terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Não adore a Deus do seu jeito! (Deuteronômio 12.4)


atos de justiça - adoração pagã - paganismo na igreja

Devocional de 28/01/2014.

"Vocês, porém, não adorarão ao Senhor, o seu Deus, como eles adoram os seus deuses" (Deuteronômio 12.4).

Gostamos de Liberdade. Não é raro alguém dizer: "Você deve adorar a Deus do seu jeito!", e assim essa crença vai legitimando todo e qualquer tipo de prática no culto a Deus. Justificamos as diferentes liturgias, os diferentes costumes e também as inúmeras divisões na Igreja de Cristo com base na aceitação de qualquer coisa que as pessoas colocarem para fora. Mas a Palavra de Deus ensina que nós não devemos adorar a Deus como as nações pagãs adoravam os deuses delas (Deuteronômio 12.4), e nós não devemos agir fazendo aquilo que bem entendemos (Deuteronômio 12.8). É claro que onde há o Espírito de Deus aí há liberdade (2 Coríntios 3.17), mas tudo deve ser feito com decência e ordem (1 Coríntios 14.40).

Não estou aqui fazendo apologia aos tradicionais e históricos sistemas de culto, como aqueles que determinam as músicas que devemos cantar, os instrumentos que devemos usar, o lugar onde devemos nos reunir, as rezas que devemos recitar ou as roupas que devemos vestir. Não! A adoração não consiste nessas coisas. Adoração é o ato de amor, de devoção e honra prestado a uma divindade seja individualmente ou em grupo. Como Cristo ensinou, Deus procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade (João 4.24).

Assim, se você se declara cristão, não basta apenas você mudar de Deus, mas você precisa também mudar a forma como adora a Deus. O Senhor requer de você um culto racional, no qual o seu próprio corpo deve ser oferecido a Deus como sacrifício vivo, santo e agradável. Desse modo, você não vai se amoldar ao padrão vigente que está por aí, mas vai renovar a sua mente e então se transformar em uma pessoa que é capaz de experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus (Romanos 12.1-2).

Portanto, quando Deus olha as pessoas, a grande diferença que ele destaca entre elas não é a diferença entre aqueles que adoram (religiosos) e aqueles que não adoram (agnósticos). Ele também não nos divide simplesmente entre aqueles que adoram a Ele mesmo e aqueles que adoram outros deuses. Não! Ele busca e separa (santifica) os verdadeiros adores. Ele faz distinção entre aqueles que O adoram em espírito e verdade e os demais, entre os justo e os injustos, entre os que servem a Deus e os que não servem (Malaquias 3.18).

Adorar a Deus do jeito dEle - e não do nosso jeito - é o que importa! E quem conhece a Deus e a Sua Palavra sabe que o jeito de Deus não está relacionado a rituais, liturgias, sacrifícios, festivais, eventos, reuniões, feriados, cânticos ou expressões meramente religiosas. Deus está cansado das nossas reuniões feitas em nome dEle para o nosso próprio prazer, Ele não as suporta mais (Isaías 1.14)! Muitos "louvores" que expressamos chegam não chegam aos céus como aroma suave, mas como uma fumaça fedoronta (Amós 5.21).

Adorar a Deus do jeito dEle é expressar a vontade dEle em nossa atitude diária. Se alguém se diz adorador e não refreia a sua língua engana-se a si mesmo e sua adoração não tem valor nenhum. A adoração que Deus espera consiste em praticar atos de justiça e evitar atos de pecado, isto é, cuidar dos órfãos e das viúvas e não se deixar corromper pelo mundo (Tiago 1.26-27).

A adoração do jeito de Deus - e não do nosso - é aquela na qual soltamos as correntes da injustiça, desatamos as cordas do jugo, colocamos os oprimidos em liberdade, partilhamos a comida com o faminto, abrigamos o pobre desamparado, vestimos o nu e não negamos ajuda ao próximo (Isaías 58.6-7).

Não dá pra cultuar o Deus do Universo fechado entre cinco paredes. As paredes laterais nos separam das pessoas e a parede de cima (teto) nos separa de Deus. Pode cantar, tocar, dançar, gritar, rolar no chão, fazer o que quiser... Não adianta! Deus não ouve isto (Amós 5.23).

É como canta João Alexandre: Não tem jeito não!
http://letras.mus.br/joao-alexandre/930802/

Adorar a Deus do jeito dEle significa viver em amor. Pois Deus é Amor! Quem vive em amor vive em Deus e Deus nele (1 João 4.16), pois quem diz que ama a Deus mas não ama o seu irmão é mentiroso (1 João 4.20). É isto que Ele nos manda fazer. Este é o mandamento (1 João 4.21).

No Dia do Juízo, o Senhor não vai nos elogiar ou nos repreender por causa da música bela ou desafinada que cantamos, nem por causa do número de reuniões que participamos ou deixamos de frequentar na igreja. Ele vai nos abraçar ou apartar segundo o número de copos d'água que demos aos sedentos, o número de pães que demos aos famintos, o número de peregrinos que acolhemos, o número de nus que vestimos, o número de enfermos que cuidamos e o número de presos que visitamos (Mateus 25.31-46). Esta é a adoração que Ele espera de nós! Atos de justiça daqueles cuja Fé não é morta (Tiago 2.26).

Que Deus nos abençoe e nos transforme em verdadeiros adoradores.

Graça e Paz!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário