas pessoas?

Os escapistas costumam justificar este texto atribuindo seu cumprimento ao Reino Milenar, pós-tribulação, depois da volta de Cristo, deixando somente miséria, doença, perseguição e sofrimento para esta era na qual vivemos. Mas uma análise da pregação, das orações, das canções e da teologia dos próprios escapistas mostra que quando não tratam das coisas do fim eles são mais apegados às coisas deste mundo do que os amilenistas (que entendem que o milênio não seria literal). Então, por que ignoram as coisas deste mundo quando tratam das coisas do fim se amam as coisas deste mundo quando tratam das coisas de agora?

A mensagem da cruz é simples: Deus amou tanto este mundo que deu o seu único Filho para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna. Se um pequeno grupo de cristãos se deixar encher pelo Espírito e produzir frutos dignos do nome que representa, um grande número de pessoas também seguirá este Caminho e se tornará uma enorme assembléia (ainda que espalhada em muitos lugares) de discípulos de Cristo, e o conhecimento da glória do Senhor será tão grande quanto o mar é cheio de água.

O evangelho é o poder de Deus e ainda transformará a vida de bilhões de pessoas. Isso acontecerá quando a Igreja do Senhor se tornar de fato uma só família da fé, e proclamar a salvação e a graça ao invés de buscar o proselitismo e o crescimento do reino pessoal de alguns poucos líderes.

O conhecimento da glória do Senhor é muito mais do que um mero conhecimento a respeito do Senhor. A glória de Deus se revela em juízo, em fogo, em intimidade, em arrependimento, em conversão, em amor, em renúncia, em entrega. Só seremos cheios do Espírito de Deus quando nos esvaziarmos de nós mesmos. Quem é cheio de si está vazio de Deus.

Minha oração é pelo cumprimento desta profecia de Habacuque 2.14. É neste mesmos capítulo que está descrita outra profecia que afirma que o justo viverá pela fé (Habacuque 2.4). Eu quero viver e ser justificado pela certeza de que aquilo que ainda não vemos se cumprirá. Este evangelho do Reino será anunciado em toda a terra, e uma multidão de sedentos será saciada.

O Reino de Deus chegou até nós. E espero que não passará esta geração sem que Deus realize o seu propósito. O Senhor está em nós, que somos o seu santo templo. Quando o mundo perceber isto, toda a terra se calará (Habacuque 2.20).

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário