quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Pensamentos de Miriã (Números 12.1)

O que se passava na cabeça da irmã de Moisés
Devocional de 21/01/2014.

Miriã e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher cuxita. (Números 12.1).

Já tentou entrar na cabeça da irmã de Moisés? Eu fiz este exercício! E olha no que deu...




Moisés, Moisés, você me paga! Como pode uma coisa dessas?

Você deveria se lembrar, que se existe uma pessoa neste mundo a quem você deveria considerar, esse alguém sou eu! Pensa comigo, meu irmão...

Quando você nasceu, tão bonitinho, a ordem de Faraó era que matassem você! A sua sorte é que eu, com meu jeitinho meigo de menina, convenci as parteiras a não contar pra ninguém a seu respeito! E nós ficamos três meses com você escondido... Quantas vezes eu tive que fazer barulho junto com você, fingir que eu estava chorando, pra ninguém desconfiar que o bebezão estava lá!

Quantas vezes distraí você, brinquei com você, cuidei de você em silêncio absoluto... Louca pra contar para minhas amiguinhas sobre o meu irmãozinho lindinho, e nem podia...

Mas aí, mano, você começou a chorar cada vez mais alto, e não dava mais pra manter você lá... Pensaram em te entregar, pensaram em fugir com você para as montanhas, pensaram até em cortar o seu piu-piu e fazer de contas que você era menina... Sabe quem foi que evitou isso, Moisés? Fui eu! Fui eu que tive a brilhante idéia de colocar você no cestinho e deixar ali no rio, aonde meu instinto me dizia que algo bom ia acontecer...

Mamãe topou, mandou você, e sabe quem foi que ficou seguindo o bebezinho rio abaixo, querido? A sua irmãzinha querida aqui... Pois é... Eu é que estava lá quando a princesa egípcia te viu e mandou te recolher! Aí você sabe o que eu fiz, Moisés? Fui lá, no meio daquela gente, com toda a coragem que Deus me deu, e conversei direto com a filha do Faraó... E sabe o que eu falei pra ela? Que se ela quisesse, eu poderia buscar uma mulher hebréia para alimentar você, Moisés! E sabe quem eu chamei? Isso mesmo: a mamãe!

Além de salvar você, eu ainda coloquei você dentro do palácio dos egípcios, com todo o conforto, e ainda arranjei tudo para que a mamãe, Arão e eu pudéssemos morar lá com você, e ainda recebendo por isso. Fui eu, Moisés, fui eu que fiz isso!

Eu, com a inteligência que Deus me deu, consegui coocar a nossa família na melhor situação jamais imaginável... E você foi criado como príncipe, Moisés! Todos pensavam que você era neto do Faraó... Se não fosse por mim, você não teria a educação que você tem, o conhecimento de línguas, de história, de aritmética, de geografia, de filosofia, de ciências... nada! Você deve isso a mim!

Estava tudo ótimo, maninho, até que você veio com essa sua convicção e teimosia, convencendo todo mundo de que o Deus de Abraão falou com você no deserto. Tudo bem, Moisés, Ele poderia até fazer isso, o nosso povo precisava de um libertador... Mas tinha que ser logo você? Por que Ele não escolheu alguém que fosse realmente do povo? Os filhos e netos do Faraó eram muito metidos, mas a nossa vida tava boa lá... Pra que mexer justamente com a nossa família? Que coisa!!!

Além disso, se era pra escolher alguém da nossa família... Por que o Senhor Deus Javé - como você o chama - não escolheu Arão, nosso irmão? Além de ser mais velho e experiente, além de ser um israelita mais puro, Arão é forte, eloquente, amável, ele é um gentleman! Arão é político. Quando ele abre a boca e solta aquele vozeirão, todos o escutam! Mas você, Moisés? Todo fechado em si mesmo... Todo desajeitado pra falar em público, e gaguinho que só... Como é que pode?

Ninguém te dava ouvidos, meu irmãozinho querido, ninguém! Até que euzinha aqui convenci nosso irmão Arão a te escutar... E depois nós dois ao seu lado fomos convencendo um israelita aqui, outro ali... Até que todos te deram ouvidos!

Então teve aquela coisa das 10 pragas, a teimosia do faraozinho - menino irritante, né? Sempre foi falso... Eu sempre te avisei isso! Ele vinha com aquela conversa mole "orem por mim!"... Hã! Se fosse comigo eu metia a mão na cara dele!

Mas, enfim... Parece que o Deus Eterno estava mesmo falando com você, e você e Arão conseguiram tirar o povo do Egito, sempre contando com minha ajudinha essencial junto às mulheres, nos bastidores, claro!

Aí veio o Mar Vermelho, mano, e quando tudo parecia perdido, o Senhor te honrou outra vez. Mas você é muito sério, muito quadrado, e não sabe nem comemorar... Escreveu um cântico de vitória que pelo amor de Deus, o que é aquilo? Tava bom era pra botar medo em todo mundo... Mas então, quem é que estava lá pra tornar memorável aquele episódio? A lindona aqui, baby! Eu, eu mesma, toda poderosa, botei minha melhor roupa, convoquei as mais lindas israelitas, peguei o meu pandeiro, usei um pedacinho do seu cântico chato, botei um ritmo animado nele, com rima, e ele virou refrão! O meu cântico é cantado entre nós até hoje, Moisés!

Botei o povo pra cantar e dançar! Você acha que ficar explicando Lei é legal, meu irmão? É cansativo demais, ninguém aguenta isso! O povo gosta das nossas reuniões é por causa da música, tá? É por causa do que eu faço é que eles vêm e te ouvem! Eu é que atraio o povo para o culto, canto, toco e danço com as meninas, e deixo tudo preparado pra você e Arão só puxarem a rede, depois que o coração das pessoas já está enebriado pelos louvores a Deus, entendeu Moisés? Mas é sempre assim... ninguém reconhece os músicos! Só os pregadores são valorizados! Isso um dia vai mudar, viu?

Mas tudo bem! Você tentou abraçar o mundo até que seu sogro te convenceu daquilo que eu já te falava todo dia e você nunca me escutava... Seu chato! Por que os conselhos de fora são ouvidos e as coisas que eu te falo não têm valor? Só por que eu sou mulher? Seu machista!

Olha só: Você subiu lá pro monte e sumiu! O povo desesperado aqui em baixo e você sabe como seu irmão é... Arão não sabe dizer não pra ninguém! Eu falei pra ele que não era de Deus aquele troço que chamaram bezerro de ouro... Mas vocês homens são todos iguais, nunca nos ouvem! Tentei avisar, viu Moisés! Mas não deu... Também... Você sumiu!?! Morri de preocupação aqui em baixo... Pensei que você tivesse morrido! Não pode sumir assim por tanto tempo sem dar satisfação... Você não se importou conosco, Moisés. A culpa também foi sua!

Aí você voltou, trouxe a lei, os mandamentos, o tabernáculo, aquela esquisitisse toda que Deus te deu, com altares, candelabros, sacrifícios, roupas especiais, festas anuais em dias específicos, etc e tal... E quem é que convenceu o povo a confeccionar tudo direitinho e fazer tudo conforme você falou, maninho? Sabe quem? Eu e as mulheres dos israelitas, Moisés! Ou você acha que convence por si mesmo todos aqueles marmanjos? Hum... Você me deve essa também.

Depois o povo começou a reclamar e você foi se cansando, meu irmão. Eu te avisei que ninguém ia aguentar comer a mesma comida todo dia, e você não me ouviu... Eu entendo de comida, Moisés! Mas você não me ouviu e ainda perdeu a paciência com o povo.

Até Deus viu que você não tava dando conta, Moisés, e tirou o Espírito de você e deu para os 70 líderes. Pronto, Moisés! Não precisamos mais depender de você pra tudo! Os 70 líderes receberam o Espírito de profecia. Deus está com todo o povo. Aleluia! Acabou a tirania de Moisés!

O seu papel seria tranquilo, maninho, era só dar uma palavrinha de vez em quando e preparar sua sucessão... Mas o que é que você me arruma? Aquela baranga daquela etíope! Tanta menina linda em Israel e você me sai atrás dessa estrangeira indecente, com aquele cabelo horroroso e seu jeito esquisito de ser! Ah, me poupe, Moisés! Eu aqui me matando pra ensinar bons modos para as meninas do nosso povo, e você joga tudo por terra com essa sem-vergonha aí, que nem sabe se vestir, nem educar filhos, e nem mesmo respeitar você como deve, meu irmão? Que tranqueira!

Você perdeu mesmo a noção, hein? Até o Arão já concordou comigo... Depois que Deus repartiu o seu Espírito e passou a falar também por meio de nós, você ficou totalmente carnal com essa mulherzinha aí. Que comunhão tem o Espírito de Deus com os deuses africanos, Moisés? Essa cuxita te enfeitiçou? Pra mim acabou, Moisés! Não vamos mais ouvir suas leis. Você é bonitinho, inteligente, organizado e tal, mas agora não precisamos mais seguir você!

Coré, filho de Izar, já está levantando uma turma aí, e todos estão dizendo que você já era, Moisés! Até então valeu, você nos trouxe até aqui, nos ensinou tudinho, mas o povo agora precisa de novos líderes, jovens com novos sonhos e mente aberta para conquistar a nova terra em que vamos viver. Eles me têm como uma mãe pra eles, uma conselheira, e é assim que a banda vai tocar agora, meu irmão, porque você não é melhor do que ninguém. Todos nós somos filhos de Deus! Eu e Arão vamos aconselhá-los, e você pode descansar, meu irmão, e curtir essa mulherzinha nogenta que você achou não sei onde.

"Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra.
Imediatamente o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: ""Dirijam-se à Tenda do Encontro, vocês três"". E os três foram para lá. Então o Senhor desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente, e ele disse: ""Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do Senhor. Por que não temeram criticar meu servo Moisés? "" Então a ira do Senhor acendeu-se contra eles, e ele os deixou. Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para ela, viu que ela estava com lepra e disse a Moisés: ""Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos. Não permita que ela fique como um feto abortado que sai do ventre de sua mãe com a metade do corpo destruído"". Então Moisés clamou ao Senhor: ""Ó Deus, por misericórdia, cura-a!"" O Senhor respondeu a Moisés: ""Se o pai dela lhe tivesse cuspido no rosto, não estaria ela envergonhada sete dias? Que fique isolada fora do acampamento sete dias; depois ela poderá ser trazida de volta"". Então Miriã ficou isolada sete dias fora do acampamento, e o povo não partiu enquanto ela não foi trazida de volta. (Números 12.3-15)"

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Um comentário:

  1. Muito bom! Vale virar uma peça de teatro! Criativo, esclarecedor! Parabéns, querido! Abraço forte

    ResponderExcluir