terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Graça e Paz! (Números 6.24-26)

Bênção Sacerdotal - Ósculo Santo
Devocional de 21/01/2014.

"O Senhor te abençoe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça;
o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz." (Números 6.24-26)

Os cristãos costumam saudar uns aos outros com palavras como: "Paz do Senhor", "Paz de Cristo", "Paz", "Paz de Deus", "Shalom" e "Graça e Paz".

Em nossa igreja, utilizamos o completo "Graça e Paz", não somente porque entendemos que esta era a saudação preferida dos apóstolos, mas também porque sabemos que esta saudação é muito mais do que apenas um mero cumprimento formal.

Por que nos saudamos com "Graça e Paz"?

Saudar com "Graça e Paz" é emitir uma bênção (Número 6.24-26).
O Deus de Israel ordenou que os sacerdotes abençoassem o povo liberando a Sua a Graça e a Sua Paz. Quando Deus abençoa e guarda alguém, ele demonstra a Sua bondade, voltando o Seu resplandecente rosto em favor desse alguém, concedendo Graça e doando Paz.
Dizer "Graça e Paz" significa dizer: "Que o Senhor de conceda Graça e te dê a Paz!"
Abençoar alguém com "Graça e Paz" é o mesmo que invocar o Nome do Senhor Jesus sobre esse alguém (Número 6.27)

E o que significa "Graça e paz"?
Graça significa: o Amor de Deus nos favorece, ainda que nós não mereçamos.
Paz significa: somos justificados diante de Deus, e temos acesso a Ele.

Explicando melhor:

1) Graça

Na língua portuguesa, esta palavra pode estar relacionada a algo "engraçado". Ex: Essa piada não tem graça. Também pode significar "gratuidade", algo recebido sem preço: Ex: Pode pegar que é de graça. Também é utilizada como sinônimo de "nome". Ex: Qual sua graça? Pode ainda querer dizer "gentileza ou "simpatia". Ex: Ela é dócil e cheia de graça. Outro sentido possível é "por causa de" ou "devido a": Ex: Ele está assim graças ao que você fez por ele. E também pode ser "misericórdia" ou "compaixão". Ex: Vocês demonstraram graça para com os pobres.

Todas esses sinônimos têm alguma relação com o significado original da palavra "Graça", mas nenhum deles é capaz de explicar o sentido completo que a bênção sacerdotal traz, nem tampouco dar compreensão plena ao uso que os apóstolos e profetas fazem do termo na Bíblia.

Quando lemos que "Noé achou graça aos olhos do Senhor" (Gênesis 6.8), isto significa que Deus o amou até o fim (João 13.1). Deus viu que Noé e sua família eram como ovelhas sem pastor (Marcos 6.34).

Quando o evangelista, falando sobre o menino Jesus, diz que "a graça de Deus estava sobre ele" (Lucas 2.40), isto significa que a Plenitude do Amor de Deus era sobre Ele: "Este é o meu Filho Amado, em quem me agrado" (Mateus 3.17).

Quando os apóstolos abençoam com "a graça do nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5.28), eles estão falando da Iniciativa Amorosa que Deus tomou para nos salvar em Cristo Jesus, por meio da fé, sem que nós merecêssemos (Efésios 2.8), quando ainda estávamos mortos em nossas transgressões (Efésios 2.5).

Muitos pensam que podem ser salvos pelas suas obras. Outros pensam são salvos pela fé - que também é virtude humana. Mas a salvação não é pelas obras nem pela fé: É pela Graça que somos salvos! (Romanos 11.6). Temos acesso à Graça a partir da Fé (Romanos 5.2), e como consequência disso, praticamos boas obras (2 Coríntios 9.8). Mas não nos adiantaria ter Fé se Deus não nos concedesse seu Infinito Amor que nos salva (Graça), e não praticaríamos boas obras, se não estivéssemos ligados ao único que é Bom (Lucas 18.19).

Graça é tudo o que precisamos. A Sua Graça me basta! (2 Coríntios 12.9).
Graça é quando a face do Deus Eterno resplance em nossa direção.

Portanto, quando nós, reino de sacerdotes (Apocalipse 1.5) saudamos alguém iniciando com "Graça", estamos dizendo: "Que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre você e lhe conceda Graça" (Números 6.25).

2) Paz

Paz, na Bíblia, não significa sossego, tranquilidade, silêncio ou ausência de conflito.

Quando falamos de Paz, falamos de reconciliação com Deus. É quando Deus nos aceita e nos permite acessá-lo. Por isso o sacrifício de Paz pode ser também chamado de sacrifício de Comunhão ou de Reconciliação (Levítico 7.11).

Alcançar Paz com Deus é "achar graça aos olhos dEle" (Êxodo 33.13), ser visto por Ele com agrado. Temos Paz com o Senhor porque estamos justificados (Romanos 5.1).

Quando temos Paz com Deus, Ele volta novamente o Seu rosto para nós (Números 6.26).

A Paz que o Senhor Jesus nos dá não é como a paz que o mundo dá (João 14.27). Ele é chamado Príncipe da Paz, e em seu governo, a Paz é Sem Fim (Isaías 9.6-7).

Quando Jesus nasceu, os anjos louvaram a Deus e declararam  "Paz aos homens a quem Deus concede Seu Favor" (Lucas 2.14), mostrando que a verdadeira Paz só é concedida aos homens que já obtiveram Graça.

É por isso que os apóstolos costumavam declarar "Graça e Paz" (Gálatas 1.3). A Paz só pode ser obtida por quem já recebeu graça.

Também na bênção sacerdotal, a bênçao da Paz vem depois da bênção da Graça (Número 6.26).

Que o Senhor te abençoe e te guarde.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Meu querido qual versão vem escrito graça.. tds q conheço fala de misericórdia

    ResponderExcluir