segunda-feira, 2 de junho de 2014

O que Deus quer (Oséias 6.6)

Oséias 6.6, não sacrifício, não holocaustos
Devocional de 02/06/2014.

"Pois desejo misericórdia e não sacrifícios; conhecimento de Deus em vez de holocaustos" (Oséias 6.6).

A mensagem do profeta Oséias ataca diretamente a tendência adúltera da idolatria do povo de Deus. Um povo que insiste em adorar o Senhor sem romper com outros deuses, que oferece sacrifícios inúteis, mas não sustenta a fidelidade e a aliança de um relacionamento compromissado.

De que adiantam sacrifícios? Que valor tem ofertas e dízimos entregues em tentativa de se comprar a bênção de Deus como se busca a proteção de um guia? O que significa o trabalho duro de Marta sem o derramamento de Maria irmã de Lázaro? Pra que serve o privar-se de refeições se o verdadeiro jejum de Isaías 58 não for oferecido? Que vantagem há em se anular se não houver atos de amor, justiça e misericórdia? Que sentido faz a renúncia pessoal se ela não levar ao conhecimento de Deus?

Deus não quer o seu sacrifício, ele quer o seu amor. Ele não está interessado no seu dinheiro, ele deseja o seu coração, a sua alma, a sua força e o seu entendimento. O Senhor não espera que você prove nada para ele, ele apenas aguarda que você o conheça. "Onde está você?" é a pergunta que ele fez a Adão e continua fazendo a você todos os dias.

Portanto, pare o que você está fazendo agora e reflita sobre o como você está conduzindo a sua vida. Lance fora toda atividade vazia que tem aparência piedosa mas não aproxima você de Deus. As pessoas podem até admirar você pela sua religiosidade sacrificial, mas Deus não está nem aí pra isso! Se é para aparecer para as pessoas que você está se sacrificando, então siga em frente, parabéns, continue... Mas se o que você busca é agradar a Deus, então saiba que ele não liga para holocaustos de tempo, rituais, pessoas e dinheiro que porventura você esteja queimando para ele.

O que Deus quer é sua vida. Ele não quer 10% de você, ele quer 100%. Se o seu trabalho não dignifica o nome dele, não adianta ofertar. Se você retém o imposto de César, Dilma ou quem quer que seja, você é ladrão do mesmo jeito e não adianta dar a Deus o que é de Deus. Se você rouba de seu cônjuge, filhos ou pais o tempo devido a eles, as horas que você gasta com seus irmãos não poderão compensar. É bobagem achar que seu nome está escrito no livro da vida se você não move uma palha pra tirar este nome do Serasa, do SPC ou da boca do povo.

Deus não quer que você seja apenas mais um crente a ocupar uma cadeira em um dos templos lotados nas nossas cidades. Ele aguarda que você seja um discípulo de Jesus levando amor, misericórdia e justiça aonde o ódio, a indiferença e a desilusão corroem as pessoas. Não faz sentido você apenas ser mais uma voz a dizer "amém" fazendo coro com uma multidão de pessoas que se julgam espirituais. O desejo de Deus é que você o busque e o conheça, investindo seu tempo no entendimento da revelação que ele já lhe presenteou através das santas escrituras.

"Eu não quero sacrifícios e ofertas. Eu anseio em ver seus atos de misericórdia! Eu quero que você me conheça!" Este continua sendo o grito de Deus desde Oséias até os nossos dias. Como podemos esperar que ele ouça o nosso clamor se não damos a mínima para o seu grito?

As pessoas ao nosso lado continuam famintas de amor, e nós seguimos fingindo que não temos nada a ver com isso. Ricos e pobres em nossa vizinhança buscam paz em drogas, álcool, sexo, jogos, remédios ou em qualquer coisa, e nós insistimos em passar por eles como se não existissem. Pessoas de nossa família e amizade alternam alegria e tristeza conforme o desempenho bom ou ruim de um time de futebol, e nós apenas alimentamos a vaidade de seus sentimentos inúteis sem lhes apresentar a verdadeira alegria.

O Reino de Deus está dentro de nós e nossa falta de misericórdia continua omitindo o favor da paciência, da gentileza e da bondade para com aqueles que vivem dominados pelo "bateu-levou", pelo egoísmo e pela ânsia em "levar vantagem" em tudo.

Negamos a fidelidade para com aqueles que pisam na bola conosco, trocando de amigo, de irmão, de igreja e até de cônjuge por bobagens que poderíamos esquecer se nosso "EU" não fosse tão inchado. Brigamos como loucos por razões inúteis, rebatendo com selvageria estúpida qualquer atitude da qual não gostamos, esquecendo que o Senhor nos ensinou a caminhar duas milhas com quem nos pedir pra andar uma, e a dar nossa outra face a quem nos bater na primeira. Ignoramos o poder do Espírito que nos dá domínio próprio quando crescemos nosso ego em defesa de nossos "direitos", perdendo a chance de abençoar e assim sermos medidos com a trena da misericórdia.

O que Deus espera de nós não é um "ministério" elogiável, uma "igreja" cheia ou uma catedral bonita. O Senhor quer discípulos que vivam segundo o modelo de Jesus, que indo pelo mundo declarem liberdade aos escravos, restauração aos aflitos, visão aos cegos, festa aos famintos e orientação aos perdidos.

A proclamação profética não precisa começar com "eis que te digo" nem tampouco ser precedida por palavras ininteligíveis ou rodopios esquisitos. O Reino de Deus é para gente simples como criança: A verdade libertará todo aquele que conhecer a palavra de Deus.

Pare de fazer a sua vontade e faça a vontade de Deus. Bem aventurados são os misericordiosos, os mansos, os humildes, os pacificadores, os justos, os que choram e os que sofrem perseguição. Escolha agradar a Deus e não a sua barriga e os seus ouvidos. Busque em primeiro lugar o Reino se Deus e a sua justiça. Deus te abençoe!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

9 comentários:

  1. E o que você me diz sobre isso
    (Malaquias 3.8)
    8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas leem migalhas... Comece com Malaquias 2 e depois vá até o 3... quem estava roubando eram os SACERDOTES.

      Excluir
    2. As pessoas leem migalhas... Comece com Malaquias 2 e depois vá até o 3... quem estava roubando eram os SACERDOTES.

      Excluir
  2. Bom dia. A PAZ DO SENHOR.
    Quero parabenizar o autor desta mensagem acima. Muito bem colocada, e muito bem explicada, a luz da BÍBLIA. Espero que assim como eu, os que leram, tenham sido capacitados a colocar em pratica a VERDADE. Abraços. JESUS ESTA VOLTANDO

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. A PAZ DO SENHOR.
    Quero parabenizar o autor desta mensagem acima. Muito bem colocada, e muito bem explicada, a luz da BÍBLIA. Espero que assim como eu, os que leram, tenham sido capacitados a colocar em pratica a VERDADE. Abraços. JESUS ESTA VOLTANDO

    ResponderExcluir
  4. Nossa que texto maravilhoso.Veio de encontro aos ensinamentos que o Espirito santo tem me dado nos últimos dias. Sobre o verdadeiro amor e o conhecimento de Deus.
    Palavra de conhecimento maravilhosa esta.

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto pastor!
    Assim como a pessoa acima, também veio de encontro aos ensinamentos que o Espírito Santo tem me instruído nos últimos dias.
    Meu alvo apartir deste ano é conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor... E o sermão do monte abriu os meu olhos sobre o reino de Deus e sua nova aliança estabelecida através de seu filho Jesus.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  6. Exatamente! Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!

    ResponderExcluir
  7. Palavra maravilhosa Deus abençoe o pastor
    Parabéns

    ResponderExcluir