quarta-feira, 5 de março de 2014

A atitude de Josafá (2 Crônicas 20.1-30)

buscar ao Senhor, a atitude de Josafá, 2 Crônicas 20-1-30
Devocional de 06/03/2014.
Mensagem ministrada à Igreja Batista Central do Barreiro em 05/03/2014, 19h30.

Leia 2 Crônicas 20.1-30.

Josafá, filho de Asa, era rei de Judá. Ele andou nos caminhos de Davi e por isso o Senhor o abençoou, firmando o seu reinado com grande riqueza, poder, honra e paz. Ele formou o maior exército da história de Judá, e estabeleceu oficialmente muitos líderes e levitas em todas as cidades, levando o seu povo a temer o Senhor e amar sua Palavra, e a odiar a injustiça, a parcialidade e o suborno.

Certo dia, os amonitas, os moabitas e os meunitas se uniram e formaram um exército enorme, a fim de guerrear contra Josafá. Embora possuísse um grande exército para combater e também grande riqueza para atrair outros exércitos ou para tentar selar a paz, Josafá não confiou em nada disso. Quando soube do ataque iminente, ele proclamou jejum em toda a nação e consultou o Senhor. Reuniu todo o povo no templo e orou.
Em sua oração, Josafá lembrou o Senhor de algumas verdades:

1) O Senhor, Deus de nossos antepassados, está nos céus;
2) O Senhor domina sobre todos os reinos do mundo;
3) Toda força e poder estão nas mãos do Senhor;
4) Ninguém pode opor-se ao Senhor;
5) Ele é o nosso Deus, que nos fez filhos de Abraão, e nos deu a terra;
6) Em honra ao nome do Senhor construímos um santuário que leva o nome dele;
7) Nos momentos difíceis, Ele nos ouve e nos salva quando clamamos por Ele neste templo;
8) Os inimigos se levantam contra nós com ingratidão, retribuindo o bem com o mal;
9) É o Senhor quem deve julgar e derrotar os inimigos;
10) Nós não temos força para enfrentar este tão grande exército;
11) Nós não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para Deus;
12) Todas as famílias estavam ali reunidas, confiando no Senhor.

O resultado desta oração é conhecido. O levita Jaaziel se levanta e profetiza: "Não temas! Nessa peleja não tereis que pelejar!", Josafá e todo o povo se prostraram em adoração, e os levitas se levantaram para cantar ao Senhor em alta voz e marchando à frente do exército. Josafá exortou o povo a confiar em Deus e nos seus profetas, e o Senhor fez com que os inimigos se enfrentassem mutuamente, de modo que quando Judá chegou ao local da batalha, só haviam cadáveres, e Judá ainda se apossou das riquezas deles, e voltaram para Jerusalém louvando ao Senhor, com grande alegria. A paz permaneceu por um bom tempo para reino do Judá, pois o temor do Senhor veio sobre todas as nações vizinhas, pois souberam de como o Senhor lutou em favor de seu povo.

Esta bela história tem muito a ver conosco aqui e hoje. Talvez você esteja vivendo um momento de prosperidade, paz e segurança, como Josafá e o reino do sul viviam naquele tempo. Talvez você, a despeito de seus conterrâneos israelitas, esteja andando nos caminhos do Senhor, servindo a Deus na igreja e evitando o pecado, como Josafá e toda Judá estavam. Mas eu afirmo que um enorme exército inimigo já está marchando contra você. E infelizmente, preciso te avisar que você não é páreo pra ele.

Antes de declarar que Deus vai lutar por você, que nenhuma arma forjada contra você prosperará, ou qualquer outra coisa do tipo, preciso te dizer que o que vai determinar a sua vitória é a atitude que você vai tomar quando o momento dessa batalha chegar. Josafá só venceu porque tomou a atitude certa, e a atitude de Josafá fez com que Deus agisse em seu favor lhe trouxesse a vitória.

Que atitude foi essa? Josafá fez o seguinte:
1) Proclamou um jejum nacional;
2) Consultou o Senhor;
3) Reuniu todo o povo no templo;
4) Orou (veja acima os 12 passos da oração de Josafá);
5) Ouviu o profeta de Deus;
6) Prostrou-se em adoração;
7) Cantou louvores ao Senhor.

Esta é a atitude que você precisa tomar agora, antes que o inimigo chegue!

1) Você está jejuando em prol da vitória que você espera em Deus? Se não está, comece já! Há um grupo significativo de pessoas em jejum por 100 dias desde o início de 2014. Junte-se a nós! Provoque o seu milagre! Quebre a inércia do universo! Chame a atenção de Deus! Jejue...

2) Você está consultando o Senhor a respeito do que você deve fazer? Pergunte e Ele te responderá. Peça e Ele te orientará. Busque a resposta nAquele que é Onisciente, Onipotente e Onipresente. Ele vai direcionar o seu jejum, a sua oração, o seu propósito, o seu caminho. Não aja por sua própria cabeça. A lógica e o bom senso não são suficientes no mundo espiritual. Consulte o Senhor e sua insondável sabedoria!

3) Você está reunindo no templo todo o povo que está sob sua influência? Incentive sua família e seus parentes a buscar o Senhor com você! Se eles não tiverem seus próprios motivos, coloque os seus motivos para que eles busquem a Deus por sua causa. Faça com que seus amigos, colegas e vizinhos adentrem à Casa de Deus com você... Se não há como eles virem ao templo, chame-os a uma célula (GCEM)! Se eles se negarem, chame-os na sua casa ou local de trabalho! Se eles não vierem, leve a Palavra até eles! Proponha-se a estudar a Bíblia com eles, orar por eles, abençoar a família deles, ungir a casa, o local de trabalho ou o caderno de estudo deles... Reúna-os! Leve as pessoas para Deus ou leve Deus para as pessoas! Seja a ponte, o elo, o caminho entre as pessoas e Deus!

4) Você tem orado como Josafá orou? Você não colherá o resultado que Josafá colheu se não se posicionar diante de Deus como ele se posicionou! Siga os 12 passos: 1) Chame-o de Senhor, Pai Nosso, que está no céu; 2) Declare que o domínio e o governo são dEle; 3) Proclame que Ele detém Todo o poder e toda a força; 4) Reconheça que ninguém pode com o Senhor; 5) Lembre-o de que Ele já te deu a terra prometida; 6) Diga-lhe que você tem santificado um templo pra Ele, e este templo é o seu próprio corpo onde Ele pode habitar; 7) Lembre-o de que Ele prometeu o Espírito Consolador para estar contigo nos momentos de aflição; 8) Convença ao Senhor sobre a injustiça que significaria a derrota para este inimigo; 9) Atribua a Deus o dever de destruir o inimigo, pois a sua vitória significa a vontade de Deus; 10) Humilhe-se deixando claro que sem Ele você não pode fazer nada; 11) Entregue-se mostrando que você nem sequer sabe como agir; 12) Mostre que você não está sozinho nesta oração, mas sua família (natural e/ou espiritual) está com você nessa. Ore, pois sem oração não há resposta!

5) Você está ouvindo o profeta de Deus? Com quem você tem compartilhado suas lutas? Ande com alguém que seja "mais crente" que você. Chore em ombros que possam te aconselhar corretamente. Divida sua dor com quem te ama, mas acima de tudo, ama ao Senhor, e pode te entregar uma palavra segundo a vontade de Deus, e não somente segundo a sua própria vontade. Deus tem levantado profetas nesses dias. Confie neles!

6) Você tem se prostrado em adoração? Reserve um tempo a sós, você e Deus, no escuro do seu quarto ou sua sala, prostre-se de madrugada, ajoelhe-se diante dEle! Adorar a Deus é declarar quem Ele é! Não é pedir, não é interceder, nem é louvá-lo pelos seus feitos... Adore o Senhor Jesus pela grandeza do Seu Santo Nome!

7) Você tem cantado louvores com alegria? Que tipo de música sua alma tem entoado? Que tipo som você tem emitido? Que sentimentos tem expressado? Santifique seus ouvidos, sua boca e seu coração... Santifique o rádio do seu carro, do seu celular ou ipod, da sua casa, enfim... louve-o com música... eu sei que você gosta de música... Deus também gosta! Baixe músicas santas que você gosta e ouça-as! Se tiver jeito para a coisa, aprenda a tocar ou cantar - ainda que você jamais vá tocar numa igreja! Louve o Senhor! Cante pra Ele, componha pra Ele, faça poemas pra Ele! Declare que o Senhor é bom e que o seu amor dura para sempre, não é preciso mais letra do que isso... Vá adiante!


Tenha atitude como o rei Josafá teve, e você verá a manifestação do poder e da glória do Senhor na sua vida. Eu te desafio a fazer isto, e sua vida vai mudar!

Deus te abençoe!

blogdopastortulio.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário