domingo, 19 de janeiro de 2014

Perdoar não significa "ser bonzinho" (Levítico 19.18)

Ame ao teu próximo como a ti mesmo - Perdão
Devocional de 19/01/2014. 
Mensagem ministrada na reunião das 10h na Igreja Batista Central do Barreiro em 19/01/2014..

"Não procurem vingança, nem guardem rancor contra alguém do seu povo, mas ame cada um o seu próximo como a si mesmo. Eu sou o Senhor." (Levítico 19:18)

Não são poucos os que pensam que somente no Novo Testamento, o Manso Jesus ensinou o Amor e o Perdão, enquanto que no Antigo Testamento, Deus era um Soberano Iracundo e Vingativo. Ledo engano! O Senhor é o mesmo ontem, hoje e será eternamente (Hebreus 13.8)! No livro do Levítico, Ele já nos ensinava a amar e perdoar (Levítico 19.18).

O mandamento que exorta cada um a amar o próximo como a si mesmo é tao antigo quanto os cerimoniais de sacrifício pelo pecado e quanto os mandamentos de honrar pai e mãe, não mentir, não furtar, não matar, não adorar outros deuses, não tomar o nome do Senhor em vão, não levantar calúnias, não burlar pesos e medidas, etc. Tudo está no mesmo capítulo (Levítico 19).

Em Levítico, a ordem de amar o próximo com a si mesmo é apresentada como complemento à ordem de não buscar vingança e não guardar rancor. Isto mostra que o próximo, objeto do amor, não é alguém por quem seja tão fácil liberar amor, mas sim alguém que tenha agido de modo a nos desagradar. Devemos abençoar os que nos amaldiçoam e orar pelos que nos caluniam (Lucas 6.28).

Quando você libera perdão e ama de verdade aquele que "deveria" odiar, você provoca uma confusão absurda na cabeça da pessoa que praticou o mal e esperava a briga, e ao mesmo tempo faz com que o próprio Deus assuma a justiça e recompense você. Como Salomão já havia ensinado: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sêde, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você." (Provérbios 25.21-22)

Quando você perdoa, entrega para o próprio Deus a responsabilidade pela justiça e pela vingança. Pois diante da injustiça, o Senhor diz: "A mim pertence a vingança e a retribuição. No devido tempo os pés deles escorregarão; o dia da sua desgraça está chegando e o seu próprio destino se apressa sobre eles. O Senhor julgará o seu povo e terá compaixão dos seus servos. Vejam agora que eu sou o único, eu mesmo. Não há deus além de mim. Faço morrer e faço viver, feri e curarei, e ninguém é capaz de livrar-se da minha mão. Ergo a minha mão para os céus e declaro: Juro pelo meu nome que, quando eu afiar a minha espada refulgente e a minha mão empunhá-la para julgar, eu me vingarei dos meus adversários e retribuirei àqueles que me odeiam. Embeberei as minhas flechas em sangue, enquanto a minha espada devorar carne: o sangue dos mortos e dos cativos, as cabeças dos líderes inimigos. Cantem de alegria, ó nações, com o povo dele, pois ele vingará o sangue dos seus servos; retribuirá com vingança aos seus adversários e fará propiciação por sua terra e por seu povo." (Deuteronômio 32:35-36,39-43)

Portanto, perdoar o ofensor não é apenas uma questão de "deixar pra lá". É converter em crédito/débito no reino espiritual uma situação de débito/crédito no reino natural. Não é porque você é "bonzinho" que você perdoa e ama - até porque ninguém é bom exceto Deus (Lucas 18.19) - mas também é porque você entende que o Pai Celeste, que conhece o que é secreto, te recompensará (Mateus 6.4).

Liberar perdão e amar o ofensor é a forma mais inteligente de se clamar por justiça. Este clamor é ouvido pelo Senhor dos senhores. Se você tiver fé e perdoar, Ele depressa te fará justiça. (Lucas 18.7-8)

É por justiça, e não por covardia ou por ter "sangue de barata", que você deve perdoar e amar sempre. Abençoe e não amaldiçoe! (Romanos 12.14)

Perdoar não é desistir de uma briga. É levá-la a uma instância superior na qual você sabe que o Juiz é Justo. Perdoar é não se deixar vencer, mas derrotar o mal através da prática do bem (Romanos 12.21)

Perdoar, evitar a ira e não se irritar com aqueles que praticam o mal é uma escolha que só pode ser feita por quem descansa e confia que o próprio Deus cuidará de tudo, e espera com paciência o Dia em que o próprio Deus fará justiça (Salmo 37.5-13).

Portanto, não busque a vingança, nem fique magoado. Entregue o problema nas mãos do Rei Eterno! Quem perdoa delega para o Senhor a iniciativa da vingança contra aquele que gerou o mal, e da recompensa para quem foi lesado. Perdoar é levar a demanda para a "última instância", é entregar a promissória para o Cobrador dos cobradores. Perdoar é pegar pesado, pois o Justo Juiz é Terrível (Mateus 18.34-35).

Não fique em débito com ninguém (Romanos 13.8)! Não retenha em suas mãos absolutamente nada que não te pertencer por direito (Lucas 19.8). Não vou segure até amanhã a remuneração ou dívida que você pode pagar hoje (Levítico 19.13; Provérbios 3.28).

Somente um pedido especial do ofendido pode evitar que a vingança do Senhor seja dura contra o ofensor (Atos 7.60; Lucas 23.24). Por isso aquele que ama, além de perdoar, faz tudo o que for possível para levar a pessoa a Cristo, para que Deus a perdoe (Atos 3.19). Quem ama até o fim, não somente perdoa, mas também libera o perdão divino (João 20.23), testemunhando o Evangelho da Paz. Ame, perdoe, abençoe e ore em favor de quem te ofendeu (Mateus 5.44)!

Vingança pessoal é para os fracos. O forte perdoa e ama. Perdoar é saber que seu reino não é deste mundo. (João 18.36). Quem perdoa vive como cidadão dos céus (Filipenses 3.20).

É impossível amar a Deus, a quem não se pode ver, sem antes amar o próximo, a quem se vê (1 João 4.20). Não é só uma questão de "ser bonzinho". É uma questão de confiança no dia do juízo (1 João 4.17). Também não é uma questão de medo (1 João 4.18). É uma questão de reconhecimento pelo Amor com o qual Ele nos amou primeiro (1 João 4.19).

Perdoar é entender que, se Cristo me amou e se entregou por mim, da mesma forma eu devo amar e entregar minha vida pelo meu irmão (1 João 3.16), a fim de que meu coração não me condene, e eu tenha confiança diante de Deus (1 João 3.21) e receba dEle tudo o que eu pedir, pois obedeço os Seus mandamentos e faço o que Lhe agrada (1 João 3.22).

Dentre todos os dons que você pode receber do Espírito de Deus, o mais importante é o amor (1 Coríntios 13.13). Quem está no amor está em Deus e Deus nele, porque Deus é amor (1 João 4.16). O amor tudo suporta, tudo sofre, tudo crê, tudo espera (1 Coríntios 13.7) porque sabe que quando vier o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá (1 Coríntios 13.10).

Perdoe e ande no Espírito. Faça isso não porque você é "bonzinho", mas porque você ama e serve ao Deus de Amor. Ame o seu próximo como a si mesmo, pois toda a Lei se resume nisto (Tiago 2.8; Gálatas 5.14; Romanos 13.9; Marcos 12.31).

Que o Senhor nos ensine a perdoar e amar!

www.blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário