sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Deus é Organizado (Êxodo 12.51)


Ordem na Bíblia - Deus é Organizado



Devocional de 11/01/2014.
Texto compartilhado nos GCEMs (células) da Igreja Batista Central do Barreiro entre 23/02 a 01/03/2013 .

"No mesmo dia o Senhor tirou os israelitas do Egito, organizados segundo as suas divisões" (Êxodo 12.51).

Quando lemos na Bíblia a história do povo de Israel, ficamos perplexos com as maravilhas de um Deus que do nada ordena a luz e faz o mundo em sete dias. Daí forma o homem e depois a mulher, aceita seu sacrifício sincero e rejeita o sacrifício tolo, se entristece com a maldade e a confusão (Babel) humana, salva o homem e os animais numa arca confeccionada sob medida, faz aliança com Abraão, Isaque e Jacó, prosperando a obediência deles, ordena a bênção às doze tribos conforme a palavra dada aos doze filhos. 

Depois vemos Deus ouvir o clamor de seu povo aflito e ferir os Egípcios com dez pragas pacientemente aplicadas uma após a outra, ensinar o povo a celebrar a páscoa em detalhes, e finalmente fazer um povo lento e pesado passar a pé pelo meio do mar e em seguida afogar um exército descarrilhado no mesmo mar.
Embora surpreendente e tremendo, o Deus de Israel nunca é desorganizado e caótico. Desde a criação de tudo o que existe em Gênesis até a redenção de todas as coisas no Apocalipse, Deus se revela como um Deus extremamente organizado em todas as suas ações, e que sempre presou pela organização de seu povo.

Esta organização é intensa quando se trata da contagem ou da separação do povo de Deus. Em todo o tempo o Senhor alinha e move Israel segundo suas divisões, relacionando-os nome por nome, família por família, tribo por tribo.

Seja no destacamento de guerreiros para o exército, ou de levitas para o tabernáculo ou para o templo, seja no simples entendimento das origens pela árvore genealógica ou na realização de censos, Deus nunca deixou de organizar o seu povo segundo suas divisões, dando-nos a nítida impressão que isto é importante também no reino espiritual.

Lamentavelmente, tem se tornado comum entre nós a desorganização, a irreverência e o caos, quando tentamos nos entender a nós mesmos. Seja no levantamento de nossas origens familiares, seja em nossa organização eclesiástica ou mesmo geográfica, nos últimos tempos vem crescendo a sensação de que "ninguém é de ninguém" ou a impressão de que não importa a quem estamos ligados. Tanto o conceito de família estruturada quanto o entendimento de igreja organizada têm ficado cada vez mais comprometidos.

Faça o teste. Tente entender sua origem familiar cinco gerações atrás. Ou tente conhecer quem são os membros de sua igreja. Você vai perceber que estes assuntos não têm sido muito importantes para nós ultimamente.

Quando entendemos que devemos discipular e ser discipulados; quando compreendemos a importância da cobertura espiritual; quando percebemos a relevância da igreja local como agência de Deus na terra; quando consideramos que os anjos de Deus e até os demônios agem organizados segundo poderes, potestades e principados; quando nos lembramos que Deus nos ordena respeito e honra a autoridades espirituais e também autoridades temporais... isso tudo tem que significar algo para nós... o Deus Eterno é um Deus que ama e trabalha em meio à ordem e decência (1 Coríntios 14.40).

É tempo de nos reorganizarmos em Deus, para que ninguém tenha dúvidas sobre quem é dos nossos ou quem é dos nossos inimigos (Josué 5.13). Estamos em tempo de guerra espiritual, e para que derrotemos nossos inimigos não podemos ir desorganizados e com as "rodas soltas" como os exércitos de faraó (Êxodo 14.25). O desorganizado é derrotado e foge por sete caminhos diferentes (Deuteronômio 28.7).

O povo de Israel sempre seguia uma ordem enquanto marchava (Números 10.28). Judá sempre ia à frente abrindo o caminho! Ninguém pode sair do Egito rumo à terra prometida andando e qualquer jeito e segiundo a própria cabeça. Assim também nós, em nosso Caminho, não devemos nos desviar nem para a direita nem para a esquerda, mas seguir firme o nosso propósito, segundo a orientação de Cristo, o Leão da Tribo de Judá, o Rei dos reis e Senhor dos senhores. 

Quem anda seguro pelo caminho reto ouve a voz do Bom Pastor e segue a direção dos profetas que o Senhor estabelece (2 Crônicas 20.20). Que Deus lhe permita ser uma pessoa organizada, congregar em uma igreja organizada, com propósitos claros e fiéis à Sua Palavra. É o único jeito de sair do Egito e chegar à terra prometida, isto é, de sair das trevas e chegar ao reino de luz. Seja organizado em sua vida e em sua fé!

www.blogdopastortulio.blogspot.com.br

Um comentário: