sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Jacó Abençoa o Faraó (Gênesis 47.7-10)


Israel Bênção
Devocional de 08/01/2014.
Mensagem ministrada em 08/01/2014 na Igreja Batista Central do Barreiro.

Então José levou seu pai Jacó ao faraó e o apresentou a ele. Depois Jacó abençoou o faraó, e este lhe perguntou: "Quantos anos o senhor tem?" Jacó respondeu ao faraó: "São cento e trinta os anos da minha peregrinação. Foram poucos e difíceis e não chegam aos anos da peregrinação dos meus antepassados". Então, Jacó abençoou o faraó e retirou-se. (Gênesis 47:7-10)

No Antigo Egito, o Faraó era mais que um rei. Era também o administrador máximo, o chefe do exército, o primeiro magistrado e o sacerdote supremo do Egito. Era-lhe atribuído caráter divino. Dos muitos deuses adorados no Egito, o próprio Faraó era talvez o deus mais admirado.
O poder e a força do Faraó variou ao longo dos séculos, mas é certo que quanto maior o poder e a influência que o Egito tinha no mundo de sua época, mais relevante e respeitado era o Faraó. 
Os últimos capítulos de Gênesis nos remetem a um tempo em que o Egito reinava absoluto no mundo. Após sete anos de fartura, o mundo amargou sete anos de terrível miséria, e graças ao sonho de Faraó e à revelação de José, somente o Egito tinha se preparado para este período, de modo que "de toda a terra vinha gente ao Egito para comprar trigo de José, porquanto a fome se agravava em toda parte" (Gênesis 41.57). Portanto, o Faraó deste período era O GRANDE FARAÓ, que passou a ser dono de todas as terras do Egito, e até mesmo o povo egípcio era escravo de Faraó (Gênesis 47.20-21).

Os hebreus, porém, eram um povo insignificante, com apenas 70 pessoas, e que habitou numa pequena terra do Egito, cuidando de suas ovelhas e bois. Mas José era o segundo homem no poder, e possuía toda o reconhecimento, confiança e gratidão do Faraó.
Chegou então o dia em que José apresentaria sua família ao Faraó. Para não cansá-lo, levou apenas metade de seus dez irmãos (Gênesis 47.2). E obviamente ele lhe apresentou seu pai.

Ah, Jacó! Agora ele se chamava Israel - o príncipe de Deus!
No alto de seus 130 anos, Jacó saiu do Egito com toda sua família e com tudo o que possuía. Parou no caminho para adorar a Deus e, durante a noite, teve uma visão. O Senhor lhe chamou pelo nome, e Israel respondeu: "Eis-me aqui!". Deus o consolou, dizendo: "Não temas!" e prometeu fazer dele uma grande nação (Gênesis 46.1-2).
Foi com esta convicção que Israel se aproximou de Faraó. Ele pensava: E daí se dizem que ele é dono de toda a terra? A terra não pertence a Faraó. Ela pertence a SENHOR DEUS DE ISRAEL. Não importa se dizem que esse tal de Faraó é poderoso e admirável... Eu conheço o Único e Verdadeiro Deus, cujo Nome é Admirável e cujo Poder sobrepõe a todo poder e autoridade debaixo dos céus, pois Ele é o Deus dos Céus e da Terra, Ele é o Rei do Universo. Quem se importa se este Faraó constrói pirâmides a fim de nelas ser enterrado com toda sua riqueza e ostentação, na esperança de um dia ressuscitar? Eu conheço o Deus da Vida, o Pai da Eternidade, que no princípio criou os céus e a terra, e emprestou ao homem o fôlego de vida. Eu sei em quem tenho crido e também sei que é Poderoso pra fazer infinitamente mais do que tudo aquilo que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós (Efésios 3.20)!
A presença de Jacó foi impactante. O homem já chegou abençoando o Faraó! (47.7). Imagine a cena:
José chega: "Ó grande Faraó, eis que lhe apresento meu pai, Jacó".
Jacó, repleto de autoridade, atropela: "Eu te abençôo, filho, em nome do Deus Todo Poderoso, Javé, o Senhor dos Exércitos, o Criador dos Céus e da Terra. Eu profetizo a misericórdia do Senhor sobre a sua vida, para que você um dia o conheça, e lhe seja grato por lhe ter colocado aonde estás. Eu te abençoo por teres ouvido a mensagem que Ele te deu através dos sonhos, e por teres escutado à interpretação de seu profeta. Bendito és tu, filho, porque tu honras o povo que Deus escolheu, e tua posteridade será bendita enquanto abençoar e tratar bem o povo do Senhor, aqueles em quem são benditas todas as famílias da terra.
Imagino José perplexo, mas Faraó mais perplexo ainda, tentou se desfazer do "velhinho", perguntando-lhe a idade somente para humilhá-lo, lembrando que ele estava perto da morte: "Quantos anos você tem?"
Ah, a Sabedoria! Devemos responder ao insensato segundo a sua insensatez (Provérbios 26.5), e sempre devemos estar prontos para responder a qualquer que nos pedir a cerca da esperança que há em nós (1 Pedro 3.15).
Jacó então respondeu: "São 130 anos da minha peregrinação". Jacó mostrou a Faraó que esses 130 anos eram apenas um caminho, uma jornada, uma busca. Aquele que conhece o Deus da Eternidade sabe que toda a sua vida é apenas um balde no oceano. Israel sabia que ao deixar esta vida, ele se encontraria com o Deus de seus pais. Ele não temia a morte, pois para ele era apenas um fechar de olhos (Gênesis 46.4).
Imagino depois desta resposta o velho Isael, cheio do Espírito Santo, repetindo sem temor as bênçãos sobre o Faraó, e retirando-se da sua presença sem ser despedido. Não em uma atitude de rebeldia, mas em uma atitude de determinação, postura, confiança, certeza que só tem aquele que sabe quem ele é.

Você também, que um dia entregou sua vida ao Senhor, pertence ao povo de Deus e por isso pecisa saber quem você é.
Você não é apenas um vencedor. Você é Mais que Vencedor!
Você não é apenas feliz. Você é Bem-Aventurado!
Você não é apenas um cristão-evangélico. Você pertence a uma geração eleita, você é sacerdote real, você é da nação santa, do povo exclusivo de Deus, que Ele separou das trevas para a luz, a fim de anunciar as suas grandezas (1 Pedro 2.9).
Você é justificado, e quando você ora, os olhos do Senhor estão sobre você, e os ouvidos do Senhor estão atentos ao que você diz! (1 Pedro 3.12).
Quando você abençoa, as suas palavras têm poder! Aonde você pisa, as plantas dos seus pés são as estacas que proclamam: "O Reino de Deus chegou!" Como são belos os pés daquele que anuncia as boas novas de paz! (Romanos 10.15).
Tudo o que há em você é abençoado. O seu corpo é templo do Espírito Santo de Deus (1 Coríntios 3.16). Tudo o que você toca e abençoa, torna-se abençoado. Toda palavra que você declara e abençoa é profética para mudar a realidade e fazer com que os montes se lancem ao mar (Mateus 17.20).
O poder que há em Cristo Jesus lhe foi dado para que você abençoe todas as famílias da terra. O Espírito Santo se move em você.
Você é maior do que Faraó do Egito!
Você é maior do que o presidente dos Estados Unidos!
Você é mais porderoso do que o dono da tua empresa, o prefeito da tua cidade, o juiz da tua comarca! E você não deve perder a oportunidade de abençoá-lo, como Jacó fez com Faraó!

Ouça uma experiência que tive.
Eu assessorava um dos vice-presidentes de uma grande multinacional brasileira. E me assentava junto à janela numa sala simple, ao lado de outro colega assessor e duas secretárias. Na ampla sala ao lado, os dois vice-presidentes trabalhavam.
Numa segunda-feira cheguei ao escritório pela manhã e eis que tudo estava invertido. Minha mesa, a do outro assessor e a mesa das secretárias tinham ido para a sala dos vice-presidentes. E os vice-presidentes passaram a trabalhar em nossa sala, sendo que um deles passou a se sentar exatamente no lugar aonde eu me assentava antes. Perguntei à secretária: o que houve?
Ela respondeu que a esposa de um dos chefes praticava o Feng Shui, e um dos mestres realizara uma análise das energias por toda a empresa, e descobriu que naquele lugar aonde eu trabalhava anteriormente era exatamente o lugar de onde emanava toda energia positiva. E por isso, o marido dela deveria se assentar ali.
Não hesitei em informar que a al "energia positiva" estava se mudando de lugar junto comigo, pois ela estava dentro de mim. E passei a dedicar mais tempo em oração pela empresa e por meus chefes.
Posso afirmar que o Espírito Santo é o Poder de Deus em sua vida. Se você for a uma cidade, abençoe-a, pois de você procede a bênção!
Se você entrar em uma casa, em uma empresa, em um órgão público, abençoe! Toque nos umbrais da porta e profetize a salvação para aquela família. A oração do justo pode muito em seus efeitos!
Seja Sal da Terra! Seja Luz do Mundo! (Mateus 5.13-14). Deixe a Luz de Deus iluminar o mundo através de você.
Comece com sua própria família, sua igreja, seus pastores, seus representantes políticos nos poderes executivo, legislativo e judiciário. Profetiza, filho do homem! E veja com seus próprios olhos a diferença que Deus fará em nossa terra (2 Crônicas 7.14).
Mostre que os anos que você tem nesta peregrinação não são nada perto da eternidade de anos que você tem em Cristo Jesus.

Como aprendemos:
EU SOU O QUE A BÍBLIA DIZ QUE EU SOU.
EU POSSO O QUE A BÍBLIA DIZ QUE EU POSSO.
EU TENHO O QUE A BÍBLIA DIZ QUE EU TENHO.

www.blogdopastortulio.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Glorias a Deus pela sua vida! Que o Senhor continue a te dar sabedoria, para nos abençoar com suas meditações!abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito forte! Deus nos abençoe com este estudo em nome de Jesus

    ResponderExcluir
  3. Estou lendo a bíblia toda novamente e ao me deparar com este versículo base da meditação fiquei incomodada. Orei e vim recorrer a internet para encontrar alguma explicação. Encontrei esta maravilhosa explicação. Que Deus abençoe grandemente sua vida. Vou usar este texto como base para uma pregação na igreja onde eu coopero.

    ResponderExcluir