domingo, 19 de janeiro de 2014

Texto p/ GCEM: Os desafios de uma igreja família

Igreja Batista Central do Barreiro - Belo Horizonte


















Texto publicado na Revista Central do Barreiro - Número 06 - Dezembro/2013
http://www.centraldobarreiro.com/categoria/ministerios/revista-central-do-barreiro/

Texto estudado nos GCEMs da Igreja Batista Central do Barreiro em janeiro/2014.

Os desafios de uma igreja família

Uma família é não é uma instituição qualquer. As pessoas de uma família são ligadas entre si por laços permanentes e inquebráveis. Em uma igreja-família os mesmos conceitos são válidos.
Ser igreja-família é muito mais difícil do que ser igreja-instituição. Enquanto a igreja-instituição é formada por membros-associados com direito a voto, a igreja-família é formada por membros-irmãos que buscam a unanimidade, em amor. Enquanto a igreja-instituição funciona como uma organização administrada para alcançar resultados e metas, a igreja-família é como uma mãe que conhece cada filho pelo nome e os ama com suas manias, seus sonhos, seus talentos e dificuldades. Se em uma igreja-instituição as pessoas vêm e vão, participando convenientemente ora aqui, ora acolá, em uma igreja-família as pessoas não são descartadas nem podem se excluir de forma natural muito menos oculta.
         Na Igreja Batista Central do Barreiro, que em 2014 completará 18 anos de fundação, estamos certos de que vivemos apenas o começo de uma jornada que só encontrará seu fim quando o Senhor Jesus Cristo voltar. Não somos ainda a igreja-família que almejamos ser. Nosso desafio é talvez o mais duro, mas ao mesmo tempo o mais nobre que se possa ter. Somente o Espírito Santo pode fazer esta obra, nos transformando de rebeldes em discípulos, de egoístas em intercessores, de corneteiros da murmuração em ministros do amor.
         Ser uma igreja-família, vivendo o amor de Cristo, alcançando o próximo e formando discípulos não é apenas um enunciado bonito para a visão da nossa igreja. É a nossa fome diária, a nossa busca incessante em oração e ação. Viver o amor de Cristo é o ponto de partida para nos tornarmos uma igreja-família e, consequentemente, alcançarmos nosso próximo e torná-lo discípulo.
Os desafios estão diante de nós. Mas é o amor de Cristo que nos constrange a abrir mão de qualquer coisa para botarmos o pé na estrada e conduzirmos uma pessoa sem-igreja do nosso círculo de convivência a frequentar os cultos e os grupos de comunhão (GCEM), e depois ser convencido e guiado pelo Espírito Santo a querer mais e se tornar um membro ativo do corpo de Cristo (pra casar). É o amor de Cristo que nos leva a cuidar de cada membro da igreja-família de modo que ele se envolva e provoque seu crescimento espiritual para se tornar um discípulo fiel de Jesus, que então passará a servir com seus dons e ser promovido a servo, um ministro do reino de Deus, realizando a missão, continuando a Sua obra.
Este é o nosso objetivo: cada um de nós sendo continuamente transformados à imagem e semelhança de Cristo Jesus na medida em que passamos pelos processos divinos e nos tornamos pessoas melhores na evangelização, na comunhão, na doutrina, na celebração, na oração, na ação social e impactando a sociedade. Sozinhos não conseguiremos. Mas temos Cristo, e temos também uns aos outros. Bendito seja o Senhor!


1º Desafio: Pé na Estrada

         O primeiro desafio da igreja-família é estar empenhada em conquistar gente nova todo dia (evangelização). Por mais gostosa e alegre que seja a comunhão dos membros dessa família, jamais podemos nos esquecer de que a Igreja de Cristo tem uma missão: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura!” (Marcos 16.15).
         Cumprir a missão do “Ide” significa que precisamos “tirar o poposão da cadeira” e trabalhar duro para levar a Cristo o máximo de pessoas possível, pois sem Cristo não há salvação. Embora seja do Espírito Santo o papel de convencer o homem a respeito do pecado, da justiça e do juízo e também de acrescentar à igreja-família os que vão sendo salvos, é nosso papel anunciar o evangelho a todos. A igreja-família conhece sua responsabilidade e diz: “Ai de mim se não anunciar o evangelho” (1 Coríntios 9.16).
         O problema é que muitas vezes nos comportamos como se esta fosse uma atribuição somente de alguns poucos evangelistas, pastores ou missionários. Além de não ter indivíduos específicos encarregados da evangelização, a igreja-família também não é focada em marketing, panfletos, carro de som ou eventos para atrair multidões.
Não é difícil encontrar igrejas que nada mais são do que um “clube de amigos”, formado por pessoas que, embora bem intencionadas, não vão, não evangelizam, não batizam, enfim, não cumprem a missão. Mas o Senhor não nos ordenou: “Esperai por todo o mundo dentro do templo”, mas “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho”.
         Cumprir a missão do “Ide” não significa organizar uma igreja para os “sem-igreja”. Não! Também não implica em ter as portas abertas – ainda que com tapete vermelho - para receber a comunidade. Também Não! Isto pode ser feito, mas o amor de Cristo nos constrange a mais que isto. Temos que ir, andar, caminhar, visitar, correr, circular em todos os lugares (Lucas 10.1). Assim como um artista tem de ir aonde o povo está, e não pode ficar parado esperando que as pessoas comprem seus discos, assim também a igreja-família tem de ir aonde o povo está, e não pode ficar parada esperando que as pessoas sintam no coração o desejo de visitar o templo ou o grupo de comunhão (GCEM).
O Senhor Jesus lavou os pés de seus discípulos não somente por sinal de humildade, mas principalmente para nos ensinar que devemos Ir e Pregar: “Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho da paz” (Romanos 10.15). A igreja-família precisa botar o pé na estrada e estar presente não apenas no templo e no grupo de comunhão, mas tem de estar nos asilos, nas creches, nos presídios, nos hospitais, nas escolas, nas empresas, nas casas e nas ruas.
Nosso desafio é grande, mas se nossa visão é “alcançar o próximo”, não temos escolha. Somos destinados a amar os “sem-igreja” e ir até eles como mensageiros que levam a boa notícia da salvação.
          

2º Desafio: Essa é pra casar

         Todas as pessoas alcançadas pela igreja-família vêm por ação do Espírito Santo. Seja porque a igreja põe o pé na estrada, seja porque são convidadas a um culto ou grupo de comunhão (GCEM), ou mesmo porque encontram as portas abertas e entram, essas pessoas encontram conforto na mensagem, se identificam na adoração, se sentem bem recebidas e passam a frequentar os cultos e GCEMs com alguma regularidade.
         Um problema que se vê é que, assim como um consumidor escolhe um restaurante para comer hoje e outro amanhã, conforme a conveniência, assim também muitos desses “frequentadores de igreja” não têm fidelidade a nenhuma igreja local e já incorporaram a resposta descompromissada na ponta da língua: “eu parei de ir na Quadrangular e agora tô indo na Central, e você?”; “eu? antes eu ia na Getsêmani, mas agora eu tô indo na Lagoinha”. São como macacos malucos “pulando de galho em galho”. Essas pessoas são como namoradoras “galinhas”, que ficam com vários “galos” ao mesmo tempo.
         Outros até aparentam certa “fidelidade”, mas se não giram tanto como o frequentador itinerante, também não passam de frequentadores descompromissados da mesma igreja. Ou seja, eles estão presentes nos cultos e GCEMs da igreja, mas a igreja não pode contar com eles. Não têm aliança. Não entendem o que é ser membro de uma família. São como namoradoras “ficantes”, que gostam de “estar junto”, mas não querem colocar anel de noivado no dedo.
         Os frequentadores “galinhas” e “ficantes” precisam entender que Cristo vem buscar uma noiva, não um “affair”, uma namoradinha, uma amante ou uma garota de programa. A igreja-família é uma noiva desejada! Sua fidelidade diz: “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu!” (Cântico 6.3). O Noivo Jesus olha pra ela e diz: “Essa é pra casar!”, ou em outras palavras: “Tu és toda formosa, meu amor, e em ti não há mancha. Jardim fechado és tu, minha irmã, esposa minha, manancial fechado, fonte selada.” (Cânticos 4:7,12).
         Alguns esperam ser fiéis a Deus sem ser fiéis a uma igreja local. Este costume é antigo, mas é duramente rejeitado pela Palavra de Deus: “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.” (Hebreus 10:25). O Espírito Santo nos conduz à comunhão dos santos, a estarmos juntos com os que creem, compartilhando nossa vida e tendo tudo em comum (Atos 2.44). Um membro fora do corpo definha e morre, assim também um frequentador que não se alista é soldado sem comandante, jogador sem técnico, ovelha sem pastor, criança sem família. Comunhão é sinônimo de compromisso. Quem não tem compromisso, não tem comunhão.
         O segundo desafio da igreja-família é promover a verdadeira comunhão entre seus membros. Ainda que tenhamos crescido muito a ponto de não ser possível nos conhecermos todos, precisamos nos ajuntar em grupos de modo que todo indivíduo tenha nome, que toda necessidade seja compartilhada, que toda ovelha seja pastoreada e cuidada individualmente, e não somente “por atacado”.


3º Desafio: Crescimento Espiritual é Provocado

         Não basta sermos evangelizados, batizados, frequentarmos uma igreja-família e termos comunhão uns com os outros. Somos chamados a crescer espiritualmente e nos assemelharmos a Cristo! Somos chamados a ser discípulos de Jesus, homens e mulheres cheios do Espírito Santo e de fé.
O terceiro desafio da igreja-família é levar todo membro à estatura de homem perfeito, à medida da plenitude de Cristo (Efésios 4.13). Esta é uma obra do Espírito Santo, mas cabe a nós provocá-la. A Palavra de Deus diz: “Enchei-vos do Espírito!” (Efésios 5.18). E como é possível ao homem provocar a ação de Deus e se encher do Espírito? A continuação do mesmo texto responde: “Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.” (Efésios 5:19-21).
         Para sermos discípulos de Jesus, temos que ser discípulos uns dos outros, sujeitando-nos uns aos outros no temor de Deus. Imitamos um discípulo mais maduro de Cristo, e assim somos discípulos de Cristo (1 Coríntios 11.1).
         No processo de discipulado, o discipulador e o discípulo se comprometem em provocar e acompanhar o crescimento espiritual do discípulo em oração, doutrina, celebração, comunhão, evangelização, ação social e impacto na sociedade. Crescimento espiritual envolve aumento de conhecimento, sabedoria, visão, habilidades e caráter. É uma relação de confiança, pois pressupõe que o discípulo se abra para ser tratado.
         Para a maioria dos cristãos atuais é muito difícil manter uma relação de discipulado. Mas fazer discípulos é o principal imperativo da grande comissão, ordenada pelo Senhor Jesus ressuscitado e revestido de toda autoridade: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:18-20).
         Para haver discipulado é preciso disciplina. Assim como exercícios físicos nos trazem boa forma física, assim também o hábito de praticar exercícios espirituais nos permite adquirir e manter boa forma espiritual.
         É pelo amor de Cristo que somos uma igreja-família “formando discípulos”. Nada pode ser mais importante em nossa vida do que sermos cada dia mais parecidos com Jesus, nós mesmos e as pessoas que discipulamos. Você tem uma pessoa específica (spiritual trainer) que se reúne com você com regularidade porque o ama e está comprometido de forma bem pessoal a ajudá-lo a crescer espiritualmente?



4º Desafio: Promovido a Servo

         Vivemos em um mundo de grandes ambições. Buscamos o poder, o reconhecimento, a fama. Mesmo entre os discípulos de Jesus, não é difícil encontrar embates hierárquicos e aspirações por títulos. Mas entre nós não deve ser assim! (Lucas 22.24-26). A maior honra que uma pessoa pode alcançar no reino de Deus é ser considerado um “servo bom e fiel” (Mateus 25.21). Somos chamados a nos abaixar e lavar os pés uns dos outros (João 13.14).
         Quando somos cheios do Espírito Santo, ele nos capacita a servir: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas” (1 Pedro 4:10). O discípulo que não serve o outro, na verdade, não serve pra nada. A religião leva o homem à busca individual de um deus para si mesmo, mas o amor de Cristo nos leva a amar o nosso próximo e a dar a nossa vida por ele (1 João 3.16). No reino de Deus não há lugar para expectadores.
         O quarto desafio da igreja-família é transformar cada discípulo em um servo de Deus e da igreja, um ministro do evangelho capacitado para toda boa obra (2 Timóteo 3.17), completando a missão que Cristo começou na terra, pelo poder do Espírito Santo. A saúde de uma igreja é medida mais pela sua capacidade de formar e enviar ministros e missionários do que pelo número de bancos que possui (Rick Warren).
         O ministro é o discípulo que dedica sua vida a transformar uma pessoa ‘sem-igreja” em um outro ministro, através de um processo que começa na frequência ao culto e grupo de comunhão (GCEM) do “frequentador”, passa pelo batismo ou recepção do “membro” e depois o transforma em “discípulo” e finalmente em “ministro”, que por sua vez é enviado novamente ao campo para repetir o processo, conforme figura abaixo. O objetivo é que a pessoa comece no círculo maior e vá se aprimorando até chegar ao círculo menor. Os círculos diminuem de tamanho porque alguns ficarão pelo caminho, e jamais deixarão de ser “sem-igreja”, outros nunca passarão de “frequentadores”, outros serão “membros” mas não encararão o discipulado e outros ainda serão discípulos, mas não terão o privilégio de ministrar. Mas a vontade de Deus para todo cristão é que ele sirva com dedicação e se torne um ministro, conforme o dom recebido, e que ele tenha o mesmo nível de compromisso com o reino de Deus que tem o pastor-presidente da igreja.
         Nem todo músico é ministro de louvor. Nem todo recepcionista é ministro da comunhão. Nem todo pregador é mestre da Palavra ou profeta do Senhor. Nem todo “testemunhador” é evangelista. Servir a Deus e ao outro é mais do que executar tarefas. É um penoso trabalho, inundado de amor, dedicação, unção do Espírito e graça, muito mais do que de competência e talento.
         Não convém que um recém-convertido ou recém-chegado à igreja-família seja destacado para servir, muito menos uma pessoa que não tenha um testemunho irrepreensível tanto pessoal quanto em sua casa (1 Timóteo 3.5-7). Se alguém aspira servir na igreja-família, deseja a mais nobre das funções, digna de duplicada honra e reconhecimento (1 Timóteo 3.1, 5.17). Por isso devemos orar sempre por nossos pastores.

www.blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário