sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Pecados Sexuais (Levítico 18.30)


Homossexualidade - Bestialidade

Devocional de 18/01/2014.

Obedeçam aos meus preceitos, e não pratiquem os costumes repugnantes praticados antes de vocês, 
nem se contaminem com eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês. (Levítico 18:30)

Aquele que prega a Palavra de Deus não deve se esquivar de assuntos polêmicos, nem ficar em cima do muro. Por isso, segue abaixo minhas reflexões sobre as práticas sexuais abomináveis a Deus, segundo a Bíblia, especialmente focado em Levítico 18, que é um capítulo totalmente destinado à questão dos pecados sexuais.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que, biblicamente, qualquer prática só pode ser classificada como pecado para quem já decidiu seguir a Jesus, isto é, negar-se a si mesmo e tomar a sua cruz. (Marcos 8.34)
A Bíblia não é regra de fé e prática para quem não crê e não é batizado. Os ""sem-igreja"", com quem convivemos harmonicamente, respeitamos, mantemos amizade e amamos, não têm nenhuma obrigação em pautar a vida de acordo com a orientação bíblica - embora esta seja sempre uma excelente orientação em todos os sentidos. Mas tanto a dignidade humana e o direito de convivência quanto a salvação eterna não estão pautadas diretamente no cumprimento dessas práticas. Ninguém será salvo ou condenado por causa do cumprimento ou descumprimento da Lei, mas a Salvação é pela graça, por meio da Fé em Cristo Jesus - e isto não é mérito próprio, é dom de Deus. (Efésios 2.8)

Entendidas estas coisas, podemos tratar sobre Levítico 18 - e qualquer outro texto bíblico - certos de que Deus está falando especificamente ao seu povo escolhido, geração eleita e nação santa, que tem Jesus como único e suficiente Senhor e Salvador, e que são chamados a não praticar os costumes que as outras pessoas que ainda não se entregaram a Cristo praticam. (Levítico 18.2-3)

Os pecados sexuais - coisas abomináveis a Deus - relacionados em Levítico 18 são:
- Sexo com parente próxima(o) (18.6), especificando:
     . Sexo com a mãe(pai) (18.7)
     . Sexo com a madrasta(padrasto) (18.8)
     . Sexo com a(o) irmã(o) - materna ou paterna, quer viva na mesma casa ou não (18.9,11)
     . Sexo com a(o) neta(o) (18.10)
     . Sexo com a(o) tia(o) paterna(o) (18.12)
     . Sexo com a(o) tia(o) materna(o) (18.13)
     . Sexo com a(o) esposa(o) do(a) tio(a) (18.14)
     . Sexo com a(o) nora(genro) (18.15)
     . Sexo com a(o) cunhada(o) (18.16)
- Sexo com um(a) homem(mulher) e seu(sua) filho(a) (18.17)
- Sexo com uma mulher(homem) e sua(seu) irmã(o) (18.18)
- Sexo com uma mulher em período menstrual (18.19)
- Sexo com a mulher(homem) do(a) próximo(a) (18.20)
- Sexo com pessoa do mesmo gênero (18.22)
- Sexo com animais (18.23)

Ou seja, pecados sexuais são práticas anti-naturais que fogem àquilo para o qual Deus criou o ser humano e, por isto, causam-lhe repugnância. (Levítico 18.30) 
As pessoas que não têm o Espírito de Deus podem estranhar estas restrições, pois eles se lançam na imoralidade e vivem na libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, nas orgias e nas farras, idolatrando o sexo. (1 Pedro 4.3-4)
Eles estão entregues à impureza sexual, aos desejos pecaminosos de seus corações e à degradação de seus corpos entre si. (Romanos 1.24)
A perversão sexual é consequência da disposição mental que eles têm para praticar o que não deviam. 
Os atos indecentes e as relações anti-naturais que cometem entre si são o resultado da idolatria sexual 
que já foi cometida em seus corações. (Romanos 1.27-28)
É por isto que adorar a Deus não se trata somente da execução de determinadas práticas e do abandono de outras, mas cultuar a Deus é Renovar a própria Mente, consagrando-lhe a alma e o corpo inteiro, como sacrifício vivo, santo e agradável a Ele. (Romanos 12.1-2)
Somente quem Renova sem modo de Pensar pode se despir do velho homem, corrompido em desejos enganosos, e se revestir do novo homem, semelhante a Deus em justiça e santidade. (Efésios 4.22-24)
Esta é a transformação que Deus espera. O discípulo de Cristo não é uma pessoa que nasceu boazinha, 
melhor do que as outras. É a pessoa que se transformou porque se converteu de seus maus caminhos, 
porque se arrependeu de seus pecados e recebeu o perdão e o refrigério. (Atos 3.19)

Portanto, ser cristão não é apenas uma questão de se abster de práticas abomináveis, 
mas ser cristão significa nascer de novo, e isto não deveria ser surpresa para ninguém. (João 3.7)
Aquele que está em Cristo é nova criatura. As coisas velhas ficaram para trás e tudo se fez novo. (2 Coríntios 5.17)

Pecados sexuais - a exemplo de outros tipos de pecado - também são pecados que entristecem a Deus, porque nos separam de Deus. (Isaías 59.2) 
Não devemos ser moralistas criticando o pecado de quem já está separado de Deus, 
como se ele não estivesse. Quem está sujo vai continuar se sujando! (Apocalipse 22.11)
O mundo sem Deus deve ser amado. Ao invés de criticarmos seus costumes, devemos lhes anunciar Boas Novas, devemos lhes apresentar Cristo, e deixar que o Espírito de Deus testemunhe aos seus corações e mortifique os seus desejos pecaminosos. (Romanos 8.13-16)
Já os filhos de Deus devem ser corrigidos, advertidos e aperfeiçoados. Deus deu à Igreja apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres para que cada cristão seja discipulado, levado à maturidade e à santidade em Cristo. (Efésios 4.11-13)
Pecados sexuais, e pecados de qualquer outra espécie, não devem ser escondidos, mas devem ser confessados, tratados e abandonados.Somente assim a misericórdia Deus é alcançada. (Provérbios 28.13)

Que Deus nos abençoe!

www.blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário