Respondeu Moisés: "Será como disseste; nunca mais verei a tua face" (Gênesis 10.29).
Praga após praga, o cansaço foi tomando conta de Faraó. Não adiantou dar mais trabalho para os israelitas, tratá-los mal, imitar algumas pragas, deixá-los cultuar ali mesmo no Egito, deixar os homens irem, deixar as pessoas irem e segurar os bens.... Que povo chato! Ele pensava... E que Deus chato esse Javé, Senhor dos hebreus...
A paciência se esgotou. Chega desses teus joguinhos, Moisés! Suma daqui e não volte mais... Se aparecer de novo você morre!
Moisés não se deixou intimidar. Ele sabia que o Senhor não estava de brincadeira, e que mesmo a obstinação de faraó era provocada pelo próprio Deus. Por que temer? A resposta de Moisés foi colocada, mostrando ao faraó quem é que estava em vantagem: "Ei, faraó! Eu é que não quero mais perder meu tempo com você! Nunca mais verei tua face! A última praga será anunciada longe de você... Mas você saberá! Aliás, você já sabe. Você ficará tão resignado com o que vai acontecer que vai expulsar os israelitas do Egito, e ainda nos dará mantimentos e animais para sacrificarmos.
O Deus Eterno está acima da terra e dos céus, e enlouquece os sábios e entendidos com as coisas loucas deste mundo (1 Coríntios 1.27).
Deus decidiu zombar dos egípcios e de cada um de seus deuses a fim de que os israelitas soubessem quem Ele É (Êxodo 10.2). Ele está se revelando como O SENHOR JAVÉ. Nem mesmo Abraão, Isaque e Jacó tiveram tal revelação (Êxodo 6.3). Deus permitiu que tudo ocorresse desse jeito para que a História dos Atos de Deus em favor de seu povo passasse a ser contada de geração em geração (Êxodo 10.2), de modo que assim não se repetiria o fato que acabara de ocorrer, em que - por falta de memória, por falta de História - o sofrimento afligisse novamente o povo de Deus.
Ao declarar que não mais veria a face de faraó, Moisés estabelece que a próxima praga será a última. Não foi a paciência de Deus que acabou, foi a de Moisés. Deus é longânimo e é capaz de esperar a eternidade inteira até que o homem faça o que é certo. Cabe ao homem dar o basta e dizer quando é que as coisas mudam. As pragas foram 10, mas poderiam ser 12, 20, 100... Moisés escolheu parar!
Do mesmo modo, não é Deus que vai definir o momento em que você vai parar com esse vai-e-vem de praga-arrependimento-agoravai-novapraga... É você quem tem que dar o basta! É você que tem que escolher nunca mais voltar à presença do rei do Egito e permanecer somente na presença de Deus. O Egito vai sentir a ação de Deus, mas você não precisa estar na cara do rei do Egito pra isto. Apenas profetize e deixe acontecer!
Libere a Palavra de Fé. E mude de atitude. Defina. Escolha o Basta em sua vida. Não fique negociando e tentando mudar a cabeça de faraó.
www.blogdopastortulio.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário