quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Chove em nós, Palavra de Deus! (Deuteronômio 32.2)

Bíblia - Escrituras - Promessas
Devocional de 31/01/2014.

"Que o meu ensino caia como chuva e as minhas palavras desçam como orvalho, como chuva branda sobre o pasto novo, como garoa sobre tenras plantas" (Deuteronômio 32.2).

O primeiro mês do ano termina hoje, e nesse dia completo a leitura dos 5 primeiros livros da Bíblia (Pentateuco), através da leitura de 6 capítulos por dia.

Em cada um desses dias, escolhi um pequeno trecho - geralmente um versículo - e escrevi sobre ele uma reflexão aplicada ao nosso contexto. Algumas dessas reflexões foram ministradas como pregação na Igreja Batista Central do Barreiro, em Belo Horizonte. Todas as 31 mensagens estão aqui no blog, e você pode acessá-las à vontade sempre que quiser.

Com a graça de Deus, vamos continuar neste propósito e até meados de março concluiremos os 12 livros históricos. Grandes verdades serão reveladas através dos estudos de Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, e ainda Esdras, Neemias e Ester.

Além disso, continuamos todo domingo, das 09h às 10h da manhã, ministrando pessoalmente a respeito de 1 capítulo do Novo Testamento na Escola Bíblica Dominical, na Igreja Batista Central do Barreiro, em Belo Horizonte. Você é nosso convidado! Já estudamos Atos, Evangelho de João, 1 2 e 3 João, Judas, 1 Pedro e agora estamos terminando 2 Pedro. Em seguida, iniciaremos Tiago e depois Hebreus - se o Senhor assim nos permitir.

O importante é que priorizamos em nossa vida fazer aquilo que agrada a Deus, e isto certamente inclui uma dedicação especial ao estudo da Palavra de Deus. Como é bom receber a Palavra de Deus como a boa terra recebe a chuva (Deuteronômio 32.2)!

A Palavra de Deus é quem nos sustenta. Não vivemos só de pão! Todos os dias temos que nos alimentar de um bocado especial das Escrituras Sagradas (Lucas 4.4).

Toda a Bíblia é inspirada por Deus e é útil nos dias de hoje para o nosso aprendizado, a nossa correção e a nossa justiça (2 Pedro 3.16).

Quando lemos a Bíblia, não lemos um livro qualquer de interpretação pessoal, pois tudo o que há nas Escrituras foi gerado pelo Espírito Santo através de seus profetas (2 Pedro 1.20-21).

As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, mas as reveladas já estão na Bíblia, e elas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras de Deus (Deuteronômio 29.29).

Devemos cumprir tudo o que está escrito sem nos desviarmos disso, nem para a direita e nem para a esquerda. Se assim fizermos, seremos bem sucedidos em tudo! (Josué 1.7).

É na Palavra de Deus que nos santificamos. Ela é a Verdade que nos purifica (João 17.17).

Que o Senhor nos abençoe.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Glória, Fama e Honra: Eu quero! (Deuteronômio 26.19) - Poesia


Prosperidade e Bênção


Devocional de 30/01/2014.

"Ele declarou que lhes dará uma posição de glória, fama e honra muito acima de todas as nações que ele fez, e que vocês serão um povo santo para o Senhor, para o seu Deus, conforme ele prometeu" (Deuteronômio 26.19).





Pode parecer presunçoso
ao pobre e humilde cristão
querer ser honrado e famoso
ter glória e satisfação

Dizem: "isso é perigoso,
é coisa de povo pagão!
pra crente isso é horroroso
não queira ter tal posição!"


Mas Deus faz questão de dizer
Que ama e quer abençoar
Seu povo com todo o prazer
Bem alto Ele vai exaltar

Pois Cristo tem Todo o Poder
Pra todos os povos mostrar
Que o ímpio Ele vai abater
E o justo ele vai prosperar


A bênção é do povo que é santo
Que serve ao seu Deus com temor
Que teve enxugado o seu pranto
E agora obedece com amor

Por isso recebe esse tanto
De glória, renome e esplendor
A graça de Deus é o canto
Do povo que louva o Senhor


Por isso é certo seguir
Com zêlo a Palavra Divina
Espera que a bênção vai vir
Maior do que se imagina

Não é só no futuro porvir
Que a bênção vem como uma sina
É hoje que já vai cair
O orgulho que em si se fascina


O Senhor é quem põe por cabeça
E não cauda a quem ele quer
Ele faz que com a chuva aconteça
Abençoa tudo o que eu fizer

Ele faz que o inimigo pereça
Prospera o ventre da mulher
Faz com que meu jardim floresça
Atende o pedido qualquer


O Eterno abençoa minha história
No campo e também na cidade
É Ele quem dá a vitória
Não oculta de mim a verdade

É Deus quem me traz à memória
A promessa de Prosperidade
De Fama, de Honra e Glória
de Paz e de Felicidade


Graça e Paz!

www.blogdopastortulio.blogspot.com.br

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Escolha bem seus governantes (Deuteronômio 17.15)

Eleições 2014 Brasil - Partidos Políticos no Brasil - Fora PT
Devocional de 29/01/2014.

"Tenham o cuidado de nomear o rei que o Senhor, o seu Deus, escolher. Ele deve vir dentre os seus próprios irmãos israelitas. Não coloquem um estrangeiro como rei, alguém que não seja israelita" (Deuteronômio 17.15).

Em 2014 o Brasil elegerá democratiamente 1 presidente da república, 27 governadores de Estado, 81 senadores, 513 deputados federais e milhares de deputados estaduais. Na democracia moderna, não somente o chefe máximo da nação é escolhido pelo voto, mas também todos estes governantes citados acima.

É muito comum a mídia dar uma cobertura abrangente a respeito da presidência da república, mas também é comum a opinião pública praticamente ignorar tanto a eleição quanto as realizações dos demais governantes do país. Infelizmente, não é raro encontrarmos um cidadão que sequer se lembra em quem votou para estes mesmos cargos na última eleição, 4 anos atrás.

Os governantes de um país devem ser escolhidos com cuidado. A população precisa analisar o currículo, o caráter e as propostas dos candidatos que está elegendo, e também o currículo, o caráter e as propostas dos partidos que estão por trás desses candidatos. Em nosso sistema político, quando elegemos um governante, ele escolhe seus assessores, secretários e ministros dentro dos partidos que o apóiam. Além disso, em nosso sistema eleitoral, qualquer voto para candidatos a cargos proporcionais (deputados) vai para o partido primeiro, para só depois ser dividido entre os candidatos do partido - de modo que é muito provável que o voto que você deposita em um candidato está na verdade indo para outro.

Portanto, em nosso país, tão importante quanto escolher bem os candidatos é escolher bem o Partido no qual você vai votar. E por mais que você não goste disso, é preciso saber que não votar, votar em branco ou anular o voto tem o mesmo efeito, na prática, do que se você votasr naquele em quem a maioria está votando - que geralmente é quem já está no poder. Escolhi falar mais sobre os partidos, pois a opinião pública tem sido omissa em esclarecer isto para as pessoas.

O Brasil tem hoje 32 partidos políticos regularizados, dos quais 8 partidos (25%) são declaradamente defensores de ideologias de esquerda, admiradores de ditaduras comunistas como Coréia do Norte, Irã, Rússia, Cuba, Venezuela e Bolívia, e expõem claramente propostas que são abominadas pela Palavra de Deus. São eles: PT, PC do B, PDT, PSTU, PCO, PCB, PSOL e PPL. Jamais eleja qualquer candidato filiado a qualquer um desses partidos, se você não quiser que a Palavra de Deus seja afrontada em seus valores (Deuteronômio 17.19). Ainda que alguns candidatos ligados a estes partidos não tenham este propósito, com o passar do tempo, as ações governamentais serão executadas no intuito de promover os objetivos de longo prazo do partido. Como o voto no candidato está levando junto outros nomes do partido, não convém jamais escolher um candidato de esquerda declarada.

É o caso do PT, por exemplo. Embora em 2002 o Brasil tenha escolhido o "Lulinha Paz e Amor" como presidente, à medida em que o tempo passa e este governo vai amadurecendo no poder, cada vez ele vai mais investindo nos seus objetivos de longo prazo. É importante que você saiba que o Partido dos Trabalhadores quer transformar o Brasil na maior república bolivariana do mundo. Inspirado nos modelo de Cuba e Venezuela, o PT é capaz de inverter os fatos e transformar mensaleiros em heróis para em pouco tempo implantar uma ditadura comunista no país, algo jamais experimentado por nossa nação, e certamente de resultados terríves para todos nós, tanto nas consequências naturais quanto espirituais.

Na outra ponta, temos outros 8 partidos (25%) que são notoriamente de Direita. Eles defendem o liberalismo e o conservadorismo. São eles: DEM, PP, PR, PSL, PSD, PSC, PTC e PSDC. Se você quer que o governo seja exercido de modo extremamente tradicional, no qual o Estado seja conservador na defesa de valores e faça poucas mudanças em relação a questões tradicionais e poucas intervenções econômicas, vote em candidatos desses partidos. Eles representam a extrema oposta daquilo que acreditam os partidos de esquerda e, portanto, representariam um conflito e uma peseguição muito grande advinda dos grupos de esquerda, que estão no poder há 12 anos. É o caso, por exemplo, dos deputados federais Jair Bolsonaro e Marco Feliciano, que são importantes no sentido de bater de frente contra os esquerdistas, mas por outro lado enfrentarão neste momento muita resistência e grandes dificuldades em colocar seus projetos em prática.

Os outros 16 partidos (50%), que se auto-declaram partidos de Centro, geralmente conseguem implacar projetos com a aprovação dos partidos de direita e de esquerda. Geralmente, os partidos de centro possuem alta dose de fisiologismo, de modo que é é muito comum percebermos alterações radicais no comportamento de membros de um partido, e às vezes do partido inteiro, em direção aos interesses políticos, geralmente em direção aos partidos que estão no poder, de modo que esta análise pode sofrer alterações. O exemplo clássico é o PMDB, capaz de se transformar completamente e apoiar ora o PSDB, ora o PT, conforme se lhe oferecem vantagens e cargos no governo. Mas é importante observar que alguns desses partidos tenham bandeiras específicas que são invocadqs em momentos importantes de tomada de decisão. No caso: Trabalhismo (PTB, PTN, PRTB, SDD e PT do B), Democracia Social (PSB, PPS, PMDB, PROS e PSDB), Progressismo (PRP), Mobilização (PMN), Humanismo (PHS) e Sustentabilidade (PV e PEN). 

Observadas estas questões que excluem os 8 partidos de esquerda devido ao seu caráter anti-bíblico, a escolha dos governantes deve levar em consideração as características do conjunto dos candidatos do partido: o histórico, o currículo, as propostas e principalmente o caráter das pessoas que compõem a chapa lançada. De modo que, se um partido lançar nomes notoriamente "ficha-suja" junto com outros nomes que lhe sejam simpáticos, saiba que ao votar em um candidato "gente boa" você pode estar elegendo uma "fruta podre". É o caso do PSDB mineiro, por exemplo, que se não excluir de seus quadros nomes como o de Eduardo Azeredo, acusado de desvio de dinheiro público, o candidato "gente boa" não é digno de seu voto, pois este voto pode estar na verdade elegendo o Azeredo. Você precisa saber que os paulistas que votaram em Tiririca nas eleiçoes de 2010, estavam na verdade elegendo o mensaleiro Valdemar da Costa Neto - que montou a chapa e lançou o Tiririca com este propósito.

Observado conjunto dos nomes do partido, aí sim você deve analisar individualmente os nomes dos candidatos em quem deve votar. Escolha, se possível, pessoas que temem a Deus, que vão orar e vão observar os valores bíblicos antes de tomar uma decisão, e que não vão se considerar superiores aos demais por causa do cargo que vão assumir (Deuteronômio 17.20).

Note que não se trata necessariamente, de se votar em um "evangélico", pois infelizmente há muitos "evangélicos" que não temem a Deus, como por exemplo o ex-deputado Bispo Rodrigues, envolvido em diversos escândalos nacionais. Neste caso, um evangélico pode ser um "estrangeiro" para o verdadeiro povo de Deus. Graças a Deus, existem católicos que temem a Deus, vivem uma vida correta e podem ser considerados "israelitas" no contexto de Deuteronômio 17.15.

Assim, você agora sabe que votar certo não significa necessariamente seguir o jargão "crente vota em crente". Nada disso! Mas não se esqueça que a maioria das pessoas que temem a Deus O servem regularmente em uma igreja cristã - evangélica ou católica.

Portanto, para fazer a vontade de Deus e escolher os governantes, é necessário primeiro excluir os partidos que pregam ideologias ant-bíblicas e as chapas que contêm muitos nomes envolvidos com corrupção. Depois, exclua candidatos que não seguem princípios cristãos em sua vida - avalie a árvore pelos frutos! E finalmente, dentre os candidatos que sobrarem, escolha dentre aqueles que além de caráter íntegro e exemplar, apresentarem um currículo de valor e propostas adequadas ao momento do país, do Estado, do município e da região em que você vive.

Isto é algo tão precioso, que seu papel neste processo não pode ser somente votar nos candidatos certos. É preciso orar para que Deus levante candidatos, partidos e chapas adequadas, e uma vez identificadas essas candidaturas "do bem", é responsabilidade cristã também se envolver conscientemente na divulgação dessas candidaturas, conversando com esses candidatos e contribuindo em suas propostas e chapas, doando para suas campanhas - se você puder (doações podem ser abatidas do Imposto de Renda), e trabalhando entre seus próprios parentes, amigos e vizinhos para trazer mais votos para as boas candidaturas. Lembre-se que seu dever como cristão não é somente votar bem e lavar as mãos por ter feito a sua parte, mas fazer o máximo que puder para que as pessoas certas sejam eleitas.

Estabeleça como meta social ajudar o Brasil em oração e na prática a tirar do poder os maus políticos e escolher bem os seus próximos governantes.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Não adore a Deus do seu jeito! (Deuteronômio 12.4)


atos de justiça - adoração pagã - paganismo na igreja

Devocional de 28/01/2014.

"Vocês, porém, não adorarão ao Senhor, o seu Deus, como eles adoram os seus deuses" (Deuteronômio 12.4).

Gostamos de Liberdade. Não é raro alguém dizer: "Você deve adorar a Deus do seu jeito!", e assim essa crença vai legitimando todo e qualquer tipo de prática no culto a Deus. Justificamos as diferentes liturgias, os diferentes costumes e também as inúmeras divisões na Igreja de Cristo com base na aceitação de qualquer coisa que as pessoas colocarem para fora. Mas a Palavra de Deus ensina que nós não devemos adorar a Deus como as nações pagãs adoravam os deuses delas (Deuteronômio 12.4), e nós não devemos agir fazendo aquilo que bem entendemos (Deuteronômio 12.8). É claro que onde há o Espírito de Deus aí há liberdade (2 Coríntios 3.17), mas tudo deve ser feito com decência e ordem (1 Coríntios 14.40).

Não estou aqui fazendo apologia aos tradicionais e históricos sistemas de culto, como aqueles que determinam as músicas que devemos cantar, os instrumentos que devemos usar, o lugar onde devemos nos reunir, as rezas que devemos recitar ou as roupas que devemos vestir. Não! A adoração não consiste nessas coisas. Adoração é o ato de amor, de devoção e honra prestado a uma divindade seja individualmente ou em grupo. Como Cristo ensinou, Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade (João 4.24).

Assim, se você se declara cristão, não basta apenas você mudar de Deus, mas você precisa também mudar a forma como adora a Deus. O Senhor requer de você um culto racional, no qual o seu próprio corpo deve ser oferecido a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável. Desse modo, você não vai se amoldar ao padrão vigente que está por aí, mas vai renovar a sua mente e então se transformar em uma pessoa que é capaz de experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12.1-2).

Portanto, quando Deus olha as pessoas, a grande diferença que ele destaca entre elas não é a diferença entre aqueles que adoram (religiosos) e aqueles que não adoram (agnósticos). Ele também não nos divide simplesmente entre aqueles que adoram a Ele mesmo e aqueles que adoram outros deuses. Não! Ele busca e separa (santifica) os verdadeiros adores. Ele faz distinção entre aqueles que O adoram em espírito e verdade e os demais, entre os justo e os injustos, entre os que servem a Deus e os que não servem (Malaquias 3.18).

Adorar a Deus do jeito dEle - e não do nosso jeito - é o que importa! E quem conhece a Deus e a Sua Palavra sabe que o jeito de Deus não está relacionado a rituais, liturgias, sacrifícios, festivais, eventos, reuniões, feriados, cânticos ou expressões meramente religiosas. Deus está cansado das nossas reuniões feitas em nome dEle para o nosso próprio prazer, Ele não as suporta mais (Isaías 1.14)! Muitos "louvores" que expressamos chegam não chegam aos céus como aroma suave, mas como uma fumaça fedoronta (Amós 5.21).

Adorar a Deus do jeito dEle é expressar a vontade dEle em nossa atitude diária. Se alguém se diz adorador e não refreia a sua língua engana-se a si mesmo e sua adoração não tem valor nenhum. A adoração que Deus espera consiste em praticar atos de justiça e evitar atos de pecado, isto é, cuidar dos órfãos e das viúvas e não se deixar corromper pelo mundo (Tiago 1.26-27).

A adoração do jeito de Deus - e não do nosso - é aquela na qual soltamos as correntes da injustiça, desatamos as cordas do jugo, colocamos os oprimidos em liberdade, partilhamos a comida com o faminto, abrigamos o pobre desamparado, vestimos o nu e não negamos ajuda ao próximo (Isaías 58.6-7).

Não dá pra cultuar o Deus do Universo fechado entre cinco paredes. As paredes laterais nos separam das pessoas e a parede de cima (teto) nos separa de Deus. Pode cantar, tocar, dançar, gritar, rolar no chão, fazer o que quiser... Não adianta! Deus não ouve isto (Amós 5.23).

É como canta João Alexandre: Não tem jeito não!
http://letras.mus.br/joao-alexandre/930802/

Adorar a Deus do jeito dEle significa viver em amor. Pois Deus é Amor! Quem vive em amor vive em Deus e Deus nele (1 João 4.16), pois quem diz que ama a Deus mas não ama o seu irmão é mentiroso (1 João 4.20). É isto que Ele nos manda fazer. Este é o mandamento (1 João 4.21).

No Dia do Juízo, o Senhor não vai nos elogiar ou nos repreender por causa da música bela ou desafinada que cantamos, nem por causa do número de reuniões que participamos ou deixamos de frequentar na igreja. Ele vai nos abraçar ou apartar segundo o número de copos d'água que demos aos sedentos, o número de pães que demos aos famintos, o número de peregrinos que acolhemos, o número de nus que vestimos, o número de enfermos que cuidamos e o número de presos que visitamos (Mateus 25.31-46). Esta é a adoração que Ele espera de nós! Atos de justiça daqueles cuja Fé não é morta (Tiago 2.26).

Que Deus nos abençoe e nos transforme em verdadeiros adoradores.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Pau nos Enaquins! (Deuteronômio 9.2-3)


Sonhe alto - Não se acomode - Lute - Derrubando Gigantes
Devocional de 27/01/2014.

"O povo é forte e alto. São enaquins! Você já ouviu falar deles e até conhece o que se diz: 'Quem é capaz de resistir aos enaquins?' Esteja, hoje, certo de que o Senhor, o seu Deus, ele mesmo, vai adiante de você como fogo consumidor. Ele os exterminará e os subjugará diante de você. E você os expulsará e os destruirá, como o Senhor lhe prometeu" (Deuteronômio 9.2-3).

Se eu intitulasse esta mensagem de "Derrotando Gigante" ou algo assim, você não clicaria pra ver, porque ia parecer recalque (Kkk). Então resolvi citar os gigantes de Canaã pelo nome deles mesmos: Enaquins! Os poderosos e grandes guerreiros, decendentes de Enaque, diante dos quais as pessoas normais se sentiam como gafanhotos. Foram os Enaquins que fizeram com que 10 dos 12 espias de Israel se apavorassem e quisessem desistir de possuir a terra (Números 13.33).

Os Enaquins estão aí. São os grandões que ocupam as terras que nos é de direito, e agora precisam ser derrotados. Para tomar posse da terra prometida é preciso lutar!

É importante que você saiba isso: O povo de Israel era escravo no Egito, mas ele era abençoado lá. As pragas atingiam aos egípcios, mas a bênção de Deus estava sobre Israel, e por isso eles não sofriam as calamidades do país. Caíam mil ao lado dos israelitas e dez mil à direita deles, e eles não eram atingidos. Havia piolhos e rãs por toda a parte? No lugar aonde os israelitas estavam não havia. Havia um morto em cada casa? Entre os israelitas não! E a comida até que não era de se jogar fora... Ou seja, muitos israelitas entendiam que permanecer no Egito não era uma opção tão ruim assim, tanto que murmuravam constantemente no deserto, e falavam frequentemente em voltar.

Mas o Senhor tinha muito mais para eles. Ouçam a promessa! Uma terra que mana leite e mel... Já é de vocês! Os gigantes que estão lá, eu mesmo vou destruir, diz o Senhor! Apenas confiem e marchem. Parem de se acomodar com as cebolas do Egito! Sonhem alto!

Esta realidade se aplica a nós. Muitas vezes, em nossa vida, não dá pra dizer que a situação esteja ruim! Mas Deus tem muito mais... É normal que o Evangelho cresça mais entre os desesperados, os endividados e os pobres, porque estes não se conformam e vão à luta, como Deus ordena, mas a decisão de crescer e melhorar e conquistar mais em Deus é para todo aquele que crê, e não somente para quem está "no fundo do poço". Aliás, é bom que busquemos a Deus quando estamos bem, pois isto evita que ele nos derrube lá no fundo para que possamos nos voltar a Ele, buscá-lo e só então nos levantarmos.

A atitude do cristão não pode ser apenas de reação. Não podemos ser passivos! A terra prometida está à nossa frente. Vamos conquistá-la! Vamos lutar por ela, pois Deus já a entregou a nós.

Mas o que é esta terra que é nossa por direito e hoje está ocupada pelos Enaquins? É a terra prometida a Abraão. É a terra que Deus vai te mostrar! A terra que Deus tem pra você não é a terra dos seus sonhos, mas é a terra dos sonhos de Deus! E os sonhos de Deus são muito maiores que os nossos sonhos (Isaías 55.8-9).

A terra prometida é muito maior do que a terra de seu sonho míope! Enquanto você se contenta em sonhar com um carrinho melhor, uma casinha melhor, um empreguinho melhor, um casamentinho melhor, uma igrejinha local mais unida, etc. a Bíblia diz que "olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1 Coríntios 2.9).

Sonhe alto! Os Enaquins são gigantes!!! E vale à pena lutar e vencer um inimigo tão grande porque a recompensa que Deus dá é gigante também...

Não sonhe apenas em ter um cargo melhor na empresa onde você trabalha. Sonhe em ter uma empresa e dar emprego para outros! Não pense somente em ser aceito pela pessoa que você gosta porque é "a melhor que tá tendo", Deus pode torná-la a melhor companhia pra você! Não peça para Deus que Ele levante alguém para pagar aquela viagem pra você, peça que você tenha condições de bancar sua própria viagem e a de outros! Não ore apenas para que sua igreja compre o lote do lado e cresça um pouquinho, clame para que sua igreja abra inúmeras outras igrejas e o Reino de Deus seja anunciado em toda parte!

Existem Enaquins (barreiras) que impedem você de alcançar os sonhos de Deus? Pau nos Enaquins! Deus já te deu a vitória!!!

Se você é jogador de futebol, eu creio que Deus quer você na Seleção Brasileira! Se você é pregador, eu tenho certeza que Deus quer você falando para milhares! Se você é político, eu sei que Deus espera ver você na capital federal! Se você é profissional, eu entendo que o Senhor vai te dar uma empresa e ela será a melhor empresa naquilo que você faz! Seja fiel no pouco que Deus te colocou até agora, e Ele te colocará em posições muito maiores! (Mateus 25.21)

Deus te abençoe, e não se acomode. Pau nos Enaquins!

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

domingo, 26 de janeiro de 2014

Não sei se caso ou compro bicicleta (Números 36.6)

Filhas de Zelofeade - Casamento Cristão - Jugo Desigual
Devocional de 26/01/2014. Palavra ministrada na Igreja Batista Central do Barreiro em 26/01/2014, na reunião das 17h.

"É isto que o Senhor ordena quanto às filhas de Zelofeade: Elas poderão casar-se com quem lhes agradar, contanto que se casem dentro do clã da tribo de seu pai" (Números 36.6).

As filhas de Zelofeade foram as primeiras mulheres a conquistar, por ordem do Senhor, o direito à propriedade (Números 27.1-7).

Escrevi um poema contando esta história e homenageando as mulheres:
http://blogdopastortulio.blogspot.com.br/2014/01/elas-tem-razao-numeros-277-poesia.html

Como eram descendentes de Maquir, as filhas de Zelofeade pertenciam à parte Leste da tribo de Manassés, isto é, à meia-tribo que se instalou em Gileade, do lado oriental do rio Jordão. Como eram moças e não poderiam empenhar armas de guerra, elas não atravessaram o Jordão para ajudar os outros israelitas a conquistar seus territórios para só depois tomar posse (Números 32.16-18). 

Então, essas cinco meninas foram a primeira família a tomar posse da terra prometida. Ou seja: antes de qualquer marmanjo, foram as mulheres que se apropriaram primeiro da terra prometida (Números 32.39-40).

Acontece que, vendo essas cinco moças belas e ricas, os "varões" ficaram todos empolgados! E aqueles que lhes eram mais próximos, temeram a "concorrência" e foram pedir a Moisés que não permitisse que elas se casassem com estrangeiros ou até mesmo com israelitas de outras tribos. E Moisés, conforme orientação divina, os atendeu (Números 36.1-12).

A Bíblia é clara em mostrar que por trás dessa definição a respeito das filhas de Zelofeade está a questão da distribuição econômica e da justiça social, equalizada a cada 50 anos no Ano do Jubileu (Levítico 25.10-13).

Mas sendo o casamento uma instituição divina (Gênesis 2.24), será que as implicações econômicas foram suficientes para fazer com que Deus estabelecesse esta decisão a respeito do casamento entre pessoas da mesma tribo?

A ordem de Deus foi para que as pessoas se casassem dentro da tribo de seus pais (Número 36.6). É sobre isso que vamos falar.

Para nós, cristãos, Casamento não é apenas um contrato social de partilha de bens. Se assim não fosse, o divórcio não seria tão amaldiçoado por Deus (Malaquias 2.16). Mas Jesus condenou o divórcio dizendo: "O que Deus uniu, não separe o homem" (Marcos 10.6-12).

O Casamento é mais que uma união de propriedades e também é mais que uma união física e sexual. Posso dizer mais: o Casamento também é mais do que uma união de almas amigas que compartilham os mesmos valores e sonhos. O Casamento é uma união espiritual! E isso é muito relevante! Pois assim como quem se une ao Senhor se torna um só espírito com Ele (1 Coríntios 6.17), assim também aquele que se une sexualmente a uma outra pessoa (mesmo que fora do casamento) também se torna uma unidade espiritual com esta pessoa (1 Coríntios 6.16).

É por isso que embora a salvação seja individual e pessoal, Deus promete estender a bênção da graça para os familiares, dizendo "Creia no Senhor Jesus e serão salvos, vocês e os de sua casa" (Atos 16.31).

É por isso que, qualquer que seja a postura da sociedade em relação a relações homoafetivas, a Igreja Cristã não abençoa a união entre dois homens ou duas mulheres, pois a Bíblia chama essa união de anti-natural, vergonhosa e indecente (Romanos 1.26-27).

É por isso que a Igreja de Cristo não abençoa o casamento chamado "jugo desigual" entre uma pessoa que entregou sua vida a Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador e uma pessoa que ainda não fez isso (2 Coríntios 6.14-15).

Não é apenas uma questão de "valores", ou de frequência a cultos, mas principalmente de união espiritual. O casamento deve ser realizado com alguém que seja "da mesma tribo" (Números 36.6). Um(a) jovem cristão(ã) deve buscar uma união espiritual com uma(um) jovem cristã(ão) que comungue da mesma esperança cristã, e que isto não seja uma questão subjetiva ou incerta (1 Pedro 3.15).

Casamento é algo tão sério que o apóstolo Paulo chega a dizer que é melhor que a pessoa nem se case. Mas é melhor se casar do que viver abrasado (1 Coríntios 7.8-9). Também o Senhor Jesus concordou com os discípulos em que é melhor que a pessoa não se case, mas admitiu que a grande maioria não tem esta capacidade (Mateus 19.10-11).

Portanto, se você tem dúvidas, e não sabe se casa ou se compra uma bicicleta, a resposta sincera e mais sábia é: Compre a bicicleta, e viva solteiro! Faça isso se puder. Mas se não puder, case-se, mas desde que seja com alguém da mesma tribo que você.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

sábado, 25 de janeiro de 2014

Geração Solidária (Números 32.18)

Egoísmo não - Fazer diferente - Gade, Rúben e Manassés do Leste
Devocional de 25/01/2014.

Não retornaremos aos nossos lares enquanto todos os israelitas não receberem a sua herança (Números 32.18)

Passados 40 anos de peregrinação pelo deserto, os israelitas chegaram à terra da promessa, no lado leste do rio Jordão, de frente a Jericó. Agora era derrotar os inimigos e tomar posse da terra. Mas a tribo de Rúben, a tribo de Gade, e metade da tribo de Manassés, viram que as terras de Jazar e de Gileade, aonde estavam, eram exatamente aquilo que sonhavam. Então, pediram permissão a Moisés e aos demais líderes do povo para ali ficarem.

Moisés concordou, desde que a posse dessa terra lhes fosse dada somente depois que eles atravessassem o Jordão com seus irmãos israelitas e combatessem com eles, somente retornando após as outras 9 tribos e meia tivessem conquistado os seus territórios. E assim aconteceria. Somente após cada uma das outas tribos terem derrotado seus inimigos, foi que as 2 tribos e meia voltaram e descansaram em Gileade e Jazar.

Rúben, Gade e Manassés do Leste entenderam que os interesses da nação são mais importantes que os interesses particulares das partes. Perceberam que não poderiam ser egoístas e ficar preocupados em apenas resolver os seus próprios problemas. O compromisso de não descansar até que todos os seus irmãos se acomodassem é um belo exemplo a ser seguido por nossa geração.

Digo isso porque provavelmente nossa geração é a mais egoísta que já habitou este país. Desde motoristas que não aguardam o pedestre atravessar até o passageiro que não dá lugar a idosos e mulheres no ônibus, somos um povo muito egoísta. Desde o cliente que não concorda em dar gorgeta até o apressado que não segura o elevador para o próximo entrar, temos pensado muito em nós mesmos somente. Desde a "amiga" que só sabe falar de si  e nada pergunta sobre sua interlocutora até o o palestrante incapaz de citar a fonte usada, a gentileza tem passado longe de nosso dia a dia.

Muitos de nós utilizamos as redes sociais para mostrar as nossas próprias fotos ou falar o que pensamos com muito mais frequência do que curtirmos ou comentarmos o que os outros postam. Muitos de nós excluímos de nossas amizades (reais ou virtuais) as pessoas que dizem algo que não concordamos. Muitos de nós nos preocupamos somente em "garantir o nosso", seja na hora de comer, na hora de estacionar, na hora de projetar a carreira ou na hora de adquirir um produto ou serviço. Não denunciamos um produto defeituoso ou um profissional ruim que nos atende. Simplesmente viramos as costas e deixamos que outro trouxa se vire com isso.

Nosso senso de comunidade é ridículo! O lixo nas ruas, praias e rios; as calçadas e ruas insistentemente esburacadas; os pequenos delitos que deixamos passar sem denunciá-los; a  sonegação e a pirataria para as quais fazemos vista grossa; a perversão e o vício que aceitamos sem combater e ajudar; a corrupção e a violência com as quais consentimos ao votar no "rouba mas faz", a falta de cuidado com o meio ambiente... escancaram o tamanho da cratera do silêncio e do vazio no qual a maioria de nós nos enfiamos, e não temos coragem de sair.

Mas assim como as duas tribos e meia decidiram fazer diferente e dar suas vidas em guerra para que seus compatriotas pudessem ser tão abençoados quanto eles estavam sendo, assim também chegou a hora de nos levantarmos como Geração Solidária!

É tempo de praticarmos empatia e pensarmos no outro em tudo o que fizermos. A solidariedade não pode ser somente uma ação que praticamos no final do ano, doando alguma coisa para uma creche ou organização social. Não! Chegou o dia em que uma Geração Solidária vai se erguer e praticar o bem todo os dias o dia todo, em tudo o que fazem.

A Geração Solidária é gentil: O outro tem a preferência sobre mim, especialmente se ele for mais frágil do que eu. O atendente não está ali me servindo porque "tem obrigação", eu sei que ele vai me atender melhor se eu valorizar o seu trabalho e a sua pessoa. O veículo no qual estou e o elevador que está subindo podem levar mais alguns amigos, e alguns segundos de espera não vão mudar tanto a minha vida quanto o sorriso da pessoa que ajudei. Eu não me torno menor ao honrar o autor de uma obra, pelo contrário, eu vivo melhor quando me vejo como eterno pesquisador e aprendiz. Sou amigo de alguém não porque alguém é meu amigo, mas porque meus ouvidos e ombros são dele também.

A alegria da Geração Solidária está na felicidade do outro: Eu sei olhar com bons olhos a viagem do outro, o domingão em família, a refeição bem-preparada, a frase de desabafo, o relacionamento gostoso e até a mensagem repetida que o amigo publica para a posteridade. Eu sei conviver com pessoas que pensam diferente de mim a respeito de um monte de coisas, especialmente futebol, política e religião. Eu não "mato um" para "garantir o meu", antes luto para que todos possam ter acesso ao que é bom. E quando algum produto ou serviço que acessei é ruim, eu não hesito em me manifestar, sugerir, aprimorar e até denunciar, para evitar que outros sejam prejudicados.

Não é em qualquer lugar que a Geração Solidária joga seu lixo. Aliás, o conceito de lixo é revisto sempre! É de se jogar fora ou serve para alguém? Papel e plástico não é lixo. Onde mando reciclar? Vi alguém praticando um delito? Não vou esperar a polícia e as autoridades resolverem tudo sozinhos, vou ajudá-los, vou denunciar. E se for possível, vou exortar aquele que praticou o delito, convencendo-o a mudar seu comportamento - seja uma fila furada, um imposto sonegado, uma depredação, um furto, ou um jeitinho brasileiro qualquer. Posso não interferir diretamente nos costumes morais e nos vícios das outras pessoas, mas não posso permitir que meus impostos financiem a imoralidade e o uso de entorpecentes. Meu voto não é por interesse pessoal ou simpatia, mas escolho o candidato que for melhor para o bem comum.

Não é fácil ser Geração Solidária. É preciso amar o outro como amo a mim mesmo. É preciso dar preferência para o outro. Ser Solidário é lutar pelo sonho do outro, mesmo quando o meu próprio sonho já está realizado. É ser como Gade, Rúben e Manassés do Leste em relação às demais tribos de Israel. Mas é exatamente isto o que Deus espera de nós. Qualquer atitude menor do que esta não tem o aval divino! O padrão é alto, sim, mas é o padrão mínimo para quem foi desenvolvido para ser imagem e semelhança de Deus. Fomos criados uns para os outros. Fomos feitos para amar!

Que Deus nos abençoe com Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Elas têm razão! (Números 27.7) - Poesia

Mulher virtuosa - poesia sobre a mulher - direito da mulher
Devocional de 24/01/2014.

As filhas de Zelofeade têm razão. Você lhes dará propriedade como herança entre os parentes do pai delas, e lhes passará a herança do pai. (Números 27.7)

O povo de Deus no deserto
chegava cada vez mais perto
da abundante terra prometida

Moisés os guiava com amor
e ouvia de Deus, o Senhor,
a Lei que devia ser seguida


Tão cuidadoso era Deus
que contava cada um dos seus
e já lhes separava a herança

Todo homem então foi alistado
Para cada família um legado
Toda mente teria esperança


Foi quando, da tribo de Manassés
vieram falar com Moisés
cinco filhas de Zelofeade

"Nosso pai foi um homem de bem
filho homem não teve, porém,
para então lhe deixar propriedade


Nos prostramos, pedindo justiça
por favor, reveja a premissa
de deixar a mulher sem direito

Não despreze a mulher virtuosa
tão frágil, tão doce e formosa
que trabalha e conquista com jeito"


A cultura machista era exposta
Mas Moisés não sabia a resposta
Foi buscar ao Senhor em oração

O Eterno é Deus justo e fiel
Sua glória é maior do que o céu
"Ei Moisés, Elas têm razão!


Ai de quem a mulher desprezar
No meu Reino ela vai habitar
Pois é filha, herdeira do Rei

A mulher é o perfume da terra
Seu encanto é a paz meio à guerra."
Eu, o Senhor, a criei.


blogdopastortulio.blogspot.com.br

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Desesperado (Números 22.3)

Os demônios tremem - Números 22.3
Devocional de 23/01/2014.

"e Moabe teve muito medo do povo, porque era muita gente. Moabe teve pavor dos israelitas" (Números 22.3)

O Deus Eterno é temido. As pessoas podem até escolher não amar a Deus e não fazer a vontade dEle, mas não há quem não o tema. Os reinos se abalam e as nações tremem (Salmo 99.1). Todo joelho se dobrará diande dEle e toda língua confessará que Ele é o Senhor (Romanos 14.11). Também os demônios tremem do Senhor (Tiago 2.19).

Não somente Deus é temido. O povo de Deus também é. Os inimigos de Deus são tomados de pavor quando vêem uma multidão que é protegida e guardada por este Deus (Números 22.3). Os adversários sabem que o Senhor é Deus nos céus e na terra, e zela pelo seu povo. Eles conhecem a história dos atos de Deus pelo seu povo e por isso eles morrem de medo (Josué 2.9-11).

Como Deus batalha pelos que são seus, um único filho de Deus faz com que 1.000 inimigos fujam (Josué 23.10). O exército inimigo chega coeso, marchando por um caminho, mas quando os filhos de Deus se manifestam, eles fojem apavorados, espalhados por tudo que é caminho (Deuteronômio 28.7).

Satanás e os demônios sabem, melhor do que nós mesmos, que Cristo nos deu toda a autoridade (Lucas 10.18-19). Deus escolheu derrotar o diabo através dos pés de seus discípulos (Romanos 16.20). É o diabo que tem medo e foje do cristão (Tiago 4.7).

Por causa disso, a estratégia do inimigo consiste muitas vezes em "comprar" alguns profetas do povo de Deus, a fim de que eles tragam maldição e assim enfraqueçam o povo (Números 22.17). Outras vezes, a estratégia diabólica consiste em enganar as pessoas, negando a existência do pecado e do mal (Gênesis 3.4). Também é muito comum s escravidão pela sensualidade. E ainda outras vezes, ele faz com que os crentes se ocupem com trabalho excessivo ou distrações com coisas que não têm valor e assim não tenham tempo para o reino de Deus (Êxodo 5.9).

Existem outras artimanhas perversas, mas sejam quais forem, elas sempre expressam o desespero do diabo, que desde já vive aflito, em meio a choro e ranger de dentes, pois ele sabe que está julgado e condenado (João 16.11). Não há escapatória para os inimigos de Deus. A História já foi escrita, e o final já é conhecido. O lago do fogo, que arde dia e noite, já está preparado para o diabo e todos aqueles cujo nome não estão escritos no Livro da Vida (Apocalipse 20.10,15).

Há um rock cristão que fala um pouco sobre o desespero do diabo:
http://letras.mus.br/fruto-sagrado/104007/

O diabo está desesperado, mas nós vivemos confiantes (2 Coríntios 5.8). O diabo já perdeu, mas nós somos mais que vencedores (Romanos 8.37). O diabo está condenado, mas nós temos o nosso nome escritos no Livro da Vida (Lucas 10.20).

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Pensamentos de Miriã (Números 12.1)

O que se passava na cabeça da irmã de Moisés
Devocional de 21/01/2014.

Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. (Números 12.1).

Já tentou entrar na cabeça da irmã de Moisés? Eu fiz este exercício! E olha no que deu...




Moisés, Moisés, você me paga! Como pode uma coisa dessas?

Você deveria se lembrar, que se existe uma pessoa neste mundo a quem você deveria considerar, esse alguém sou eu! Pensa comigo, meu irmão...

Quando você nasceu, tão bonitinho, a ordem de Faraó era que matassem você! A sua sorte é que eu, com meu jeitinho meigo de menina, convenci as parteiras a não contar pra ninguém a seu respeito! E nós ficamos três meses com você escondido... Quantas vezes eu tive que fazer barulho junto com você, fingir que eu estava chorando, pra ninguém desconfiar que o bebezão estava lá!

Quantas vezes distraí você, brinquei com você, cuidei de você em silêncio absoluto... Louca pra contar para minhas amiguinhas sobre o meu irmãozinho lindinho, e nem podia...

Mas aí, mano, você começou a chorar cada vez mais alto, e não dava mais pra manter você lá... Pensaram em te entregar, pensaram em fugir com você para as montanhas, pensaram até em cortar o seu piu-piu e fazer de contas que você era menina... Sabe quem foi que evitou isso, Moisés? Fui eu! Fui eu que tive a brilhante idéia de colocar você no cestinho e deixar ali no rio, aonde meu instinto me dizia que algo bom ia acontecer...

Mamãe topou, mandou você, e sabe quem foi que ficou seguindo o bebezinho rio abaixo, querido? A sua irmãzinha querida aqui... Pois é... Eu é que estava lá quando a princesa egípcia te viu e mandou te recolher! Aí você sabe o que eu fiz, Moisés? Fui lá, no meio daquela gente, com toda a coragem que Deus me deu, e conversei direto com a filha do Faraó... E sabe o que eu falei pra ela? Que se ela quisesse, eu poderia buscar uma mulher hebréia para alimentar você, Moisés! E sabe quem eu chamei? Isso mesmo: a mamãe!

Além de salvar você, eu ainda coloquei você dentro do palácio dos egípcios, com todo o conforto, e ainda arranjei tudo para que a mamãe, Arão e eu pudéssemos morar lá com você, e ainda recebendo por isso. Fui eu, Moisés, fui eu que fiz isso!

Eu, com a inteligência que Deus me deu, consegui coocar a nossa família na melhor situação jamais imaginável... E você foi criado como príncipe, Moisés! Todos pensavam que você era neto do Faraó... Se não fosse por mim, você não teria a educação que você tem, o conhecimento de línguas, de história, de aritmética, de geografia, de filosofia, de ciências... nada! Você deve isso a mim!

Estava tudo ótimo, maninho, até que você veio com essa sua convicção e teimosia, convencendo todo mundo de que o Deus de Abraão falou com você no deserto. Tudo bem, Moisés, Ele poderia até fazer isso, o nosso povo precisava de um libertador... Mas tinha que ser logo você? Por que Ele não escolheu alguém que fosse realmente do povo? Os filhos e netos do Faraó eram muito metidos, mas a nossa vida tava boa lá... Pra que mexer justamente com a nossa família? Que coisa!!!

Além disso, se era pra escolher alguém da nossa família... Por que o Senhor Deus Javé - como você o chama - não escolheu Arão, nosso irmão? Além de ser mais velho e experiente, além de ser um israelita mais puro, Arão é forte, eloquente, amável, ele é um gentleman! Arão é político. Quando ele abre a boca e solta aquele vozeirão, todos o escutam! Mas você, Moisés? Todo fechado em si mesmo... Todo desajeitado pra falar em público, e gaguinho que só... Como é que pode?

Ninguém te dava ouvidos, meu irmãozinho querido, ninguém! Até que euzinha aqui convenci nosso irmão Arão a te escutar... E depois nós dois ao seu lado fomos convencendo um israelita aqui, outro ali... Até que todos te deram ouvidos!

Então teve aquela coisa das 10 pragas, a teimosia do faraozinho - menino irritante, né? Sempre foi falso... Eu sempre te avisei isso! Ele vinha com aquela conversa mole "orem por mim!"... Hã! Se fosse comigo eu metia a mão na cara dele!

Mas, enfim... Parece que o Deus Eterno estava mesmo falando com você, e você e Arão conseguiram tirar o povo do Egito, sempre contando com minha ajudinha essencial junto às mulheres, nos bastidores, claro!

Aí veio o Mar Vermelho, mano, e quando tudo parecia perdido, o Senhor te honrou outra vez. Mas você é muito sério, muito quadrado, e não sabe nem comemorar... Escreveu um cântico de vitória que pelo amor de Deus, o que é aquilo? Tava bom era pra botar medo em todo mundo... Mas então, quem é que estava lá pra tornar memorável aquele episódio? A lindona aqui, baby! Eu, eu mesma, toda poderosa, botei minha melhor roupa, convoquei as mais lindas israelitas, peguei o meu pandeiro, usei um pedacinho do seu cântico chato, botei um ritmo animado nele, com rima, e ele virou refrão! O meu cântico é cantado entre nós até hoje, Moisés!

Botei o povo pra cantar e dançar! Você acha que ficar explicando Lei é legal, meu irmão? É cansativo demais, ninguém aguenta isso! O povo gosta das nossas reuniões é por causa da música, tá? É por causa do que eu faço é que eles vêm e te ouvem! Eu é que atraio o povo para o culto, canto, toco e danço com as meninas, e deixo tudo preparado pra você e Arão só puxarem a rede, depois que o coração das pessoas já está enebriado pelos louvores a Deus, entendeu Moisés? Mas é sempre assim... ninguém reconhece os músicos! Só os pregadores são valorizados! Isso um dia vai mudar, viu?

Mas tudo bem! Você tentou abraçar o mundo até que seu sogro te convenceu daquilo que eu já te falava todo dia e você nunca me escutava... Seu chato! Por que os conselhos de fora são ouvidos e as coisas que eu te falo não têm valor? Só por que eu sou mulher? Seu machista!

Olha só: Você subiu lá pro monte e sumiu! O povo desesperado aqui em baixo e você sabe como seu irmão é... Arão não sabe dizer não pra ninguém! Eu falei pra ele que não era de Deus aquele troço que chamaram bezerro de ouro... Mas vocês homens são todos iguais, nunca nos ouvem! Tentei avisar, viu Moisés! Mas não deu... Também... Você sumiu!?! Morri de preocupação aqui em baixo... Pensei que você tivesse morrido! Não pode sumir assim por tanto tempo sem dar satisfação... Você não se importou conosco, Moisés. A culpa também foi sua!

Aí você voltou, trouxe a lei, os mandamentos, o tabernáculo, aquela esquisitisse toda que Deus te deu, com altares, candelabros, sacrifícios, roupas especiais, festas anuais em dias específicos, etc e tal... E quem é que convenceu o povo a confeccionar tudo direitinho e fazer tudo conforme você falou, maninho? Sabe quem? Eu e as mulheres dos israelitas, Moisés! Ou você acha que convence por si mesmo todos aqueles marmanjos? Hum... Você me deve essa também.

Depois o povo começou a reclamar e você foi se cansando, meu irmão. Eu te avisei que ninguém ia aguentar comer a mesma comida todo dia, e você não me ouviu... Eu entendo de comida, Moisés! Mas você não me ouviu e ainda perdeu a paciência com o povo.

Até Deus viu que você não tava dando conta, Moisés, e tirou o Espírito de você e deu para os 70 líderes. Pronto, Moisés! Não precisamos mais depender de você pra tudo! Os 70 líderes receberam o Espírito de profecia. Deus está com todo o povo. Aleluia! Acabou a tirania de Moisés!

O seu papel seria tranquilo, maninho, era só dar uma palavrinha de vez em quando e preparar sua sucessão... Mas o que é que você me arruma? Aquela baranga daquela etíope! Tanta menina linda em Israel e você me sai atrás dessa estrangeira indecente, com aquele cabelo horroroso e seu jeito esquisito de ser! Ah, me poupe, Moisés! Eu aqui me matando pra ensinar bons modos para as meninas do nosso povo, e você joga tudo por terra com essa sem-vergonha aí, que nem sabe se vestir, nem educar filhos, e nem mesmo respeitar você como deve, meu irmão? Que tranqueira!

Você perdeu mesmo a noção, hein? Até o Arão já concordou comigo... Depois que Deus repartiu o seu Espírito e passou a falar também por meio de nós, você ficou totalmente carnal com essa mulherzinha aí. Que comunhão tem o Espírito de Deus com os deuses africanos, Moisés? Essa cuxita te enfeitiçou? Pra mim acabou, Moisés! Não vamos mais ouvir suas leis. Você é bonitinho, inteligente, organizado e tal, mas agora não precisamos mais seguir você!

Coré, filho de Izar, já está levantando uma turma aí, e todos estão dizendo que você já era, Moisés! Até então valeu, você nos trouxe até aqui, nos ensinou tudinho, mas o povo agora precisa de novos líderes, jovens com novos sonhos e mente aberta para conquistar a nova terra em que vamos viver. Eles me têm como uma mãe pra eles, uma conselheira, e é assim que a banda vai tocar agora, meu irmão, porque você não é melhor do que ninguém. Todos nós somos filhos de Deus! Eu e Arão vamos aconselhá-los, e você pode descansar, meu irmão, e curtir essa mulherzinha nogenta que você achou não sei onde.

"Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra.
Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: ""Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três"". E os três foram para lá. Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente, e ele disse: ""Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? "" Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou. Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para ela, viu que ela estava com lepra e disse a Moisés: ""Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos. Não permita que ela fique como um feto abortado que sai do ventre de sua mãe com a metade do corpo destruído"". Então Moisés clamou ao Senhor: ""Ó Deus, por misericórdia, cura-a!"" O Senhor respondeu a Moisés: ""Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, não estaria ela envergonhada sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois ela poderá ser trazida de volta"". Então Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta. (Números 12.3-15)"

blogdopastortulio.blogspot.com.br

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Graça e Paz! (Números 6.24-26)

Bênção Sacerdotal - Ósculo Santo
Devocional de 21/01/2014.

"O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça;
o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz." (Números 6.24-26)

Os cristãos costumam saudar uns aos outros com palavras como: "Paz do Senhor", "Paz de Cristo", "Paz", "Paz de Deus", "Shalom" e "Graça e Paz".

Em nossa igreja, utilizamos o completo "Graça e Paz", não somente porque entendemos que esta era a saudação preferida dos apóstolos, mas também porque sabemos que esta saudação é muito mais do que apenas um mero cumprimento formal.

Por que nos saudamos com "Graça e Paz"?

Saudar com "Graça e Paz" é emitir uma bênção (Número 6.24-26).
O Deus de Israel ordenou que os sacerdotes abençoassem o povo liberando a Sua a Graça e a Sua Paz. Quando Deus abençoa e guarda alguém, ele demonstra a Sua bondade, voltando o Seu resplandecente rosto em favor desse alguém, concedendo Graça e doando Paz.
Dizer "Graça e Paz" significa dizer: "Que o Senhor de conceda Graça e te dê a Paz!"
Abençoar alguém com "Graça e Paz" é o mesmo que invocar o Nome do Senhor Jesus sobre esse alguém (Número 6.27)

E o que significa "Graça e paz"?
Graça significa: o Amor de Deus nos favorece, ainda que nós não mereçamos.
Paz significa: somos justificados diante de Deus, e temos acesso a Ele.

Explicando melhor:

1) Graça

Na língua portuguesa, esta palavra pode estar relacionada a algo "engraçado". Ex: Essa piada não tem graça. Também pode significar "gratuidade", algo recebido sem preço: Ex: Pode pegar que é de graça. Também é utilizada como sinônimo de "nome". Ex: Qual sua graça? Pode ainda querer dizer "gentileza ou "simpatia". Ex: Ela é dócil e cheia de graça. Outro sentido possível é "por causa de" ou "devido a": Ex: Ele está assim graças ao que você fez por ele. E também pode ser "misericórdia" ou "compaixão". Ex: Vocês demonstraram graça para com os pobres.

Todas esses sinônimos têm alguma relação com o significado original da palavra "Graça", mas nenhum deles é capaz de explicar o sentido completo que a bênção sacerdotal traz, nem tampouco dar compreensão plena ao uso que os apóstolos e profetas fazem do termo na Bíblia.

Quando lemos que "Noé achou graça aos olhos do Senhor" (Gênesis 6.8), isto significa que Deus o amou até o fim (João 13.1). Deus viu que Noé e sua família eram como ovelhas sem pastor (Marcos 6.34).

Quando o evangelista, falando sobre o menino Jesus, diz que "a graça de Deus estava sobre ele" (Lucas 2.40), isto significa que a Plenitude do Amor de Deus era sobre Ele: "Este é o meu Filho Amado, em quem me agrado" (Mateus 3.17).

Quando os apóstolos abençoam com "a graça do nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5.28), eles estão falando da Iniciativa Amorosa que Deus tomou para nos salvar em Cristo Jesus, por meio da fé, sem que nós merecêssemos (Efésios 2.8), quando ainda estávamos mortos em nossas transgressões (Efésios 2.5).

Muitos pensam que podem ser salvos pelas suas obras. Outros pensam são salvos pela fé - que também é virtude humana. Mas a salvação não é pelas obras nem pela fé: É pela Graça que somos salvos! (Romanos 11.6). Temos acesso à Graça a partir da Fé (Romanos 5.2), e como consequência disso, praticamos boas obras (2 Coríntios 9.8). Mas não nos adiantaria ter Fé se Deus não nos concedesse seu Infinito Amor que nos salva (Graça), e não praticaríamos boas obras, se não estivéssemos ligados ao único que é Bom (Lucas 18.19).

Graça é tudo o que precisamos. A Sua Graça me basta! (2 Coríntios 12.9).
Graça é quando a face do Deus Eterno resplance em nossa direção.

Portanto, quando nós, reino de sacerdotes (Apocalipse 1.5) saudamos alguém iniciando com "Graça", estamos dizendo: "Que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre você e lhe conceda Graça" (Números 6.25).

2) Paz

Paz, na Bíblia, não significa sossego, tranquilidade, silêncio ou ausência de conflito.

Quando falamos de Paz, falamos de reconciliação com Deus. É quando Deus nos aceita e nos permite acessá-lo. Por isso o sacrifício de Paz pode ser também chamado de sacrifício de Comunhão ou de Reconciliação (Levítico 7.11).

Alcançar Paz com Deus é "achar graça aos olhos dEle" (Êxodo 33.13), ser visto por Ele com agrado. Temos Paz com o Senhor porque estamos justificados (Romanos 5.1).

Quando temos Paz com Deus, Ele volta novamente o Seu rosto para nós (Números 6.26).

A Paz que o Senhor Jesus nos dá não é como a paz que o mundo dá (João 14.27). Ele é chamado Príncipe da Paz, e em seu governo, a Paz é Sem Fim (Isaías 9.6-7).

Quando Jesus nasceu, os anjos louvaram a Deus e declararam  "Paz aos homens a quem Deus concede Seu Favor" (Lucas 2.14), mostrando que a verdadeira Paz só é concedida aos homens que já obtiveram Graça.

É por isso que os apóstolos costumavam declarar "Graça e Paz" (Gálatas 1.3). A Paz só pode ser obtida por quem já recebeu graça.

Também na bênção sacerdotal, a bênçao da Paz vem depois da bênção da Graça (Número 6.26).

Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Cuida da terra! (Levítico 25.23)

meio ambiente - Levítico 25.23
Devocional de 20/01/2014.

A terra não poderá ser vendida definitivamente, porque ela é minha, e vocês são apenas estrangeiros e imigrantes. (Levítico 25.23)

A terra é do Senhor. (1 Coríntios 10.26)
O planeta inteiro, tudo o que há na terra: mares, peixes, aves, animais, plantas, ventos, montanhas, rios, tudo é do Senhor. (Salmo 24.1)
Somos apenas estrangeiros e peregrinos ocupando temporariamente esta terra de Deus. (1 Pedro 2.11)
Se Deus abençoa a terra, ela produz o seu fruto (Levítico 26.4)
Se Deus não abençoa a terra, ela não produz o seu fruto (Levítico 26.20)
Os ventos e o mar não hesitam em resistir às Suas ordens (Mateus 8.27)

Mas Deus decidiu confiar esta terra a nós (Salmo 115.16)
Ele nos estabeleceu como gerentes sobre toda a criação (Gênesis 1.28).
Podemos nos alimentar da terra (Gênesis 1.29).
E podemos "dar nome aos bois" e a tudo o que há na criação (Gênesis 2.19)
Mas a ordem sempre foi: Cuidem da terra! (Gênesis 2.15)

E nós, omissos, não temos cuidado da terra. Antes a temos vendido (Levítico 25.23)
Desprezamos a terra e o seu esplendor, e vendemos o domínio da terra ao nosso Adversário (Mateus 4.8).
O Maligno tem dominado a terra (1 João 5.19)
E a terra sofre, geme, sente dores de parto (Romanos 8.22).
Pois, nas mãos do inimigo, tornou-se terra arrasada (Jeremias 32.43)
Não nos importamos com a terra e permitimos que ela fosse arrasada (Jeremias 12.11).
Deus ouve o clamor da terra (Gênesis 4.10).
Deus se lembra da terra sofrida (Levítico 26.42)

E agora é tempo de resgatarmos a terra vendida! (Levítico 25.24)
A terra arrasada deve ser novamente cultivada e dar frutos (Ezequiel 36.34).
Deus faz com que céu e terra, continentes e mares tremam (Ageu 2.6).
Toda a natureza aguarda, com grande expectativa, a manifestação dos filhos de Deus! (Romanos 8.19)
A terra quer sair da sua futilidade, escravidão e decadência, ela quer ser livre! (Romanos 8.20-21)


A terra é de Deus, e nós teremos de prestar contas a respeito de como cuidamos dela (Mateus 20.1).
Ele espera que sejamos servos bons e fiéis na administração daquilo que ele nos confia (Lucas 19.13)

Por isso, chegou a hora de assumirmos uma postura digna em relação à natureza criada.
Não é cristão aquele que explora, vende a terra, e não se preocupa com a sustentabilidade.
Há um chamado à sustentabilidade. Este chamado é urgente!
Ecologia, amor à vida, cuidado, respeito aos animais, às fontes, às plantas, despoluição, reciclagem, preservação, são atitudes que Deus espera de nós hoje e sempre!

Que Deus nos abençoe para cuidarmos da terra que é dEle!

blogdopastortulio.blogspot.com.br